5 carros no Brasil que ainda não possuem controle de estabilidade
Item passa a ser obrigatório nos novos carros de produção vendidos no país.
Desde o dia 1º de janeiro de 2024 o Brasil vai exigir mais um conjunto de itens de segurança e tecnologia considerados como obrigatórios para os carros vendidos por aqui. O principal deles é o sistema de Controle de Estabilidade (ESC), que permite com que os motoristas tenham um maior controle sobre o veículo de uma forma geral. Além disso, também passa a ser obrigatória a presença de luzes diurnas de condução, alerta de uso do cinto de segurança e o alerta de frenagem de emergência.
O ESC é um sistema que permite com que o veículo acione os freios quando forem detectadas situações de risco, tais como desvios bruscos e/ou repentinos, pisos escorregadios, entre outras. Para conseguir fazer uma leitura do que está acontecendo e também para acionar os freios de forma adequada, ele se utiliza de sensores para monitorar a trajetória do veículo. Além disso, o sistema também monitora a rpm do motor e a velocidade do carro.
Quando o sistema, fazendo uma leitura completa de todos estes dados, detecta alguma coisa que possa estar acontecendo de errado, ou quando for percebida qualquer tipo de inconsistência na trajetória do mesmo, o ESC vai acionar os freios de forma automática em cada uma das rodas, para que o motorista consiga acertar a direção.
Ao longo do tempo, este sistema acabou se comprovando como extremamente efetivo. Especialistas passaram a apontar este como o segundo sistema de segurança mais importante para o carro de uma forma geral, perdendo apenas para os cintos de segurança. De acordo com um estudo feito pelo instituto de segurança viária dos Estados Unidos, o ESC foi capaz de reduzir acidentes fatais em 43%.
E foram estes dados, coletados ao longo dos anos, juntamente com uma evolução da tecnologia geral, que tornou o ESC mais barato, que permitiram com que o governo passasse a exigir este item de uma forma obrigatória. Mas isso não significa que todos os veículos vendidos precisam ter o ESC, uma vez que os carros que já estavam em produção ou os que estão nos estoques não precisam cumprir este pré-requisito.
Grande parte dos modelos mais atuais vendidos no segmento automotivo brasileiro já contam com este sistema, mas ainda existem alguns carros muito vendidos no país que não contam com o sistema. Confira alguns deles:
Fiat Mobi
Este modelo acabou se consagrando como um dos carros considerados como um modelo popular, mesmo que eles sequer existam ainda em razão dos preços dos modelos mais novos. Mesmo ele tendo o seu preço reduzido mais recentemente nas concessionárias, ele ainda não conta com o ESC, e isso deve fazer com que ele continue sendo vendido apenas por oferecer o ESC como um pacote adicional. O seu principal concorrente, o Kwid, já conta com o controle de estabilidade de série.
Fiat Argo
Mais um modelo da Fiat que não conta com o ESC nas versões mais básicas do carro é o Argo. Mas ele também deve se manter no mercado nacional por oferecer o item dentro de um pacote adicional, que custa mais R$ 490. Mas com a obrigatoriedade, a montadora deve seguir basicamente a mesma estratégia que será adotada no Mobi, oferecendo somente as versões já vendidas com o pacote.
Fiat Cronos
Seguindo basicamente o que acontece com o Argo, o seu irmão Cronos também não está sendo oferecido com o ESC de linha. Nas versões automáticas do carro, a tecnologia está presente já. Nas versões manuais do carro, ele deve ser adquirido a partir de um pacote, que atualmente custa cerca de R$ 490. A tecnologia também passa a ser integrada.
Renault Stepway
O carro está na lista dos que não contam com o ESC, tanto na versão 1.0 quanto na versão 1.6, sendo que ambos custam mais de R$ 85 mil. Neste caso, os modelos não possuem nem sequer um pacote opcional com o controle de estabilidade. Por isso, tanto este modelo quanto o Logan podem estar com os seus dias contados. A montadora deve remover estes carros do seu catálogo para abrir espaço para modelos mais completos e com todas as tecnologias exigidas.
Peugeot 2008
As versões Allure e Roadtrip do 2008 não possuem o sistema de controle de estabilidade dentre os seus itens obrigatórios. Com isso, o modelo deve acabar saindo de linha em breve também. Mas o 2008 deve continuar sendo vendido, em uma nova geração.