7 dicas fundamentais para aprender a pilotar motos

Confira alguns passos importantes para dominar o veículo sobre duas rodas.

Publicado em 11/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Pilotar uma moto exige uma série de cuidados. Mesmo que, na teoria, as exigências legais sejam muito parecidas com as que são feitas para pilotar um carro de passeio, os pilotos de motos acabam ficando muito mais expostos a adversidades que surgem durante a sua condução. Uma queda pode acabar se tornando muito mais perigosa do que um acidente de automóvel.

7 dicas fundamentais para aprender a pilotar motos

Além de contar com suas especificidades em relação a condução, as motos exigem que as pessoas tenham um maior cuidado e atenção. Para quem está começando, confira algumas dicas para aprender a pilotar motos de uma forma mais segura e eficiente:

Treine bastante

Antes de mais nada, é muito importante que os pilotos de moto treinam bastante, especialmente quando tiraram a sua CNH recentemente. Os treinos devem acontecer, no primeiro momento, em locais mais tranquilos, para que o piloto não corra riscos e nem leve riscos para outras pessoas. Utilizar espaços como estacionamentos vazios, pátios e ruas de bairros mais tranquilos são interessantes para que o piloto consiga entender bem como funciona o movimento, o balanço e o peso da moto.

Aprenda a frear de forma progressiva

Anúncios

O ato de frear uma moto é um momento sempre perigoso, e os pilotos devem sempre prestar atenção para utilizar a forma de parada da moto da forma correta. O freio dianteiro deve sempre ser o utilizado mais intensamente, sendo que a proporção deve ser entre 70% no freio da frente e 30% para o freio da parte de trás. Mas é fundamental entender também que este freio deve ser acionado de uma forma progressiva sempre. Treinar este movimento também é muito importante para que ele se torne algo comum para quem está pilotando.

Repasse bastante a forma de redução de marchas

Os pilotos também devem ficar sempre bastante atentos a forma como as marchas são reduzidas durante a condução de uma moto. Uma dica interessante para aprender esses comandos com tranquilidade é manter o motor em baixa rotação, em velocidade baixa, e começar treinando as reduções de 3.ª para 2.ª ou 4.ª para 3.ª. Também é sempre importante manter a suavidade no comando de embreagem ao acionar o pedal de câmbio.

Utilize sempre todos os equipamentos de proteção

Anúncios

O equipamento de proteção considerado como básico e obrigatório por lei para todos os pilotos e passageiros de motos em território nacional. Mas é importante também que as pessoas que ficam sobre as motos também utilizem outros itens e elementos de proteção que estão disponíveis, como calças adequadas, jaquetas, botas de cano alto, luvas, coletes, dentre outros. Todos estes itens vão ajudar para que as pessoas acabem não se machucando muito, caso aconteça uma queda.

Mantenha sempre uma postura correta

Manter uma postura correta ao conduzir uma moto é de fundamental importância, mas é importante que as pessoas fiquem atentas também a forma como elas se coloca ao guidão. É muito comum que, nas primeiras horas de condução de moto, as pessoas acabem assumindo uma posição muito mais rígida. Mas isso também não é considerado como algo recomendado para pilotar a moto de uma forma eficiente e segura. Isso pode, até mesmo, comprometer a estabilidade e a segurança da pilotagem de uma forma geral. O mais recomendado é sempre assumir uma postura mais natural ao guidão, pressionando ambos os joelhos levemente no ranque e segurando o guidão com firmeza.

Fique de olho nos pneus

Pneus que sejam de má qualidade ou que estejam muito desgastados afetam diretamente as questões relacionadas a dirigibilidade. Por isso, é muito importante dar preferência aos pneus que tenham mais qualidade, especialmente os das marcas que possuem relevância no mercado. Além disso, é muito importante não alterar as medidas previstas na legislação em relação ao tamanho, bem como manter as recomendações da fabricante em relação a pressão.

Estacione corretamente

Evite sempre estacionar a moto em morro com a roda da frente colocada no meio-fio, pois isso vai acabar tornando as coisas muito mais difíceis no momento de saída. Em locais íngremes, também é sempre muito importante deixar o veículo em um ângulo estável, além de manter a primeira marcha engatada, o que vai funcionar como um freio de estacionamento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.