6 dicas e cuidados ao comprar um carro elétrico ou híbrido usado

Número de veículos que se utilizam de energia elétrica no mercado de usados aumentou consideravelmente.

Publicado em 30/10/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Mesmo com uma oferta bastante limitada em relação a quantidade de carros a combustão vendidos no mercado, os carros elétricos ou híbridos já estão devidamente representados no Brasil há alguns anos. E isso fez com que tenha iniciado o mercado de seminovos e usados desta categoria de veículos, algo que até então ainda era considerado distante justamente em virtude da pouca quantidade de modelos novos.

6 dicas e cuidados ao comprar um carro elétrico ou híbrido usado

A tendencia global nos países desenvolvidos é de que o mercado de modelos elétricos e híbridos se tornem o padrão na categoria nas próximas décadas, inclusive com o esforço de diversos países para que eles consigam reduzir a quantidade de emissão de poluentes de uma forma geral.

No Brasil essa mudança ainda deve demorar um pouco mais, especialmente pela falta de uma política de governo clara em relação a este assunto. Os carros elétricos e híbridos ainda são considerados como muito caros quando comparado aos modelos de combustão. Mas com um mercado de modelos seminovos começando a ganhar corpo, a tendencia é de que este preço também passe a cair com o passar do tempo.

Anúncios

Para quem está pensando em investir em um carro elétrico ou híbrido, confira algumas dicas:

Obtenha informações sobre a garantia da bateria

Nestes carros, a bateria é uma das partes mais importantes do veículo, pois é ela que vai armazenar a energia que será direcionada para os motores para que o veículo se movimente. Em média, as montadoras oferecem oito anos ou 160 mil km de garantia para a peça. Depois disso, as fabricantes não garantem o seu funcionamento em sua plenitude. Por isso, é muito importante conferir o estado da bateria de uma forma geral, as informações das garantias e também a quilometragem do carro de uma forma geral.

Fique de olho nas parcelas

Anúncios

Mesmo seminovos e usados, os carros elétricos e híbridos acabam sendo mais caros do que os modelos convencionais. Então, é fundamental que os compradores fiquem atentos aos valores que deverão ser pagos pelo veículo de uma forma geral, especialmente em relação as parcelas do carro. Faça um bom planejamento do seu orçamento para saber se as parcelas realmente poderão ser quitadas com sucesso.

Faça um test drive

Mesmo que a experiência de conduzir um carro elétrico seja muito parecida com a de um carro com motor a combustão, de uma forma geral podem existir algumas diferenças importantes. E essas mudanças podem acabar impactando no modo como as pessoas dirigem. Por isso, é muito recomendado que as pessoas que nunca dirigiram um veículo elétrico ou híbrido fazer um teste-drive, até mesmo para entender quais são as mudanças. Para quem está acostumado a dirigir carros automáticos, por exemplo, as mudanças podem ser menos bruscas.

Fique de olho nos acessórios

Outro elemento importante que deve ser observado é com relação aos acessórios destes veículos. Muitos deles devem acompanhar o veículo no momento em que ele é vendido usado ou seminovo. Um dos mais importantes é o cabo de carregamento, que deve acompanhar todos os modelos elétricos e a maioria dos híbridos. Determinados modelos de carros também contam com carregadores portáteis.

Identifique a rede de carregamento

Hoje em dia, na grande maioria dos locais onde as pessoas circulam com seus carros a combustão, os motoristas acabam não tendo muitos problemas em relação ao combustível, encontrando postos de gasolina no caminho. Mesmo assim, ainda existem diversos motoristas que acabam sofrendo de problemas como pane seca. E isso deve acabar se tornando ainda mais problemático para os modelos de carros elétricos. Portanto, é fundamental conferir se existe uma rede de carregamento, especialmente pelos locais onde os motoristas mais circulam.

Fique de olho na autonomia

Mesmo que as informações relacionadas a autônoma dos veículos a combustão sejam importantes, nem sempre os motoristas acabam sabendo destes dados na ponta da língua. Mas, no caso dos modelos elétricos, este dado acaba sendo ainda mais importante, especialmente para que os motoristas consigam se planejar em relação a recarga. Os números vão depender bastante, portanto é importante que os compradores levem em consideração a autonomia também quando estiverem procurando um veículo, para que ele possa atender suas expectativas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.