5 dicas para conseguir uma bolsa através do ProUni

Programa ainda segue sendo uma das principais formas de acesso a Universidade Privada.

Publicado em 08/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Programa Universidade para Todos (ProUni) está prestes a completar 20 anos de existência e segue sendo um dos principais programas de acesso a educação superior. Criado no ano de 2004, o principal objetivo do projeto era democratizar o acesso às faculdades privadas, oferecendo para os estudantes a possibilidade de receber bolsas parciais e integrais.

5 dicas para conseguir uma bolsa através do ProUni

A criação do programa foi possível apenas a partir de uma iniciativa do Governo Federal mais ampla, que atua em duas frentes: a primeira, com foco nos estudantes, selecionando aqueles que demonstram bons desempenhos estudantis para que assumam vagas em cursos superiores. Por outro lado, o governo também precisa atuar ao lado das instituições de ensino, oferecendo vantagens e descontos em pagamentos de impostos para que elas possam oferecer as bolsas.

Poucas mudanças nas regras gerais do programa foram feitas ao longo dos últimos anos. Basicamente a principal forma de entrada é o desempenho que os alunos acabam tendo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa prova acabou se tornando uma das mais importantes da vida do aluno, justamente por ter a sua nota avaliada e levada em consideração para uma série de programas, incluindo o ProUni.

Anúncios

A partir de um sistema informatizado, as vagas acabam sendo ocupadas a partir de uma espécie de leilão, levando consideração as maiores notas obtidas pelos alunos que desejam entrar em determinados cursos. Mas além da nota do Enem, existem alguns outros critérios que também acabam sendo levados em consideração, como a renda da família.

Para quem está se preparando para conseguir uma dessas vagas, confira algumas dicas interessantes que podem ajudar a entrar no ProUni:

Fique de olho nas notas de corte

Anúncios

Uma das informações mais importantes que deve ser levada em consideração para os alunos que estão tentando uma dessas vagas é realmente a nota de corte, que acaba sendo definido a partir dos cálculos feitos pelo sistema e também pela quantidade de alunos, e o seu devido desempenho, que estão inscritos para buscar essa vaga.

Desde a segunda edição do Prouni 2022, o Ministério da Educação (MEC) deixou de apresentar as notas de corte parciais, que costumavam ser divulgadas diariamente, às 00h. Com isso, o sistema do ProUni acaba divulgando a classificação parcial de cada estudante antes do fechamento do período. Este acompanhamento deve ser feito para que os estudantes aumentem as chances de obter pelo menos uma vaga.

Fique atento aos pré-requisitos

Mesmo que as pessoas consigam obter uma boa nota no Enem, o que garante para elas mais chances de obter essa oportunidade, elas precisam estar sempre atentas aos demais requisitos que devem ser preenchidos. Os básicos estão relacionados ao desempenho no Enem, obtendo nota média mínima de 450 pontos. Além disso, é preciso renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo para as bolsas integrais, e de até 3 salários mínimos para as bolsas parciais.

Pesquise as universidades e os cursos antes do período de inscrição

É fundamental que, no momento em que o candidato estiver fazendo a sua inscrição para o programa, ele já tenha uma série de informações relacionadas a universidade que será o seu foco principal, bem como os cursos que os candidatos pretendem fazer. Além das questões relacionadas a instituição propriamente dita, as pessoas ainda podem se preparar um pouco mais ao ter conhecimento, por exemplo, da quantidade de alunos que tentaram as vagas nas edições anteriores, bem como as notas médias de corte.

Já prepare os documentos

A partir do momento que os candidatos conseguem a vaga, geralmente eles acabam tendo apenas alguns dias para obter todos os documentos necessários que são exigidos pela Universidade. Por isso, é muito importante que, mesmo que os estudantes ainda não tenham certeza que vão ser chamados, eles já preparem e separem o máximo de documentos possível, para não correr o risco de perder a oportunidade.

Acompanhe as demais chamadas

Caso o estudante não tenha sido aprovado na 1ª chamada, os alunos deverão continuar acompanhando as próximas convocações. O ProUni costuma ter outras chamadas e ainda um sistema de lista de espera, que permite com que as instituições convoquem novos suplentes até que todas as vagas sejam preenchidas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.