5 empresas de tecnologia que já atuam no segmento automotivo

Confira algumas marcas que vendem telefones e outros dispositivos que estão se aventurando na produção e na venda de carros.

Publicado em 29/09/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia acabou se tornando um dos principais componentes de um veículo automotivo. Mesmo que os carros tenham sido criados para funcionarem apenas a partir de soluções mecânicas, hoje em dia praticamente não existem veículos que não tenham qualquer tipo de circuito ou de componente eletrônico.

5 empresas de tecnologia que já atuam no segmento automotivo

E a prova definitiva de que o mundo automobilístico acabou se tornando completamente dependente do mundo da tecnologia foi a grande crise que acabou se abatendo em toda indústria de carros a partir da falta de semicondutores no mundo, que já vinha dando demonstrações de escassez, mas que acabou se tornando uma situação ainda mais complicada a partir da pandemia de Covid-19.

Com isso, muitas empresas que acabaram se tornando gigantes no mundo a partir das soluções de tecnologia que foram lançadas, acabaram anunciando a sua entrada no segmento automotivo, lançando ou planejamento o lançamento de carros.

Anúncios

Confira algumas dessas empresas:

Huawei

A empresa conhecida pelos mais variados produtos tecnológicos, incluindo smartphones e outros, se tornou a uma das primeiras companhias do ramo da tecnologia a lançar carros no mercado. A sua atuação começou a partir dos acordos feitos com outras empresas para o fornecimento de sistemas operacionais para os veículos inteligentes.

Anúncios

A partir deste momento, a empresa decidiu trilhar um caminho independente, criando a empresa Aito, que faz parte do mesmo grupo. Ela foi fundada em 2021 com a Seres e adquirida integralmente pela Huawei em 2023. Na prática, é a primeira marca a produzir carros sob o controle exclusivo de um grande fabricante de smartphones.

Foxconn

Pelo nome muitas pessoas podem não conhecer essa empresa, mas ela acaba tendo seus produtos nas mãos de milhões de pessoas ao redor do planeta. Ela é a companhia tailandesa responsável, dentre outras coisas, pela produção dos iPhones e de outros produtos da empresa norte-americana. Mas ela não quis ficar apenas nos bastidores e decidiu lançar a sua própria marca.

A companhia também decidiu lançar uma divisão apenas para a produção de carros disponíveis em diversos mercados, chamada de Yulon Motor. Até o momento a companhia lançou ao mercado apenas veículos que são considerados como conceitos, mas a empresa já confirmou que será a fabricante do Luxgen n7, o SUV elétrico que também é o primeiro fruto da joint venture entre a Foxconn e a própria Yulon Motor. Além disso, a empresa também já divulgou planos para o lançamento de um veículo elétrico de três rodas de baixo custo.

Xiaomi

Atualmente aquela que é considerada como a terceira maior fabricante de smartpthones do mundo também já apresentou aquele que será considerado como o seu primeiro modelo de carro elétrico, através da divisão criada chamada de Modena. O carro tem previsão de ser apresentado oficialmente ao mundo ainda neste ano.

A Xiaomi também já confirmou que será a responsável pela produção de diversos protótipos do sedã elétrico com o codinome MS11, que terá uma bateria ternária de 101 kWh e uma autonomia de cerca de 800 km.

Apple

Muito se fala sobre o lançamento do primeiro carro elétrico da Apple, mas por enquanto ainda não passa de um projeto. De acordo com as mais recentes informações, a unidade que foi criada dentro da empresa para criação de um veículo está presa em um projeto que é chamado de “Titan”.

Rumores indicam que o projeto estará pronto para ser apresentado ao público em 2026. Mas já existem informações de que a Apple estaria mudando o foco do desenvolvimento, com foco na criação não de um carro de forma específica, mas sim de um sistema de direção automatizada que poderá revolucionar o mercado.

Google

O grupo Alphabet, que possui o Google como sua maior empresa, conta com uma divisão chamada Waymo, também com o foco na pesquisa e desenvolvimento em carros. De acordo com as informações que foram divulgadas pela própria empresa, os veículos teste que foram criados pela companhia já percorreram mais de 20 milhões de quilômetros.

Mas ainda não existe a previsão de data de lançamento para um veículo desta marca.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.