7 dicas de manutenção de carros para iniciantes
Confira o básico que deve ser entendido por quem está se tornando dono de carro pela primeira vez.
Enquanto algumas pessoas possuem uma maior facilidade para lidar com o carro e com as questões mecânicas de uma forma geral, outras pessoas acabam apanhando bastante a partir do momento que elas decidem ter o seu primeiro veículo. Mesmo que, nos dias de hoje, os carros estejam mais inteligentes e modernos, o processo de manutenção do veículo ainda exige determinados tipos de conhecimentos.
Para quem está se sentindo um pouco perdido em termos de manutenção do carro, confira algumas dicas importantes e fundamentais para iniciantes prolongarem a vida util do modelo.
Água do radiador
O radiador do veículo precisa estar sempre com um determinado nível de água, sendo que o mesmo acaba sendo indicado na própria peça. Com o motor frio e o veículo nivelado, a água deve estar entre o “Mín” e o “Máx” indicados no reservatório. Ele acaba tendo como principal objetivo manter o motor resfriado, e isso evita que o carro simplesmente pare no meio da estrada em virtude do aquecimento. Caso o radiador não tenha água, os problemas consequentes podem se graves, queimando e até fundindo determinadas peças.
Velas
Mesmo que, para os carros mais modernos, essa peça acaba se tornando menos mecânica e mais inteligente, as velas ainda necessitam de um cuidado mais próximo. Na medida em que elas vão se desgastando, existe um aumento considerável no consumo de combustível do carro, além de uma partida mais dificultosa e uma marcha lenta desregulada. A troca deve ser feita sempre levando em consideração as orientações da fabricante, mas em média devem ser feitas a cada 20.000/30.000 Km.
Correia dentada
Já essa parte acaba sendo uma peça mais sensível e técnica, que deve ser inspecionada por um profissional que tenha experiencia e realmente trabalhe com isso. Essa manutenção geralmente acaba sendo feita nas revisões dos carros, mas os donos podem também ficar de olho caso ela indique algum tipo de problema. Geralmente a previsão de troca é a cada 50.000 Km.
Óleo do motor
Muitas pessoas acabam não fazendo as revisões necessárias em relação ao óleo do motor, mas, especialmente para quem está começando essa maior proximidade com o carro, o óleo deve ser verificado semanalmente. Ele pode ser feito de uma forma muito fácil: antes de usar o carro pela primeira vez no dia e em um piso nivelado, retire a vareta do óleo. É sempre importante que a vareta esteja devidamente limpa para que o nível seja devidamente verificado. A marca deve sempre estar entre as marcas “Mín” e “Máx” da vareta.
Filtros
Existem basicamente dois tipos de filtros que devem chamar a atenção dos donos dos carros em relação a sua manutenção. Um deles é o filtro de ar, que não existe um tempo determinado concreto para sua troca, mas é recomendado que seja feito a cada 7.000km, garantindo que o ar que circula dentro do veículo seja mais puro e saudável.
Mas também existe outro tipo de filtro que deve ser observado, que é o de combustível. Neste caso, a troca deve ser feita sempre de acordo com as orientações do fabricante. Normalmente recomenda-se a troca em veículos a gasolina a cada 7.000 Km e em movidos a álcool a cada 10.000 Km. Com isso, o sistema mecânico vai se manter íntegro por mais tempo, com o filtro removendo as impurezas do combustível.
Bateria
Hoje em dia a grande maioria das baterias utilizadas nos carros são seladas, não exigindo mais a adição de água. Mas isso era bastante comum nos carros mais antigos. Por isso, caso as pessoas tenham um carro lançado há décadas atrás, pode ser que as pessoas tenham que fazer este tipo de procedimento. Caso seja uma bateira mais moderna, a preocupação deve se concentrar na manutenção e limpeza dos cabos, que devem sempre ser bem limpos e fixados aos pólos da bateria.
Pneus e rodas
Estes são itens que acaba ficando mais visíveis para os motoristas e donos de carros de uma forma geral, e com isso acabam tendo uma manutenção mais simples. Eles devem ser calibrados sempre a cada 15 dias ou antes de uma viagem mais longa. Os pneus mais modernos costumam indicar um certo nível de desgaste, que deve ser observado. Alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada 10 mil km.