5 dicas fundamentais para melhorar a gestão do seu Agronegócio
Saiba como deixar o negócio funcionando de uma forma mais eficiente.
Qualquer negócio precisa seguir determinados modelos de gestão se quiser ter bons resultados. Até um determinado momento do desenvolvimento de uma empresa, alguns empreendedores tendem a acreditar que basta apenas entregar um bom serviço para conquistar novos clientes. Mas, na verdade, a entrega do produto ou do serviço que a empresa de propõe a oferecer no mercado é apenas uma parte do desenvolvimento do negócio.
E essa forma amadora de gerenciar as empresas e os negócios, até mesmo quando as pessoas decidem trabalhar de forma autônoma ou ter um micronegócio, é apontada como um dos principais motivos do encerramento do ciclo de vida dessas empresas de uma forma geral. Por isso é fundamental que as empresas sejam criadas a parti de planos e projetos, a partir de planos de negócios e da aplicação dos conceitos e das regras mais comuns do mundo da gestão.
E isso vale especialmente para o agronegócio. Afinal de contas, mesmo que sejam negócios que lidem com atividades primárias, eles evoluíram bastante ao longo dos últimos anos, especialmente diante do impacto que a tecnologia trouxe para todos os aspectos da vida das pessoas.
Confira algumas dicas fundamentais de gestão pra melhorar negócios do setor de agronegócios:
Faça um planejamento
Ninguém é obrigado a entender de gestão e saber fazer um planejamento de negócios por conta próprio. Mas é muito importante que os responsáveis por estas empresas busquem os conhecimentos e as ferramentas que são consagradas no mercado e que ajudam a criar o planejamento de um negócio de uma forma geral.
Este planejamento deve responder questionamentos básicos que toda empresa deve ter, tias como: Como seu negócio irá implementar uma Gestão eficaz? Como estruturar um processo de gestão no seu negócio? Quais as ferramentas essenciais para que tudo aconteça como o planejado? Seu agronegócio está realmente preparado para crescer?
Defina pilares estratégicos e coloque eles em prática
De acordo com os conhecimentos e ensinamentos mais clássicos de gestão, existem três pilares estratégicos que são considerados essenciais no desenvolvimento de qualquer negócio, incluindo os do agronegócio: processos estratégicos, operações táticas e práticas operacionais.
O primeiro aponta os caminhos que devem ser tomados para que o negócio se torne mais eficiente de uma forma geral e consiga atingir seus objetivos. O segundo está relacionado as ferramentas práticas que devem ser utilizadas no dia a dia do negócio, como relatórios, pesquisas, processos, etc. E o último está relacionado a capacidade que o gestor precisa ter para identificar as dificuldades para entender quais são os processos que precisam ser implementados.
Invista em ferramenta de gestão
Existem muitas ferramentas de gestão que estão disponíveis no mercado e que podem ajudar no desenvolvimento do negócio. Infelizmente ainda existe uma certa resistência de parte de muitos produtores rurais e gestores para gastar neste segmento, mas essas ferramentas acabam tendo uma incrível capacidade de até mesmo aumentar os rendimentos de uma determinada empresa.
Controle os custos de forma efetiva
Controlar de parto como anda as finanças do negócio também nem sempre é considerado como um dos fortes dos gestores do agronegócio. Sem um controle efetivo de custos não existe lucro, e provavelmente as pessoas começarão a perceber que o negócio está dando um certo prejuízo.
Por isso, é muito importante contar com as ferramentas mais modernas que ajudam nesta etapa, caso o responsável pelo negócio tenha alguma dificuldade. Mas, na grande maioria dos casos, para quem está começando, apenas uma boa planilha no Excel e um pouco de conhecimento e de orientação acabam sendo suficiente já para ter uma ideia do que está acontecendo.
Mantenha uma rotina de avaliação dos negócios
Nunca deixe de avaliar, de uma forma rotineira, o resultado dos negócios. Existem diversas metodologias que podem ser utilizadas para aferir os pontos positivos e negativos do negócio em sí, e a sua escolha pode ser fundamental na tomada de decisões. Neste ponto, mais uma vez pode ser interessante buscar uma orientação técnica e profissional sobre o assunto, caso existam dificuldades.
Essas ferramentas, quando adequadas, conseguem mostrar com uma boa dose de assertividade o que está dando certo e o que não está em um caminho adequado no negócio, já oferecendo também alguns caminhos de correção.