6 dicas para não errar na compra do carro seminovo

Paciência e cuidado são fundamentais para uma compra certeira.

Publicado em 10/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A redução anunciada na frota de carros novos populares no mercado brasileiro pode também acabar fazendo com que os preços dos modelos seminovos e usados também acabem diminuindo um pouco. Com uma possível migração dos consumidores que estavam pensando em adquirir um modelo usado para os novos, as empresas podem acabar diminuindo os valores dos usados como uma forma de continuar fazendo com que os modelos ofereçam uma boa relação custo-benefício.

[image]

E este movimento que pode aumentar a venda de carros no país pode acabar fazendo com que os consumidores acabem correndo para aproveitar as ofertas sem prestar atenção em alguns detalhes muito importantes na compra de qualquer veículo.

Confira algumas dicas importantes para não errar na compra de um carro seminovo:

Não vá para as concessionárias sem um modelo em mente

Anúncios

A primeira coisa que a pessoa precisa fazer no momento em que elas decidem comprar um carro seminovo é decidir qual o modelo ela terá como alvo. Ao chegar nas lojas, serão oferecidas inúmeras opções e caso os clientes não saibam ao certo o que querem, podem acabar ficando confusos e comprar um veículo que pode não suprir as principais necessidades do motorista.

Hoje em dia a internet pode ser uma excelente fonte de informações que ajudam o motorista já chegar sabendo o que eles querem, além de já tirar algumas dúvidas antes mesmo de escutar as ofertas dos vencedores.

Fique atento aos anúncios

Anúncios

A quantidade de golpes que acabam sendo aplicados nas pessoas que estão querendo adquirir um veículo ainda é bem grande no mercado brasileiro. Afinal de contas, este geralmente é um consumidor que está disposto a gastar e que tem dinheiro ou acesso ao crédito, o que sempre acaba se tonando um alvo preferencial para os bandidos.

Por isso, é sempre muito importante ter uma atenção redobrada em relação aos anúncios, especialmente os que são feitos pela internet. É mais interessante dar preferência para as compras feitas em agências sérias e confiáveis, especialmente se o consumidor não tiver muitas experiencias com a compra de carros.

Pesquise fora das grandes cidades

A grande maioria das frotas dos carros disponíveis para venda está disponível nas grandes capitais. São nelas que também acabam ficando concentradas as grandes demandas pelos veículos. Mas os valores costumam ser maiores, e como os clientes acabam procurando muito pelos carros, a tendencia é de que os valores sejam maiores. Por isso, pode ser muito interessante procurar pelas cidades nas proximidades.

Inspecione bem a lataria

No momento em que o cliente for verificar o carro pessoalmente, é muito importante fazer uma boa inspeção na lateria do carro. Evite os modelos que apresentem uma grande quantidade de riscos, desconfie de partes que não pareçam ser do carro original, preste atenção em possíveis diferenças nos tons das pinturas ou ainda na presença de peças desalinhadas. Caso a pessoa não se sinta muito confortável em fazer essa análise, pode ser interessante levar uma outra pessoa para analisar o carro junto.

Faça uma boa análise dos pneus e busque informações

Outro item que também acaba exigindo um certo cuidado de parte dos clientes no momento em que eles estão comprando um veículo seminovo ou usado é o conjunto de pneus. São muito importantes para garantir a segurança do carro de uma forma geral e costumam desgastar bastante conforme ele vai sendo utilizado, mesmo quando o carro já está na concessionária.

É importante analisar se eles não estão muito desgastados, o que pode indicar a necessidade da troca imediata de todo o conjunto. Isso pode ser visto especialmente a partir de uma análise mais cuidadosa dos sulcos dos pneus. Também é importante perguntar especificamente sobre os pneus para o vendedor responsável.

Pesquise sobre documentação e procedência

Por último, mesmo comprando o carro em uma agência grande e consolidada no mercado, é muito importante se certificar com relação a regularidade do veículo. Os clientes precisam verificar se toda a documentação do carro está em ordem, caso contrário ele não vai conseguir utilizar o veículo a partir do momento da sua compra. Também é importante verificar se não existem pendencias, como multas e tributos, que estão vinculados ao carro. Essas informações geralmente podem ser obtidas junto ao Detran de cada estado.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.