5 dicas básicas de mecânica para evitar problemas na moto

Confira o básico que deve ser entendido pelos pilotos para conseguir manter a moto em dia.

Publicado em 07/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Entender a mecânica por trás do funcionamento qualquer veículo não é uma obrigação do motorista. Afinal de contas, as pessoas acabam comprando e utilizando carros e motos pela sua funcionalidade, e não por necessariamente entenderem as questões mecânicas e a forma como elas funcionam. Mas ter conhecimentos básicos sobre o tema acaba sendo extremamente recomendado.

5 dicas básicas de mecânica para evitar problemas na moto

Mesmo que existam mecânicas e profissionais para atender as necessidades de quem passa por algum tipo de problema com seus veículos, em muitos casos os motoristas acabam se deparando com situações nas quais eles podem resolver sozinhos, ou, pelo menos, tomar alguma atitudes para melhorar a manutenção dos mesmos.

As motos acabam tendo uma estrutura e um funcionamento muito mais simples do que os carros. Em alguns casos, as pessoas conseguem realizar algumas manutenções com conhecimentos básicos. Além disso, também é possível realizar algumas medidas rotineiras para a moto ter menos problemas mecânicos no dia a dia.

Anúncios

Confira algumas dicas básicas que poderão ajudar na manutenção da moto:

Fique sempre de olho nas informações do painel

Antes de mais nada, é fundamental que as pessoas aprendam a ler e consigam entender as informações que são repassadas através o painel da moto. Mesmo que eles normalmente sejam mais simples do que os painéis que podem ser encontrados nos carros de uma forma geral, são diversos os dados que podem ser lidos neste painel e que indicam possíveis problemas.

Anúncios

Dentre as indicações que podem ser encontradas em praticamente todos os painéis de moto estão superaquecimento do motor ou falhas no sistema de freios. Muitas motos também contam, hoje em dia, com computadores de bordo, que oferecem informações mais detalhadas sobre o estado da moto.

Tome cuidado com o sistema de ignição da moto

O sistema da ignição das motos é muito importante e mais sensível do que os dos carros. Existem basicamente dois cuidados básicos que os donos das motos precisam tomar em relação a esta parte específica. A primeira delas é com relação a troca das velas, que devem ser feitas sempre de acordo com a recomendação da fabricante da moto. Essa é uma informação que pode ser encontrada no manual da moto.

Também é importante evitar a utilização de jatos d’água sob alta pressão no sistema de ignição. A água acaba tendo como uma das suas principais propriedades, a condução de eletricidade e isso pode ocasionar uma série de falhas, incluindo a oxidação nos componentes do sistema.

Não utilize produtos agressivos durante a lavagem da moto

A lavagem da moto também deve ser feita com mais cuidado. Ao mesmo tempo que pode parecer mais simples do que lavar um carro, é sempre importante lembrar que os componentes das motos, de uma forma geral, estão muito mais expostos. Por isso, é preciso tomar algumas precauções em relação a limpeza, evitando especialmente a utilização de produtos que sejam considerados mais agressivos quimicamente falando.

Estas químicas mais agressivas podem acabar causado problemas e falhas em uma série de partes diferentes da moto, o metal e as borrachas encontradas pelo veículo. Eles podem causar degradação destes materiais, oxidação, manchas nos metais e até mesmo falhas mais graves em sistemas como o de ignição.

Cuide da bateria

Também é muito importante tomar os devidos cuidados com a bateria do carro de uma forma geral. Na grande maioria dos casos, as motos modernas já possuem bateiras que também são consideradas mais modernas em termos de recursos, se a necessidade de completar a água, por exemplo.

Mas é importante tomar alguns outros cuidados referentes a manutenção da bateira da moto de uma forma geral, como a limpeza para que os polos da bateria não oxidem.

Mantenha os cabos sempre lubrificados

Os pilotos devem tomar alguns cuidados relacionados a lubrificação dos cabos e de determinadas partas da moto de uma forma geral. Os cuidados devem ser mais específicos nos cabos de freio, de embreagem e também dos aceleradores. Eles devem sempre se manter lubrificados para que não se rompam.

Os cabos das velas também devem ser verificados com frequência, pois a sua oxidação pode ocasionar problemas ao rendimento e ao consumo da moto.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.