5 carros que poderiam ser lançados no Brasil

Confira alguns modelos que fazem sucesso no exterior mas que ainda estão longe do mercado brasileiro.

Publicado em 27/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Brasil é um dos maiores países do mundo, tanto em extensão territorial como também em relação a quantidade de pessoas que residem aqui. Com isso, o país acaba se tornando um importante mercado para praticamente tudo o que é produzido como bem de consumo, especialmente os automóveis. A necessidade por carros ainda se torna mais evidente em um país em desenvolvimento, que não possui uma tradição muito forte no investimento de transporte público.

5 carros que poderiam ser lançados no Brasil

Mas o mercado automotivo nacional ainda enfrenta uma série de objetivos por aqui, sendo que os principais estão relacionados a não existência de uma montadora genuinamente brasileira. Com isso, os custos de desenvolvimento dos carros, mesmo quando isso acontece dentro do país, acaba sendo impactado bastante pelos fatores externos e pela economia internacional de uma forma geral.

Isso faz com que os preços dos carros, quando comparado com os ganhos médios dos brasileiros, fique muito acima do que poder ser encontrado no estrangeiro. E isso também acaba limitando a variedade de modelos que estão disponíveis para venda por aqui, com as montadoras focando mais naqueles modelos que tenham maio apelo público ou que ofereça um bom lucro nas vendas.

Anúncios

Confira alguns modelos de carro sucesso no mercado internacional, mas que ainda seguem longe do Brasil:

Dodge Challenger

Este é um modelo que se tornou muito popular em diversos países, especialmente nos Estados Unidos, e que acabou se tornando estrela presente constantemente em séries e filmes de sucesso, como “SWAT” e “Velozes e Furiosos”. Trata-se de um modelo que é produzido pela Stellantis, que conta com muitos carros no país, mas que nunca foi lançado de forma oficial no país.

Anúncios

Este é um carro esportivo que está sendo vendido em duas versões, Scat Pack e SRT Hellcat, e ambos conseguem realmente oferecer algumas características que fazem com que as pessoas que gostem de carros esportivos realmente sejam conquistadas por ambas as configurações.

Ford Puma

Mesmo que este modelo faça uma referência direta a um carro que se tornou um clássico e que foi construído com carroceria de fibra de vidro nas décadas de 1970 e 1980, na verdade ele se trata de um carro elétrico. É um modelo desenvolvido como um SUV compacto de luxo e que conta com uma grande quantidade de tecnologia na sua base.

O Brasil ainda é um país que está patinando em relação ao lançamento de novos carros elétricos, ainda carecendo de mais investimentos e incentivos para que os modelos a combustão comecem a ser deixados de lado. Caso fosse lançado por aqui, seria um rival de modelos como o Honda HR-V, o Jeep Renegade e também o Volkswagen T-Cross.

Chevrolet Monza

O Monza que se tornou um carro bastante popular no Brasil parou de ser produzido no ano de 1996. Mas ele acabou sendo relançado, com uma nova estratégia e visando atingir um público diferente, na Ásia em 2019. Já no ano de 2022 ganhou uma reestilização focada no mercado da China, tornando o modelo ainda mais interessante.

Atualmente o caro conta com motorização híbrida, formada por um propulsor 1.3 turbo eletrificado e um sistema híbrido leve de 48 volts.

Nissan Qashqai

Mesmo com um nome difícil de escrever e de se pronunciar, caso fosse lançado no Brasil tem tudo para conquistar um público. Afinal de contas, este carro conquistou o posto de SUV mais vendido de toda a Europa. De uma forma geral, ele parece muito com o Kicks, mas com algumas diferenças muito interessantes.

Os principais diferenciais deste modelo estão no interior, com um acabamento interno diferenciado quando comparado com outros modelos do mesmo segmento. Além disso, o veículo também conta com um motor e-power, que deve estar presente no novo Sentra e que também deve ser instalado na próxima geração do novo Sentra.

Volkswagen e-Up!

Mesmo disponibilizado em mercados próximos, como o Uruguai, o modelo ainda segue distante do mercado brasileiro. Trata-se de um carro elétrico que é basicamente a variante do Up, que fez algum sucesso no mercado brasileiro. Mas além do conjunto mecânico, o carro ainda cona com algumas outras especificações.

O Up! elétrico se tornou menor e também mais baixo. Além disso, ele conta com uma grande quantidade de tecnologia e uma configuração com 61 kW de potência (equivalente a 83 cavalos) e torque aproximado de 21,6 kgfm.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.