7 técnicas que ajudam a relaxar a mente rapidamente

Confira diferentes dicas que podem ser aplicadas para obter uma sensação de relaxamento mais rápida.

Publicado em 11/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Estresse a ansiedade são dois dos principais problemas que as pessoas enfrentam nos dias de hoje, diante das características da vida moderna. Em muitos casos as pessoas acabam se acostumando com essa situação, apenas fazendo a administração da situação, tentando encontrar momentos com mais ou com menos incomodo.

7 técnicas que ajudam a relaxar a mente rapidamente

Existe também uma preocupação, cada vez mais presente na rotina individual e coletiva, para buscar possíveis soluções para tratar o problema. Em muitos casos, são necessárias mudanças radicais no estilo de vida, que nem sempre acabam sendo possíveis naquele momento.

E os paliativos também acabam surgindo como opções para conviver com essa sensação que, dependendo da intensidade e do tempo que ela está presente, pode acabar se consolidando como doenças com sintomas físicos importantes. Mas essas formas de relaxar o corpo e a mente devem sempre ser saudáveis, para que as pessoas não acabem trocando um problema pelo outro.

Anúncios

Confira algumas técnicas interessantes e recomendadas que ajudam a relaxar o corpo e a mente de uma forma mais rápida.

Faça uma contagem regressiva

A técnica da contagem regressiva pode ser bastante efetiva para conseguir encontrar uma sensação de calmaria diante de um cenário estressante. Ela basicamente faz com que o cérebro consiga deixar de focar no problema e passa a se concentrar em outra coisa. Mas, para que o efeito se torne mais efetivo e também mais rápido, existe um truque: faça essa contagem com olhando para cima, pois isso estimula o sistema nervoso, ajudando a reduzir a pressão arterial e diminuindo o ritmo da respiração.

Faça anotações

Anúncios

Especialistas afirmam que as pessoas podem encontrar uma sensação de relaxamento quando elas passam a anotar os motivos das preocupações. Especialmente quando elas fazem isso de uma forma mais clássica, escrevendo em um caderno, por exemplo, pois isso faz com que o cérebro consiga desacelerar. Essa é uma técnica, inclusive, que pode ser feita na madrugada, quando as pessoas estão tendo dificuldades para dormir, por exemplo.

Controle a respiração

Durante o momento que pode estar causando essa maior sensação de estresse, pode ser interessante focar no processo de respiração. Este é um movimento que, normalmente, o ser humano realiza de uma forma automática, sem que exista necessariamente uma consciência de que aquilo está sendo feito naquele momento. Em momentos de estresse, essa respiração tende a mudar de ritmo. Diante disso, pode ser interessante fazer um controle dos movimentos respiratórios, sincronizando com o batimento cardíaco.

Tente relaxar os músculos

Um outro movimento que o corpo do ser humano tende a fazer em situações nas quais as pessoas estão passando por um momento de estresse é o de contração dos músculos de uma forma geral, mas especialmente da região do pescoço. E isso pode acabar causando uma sensação de desconforto que pode até mesmo se converter em dores mais intensas. É importante trabalhar para exista um relaxamento destes músculos, seja a partir de uma automassagem ou ainda utilizando alguns movimentos de alongamento.

Leia

Pesquisas indicam que a leitura, especialmente quando ela é feita utilizando os métodos mais tradicionais, como jornais, revistas e livros físicos, ajuda a relaxar. Especialmente quando são histórias leves, como a de uma HQ ou com textos mais simples. Neste caso, é importante tentar evitar fazer a leitura em dispositivos eletrônicos, já que estes podem acabar estando no centro da causa da ansiedade, e também evitar ler histórias mais complexas ou notícias que tragam algum tipo de desconforto.

Faça um lanche saudável

Fazer uma pausa para um lance também pode ser uma forma de conseguir relaxar rapidamente. E isso não está relacionado apenas ao ato de ingerir calorias, mas a própria mastigação, com os movimentos feitos, ajuda a relaxar os músculos do pescoço. Mas é importante que este seja um lanche saudável, caso contrário a pessoa pode acabar adquirindo a compulsão de comer alimentos que não fazem muito bem para a saúde sempre que elas estiverem ansiosas.

Técnica da bolinha

Uma técnica muito interessante, caso seja possível, é utilizar uma bolinha, como a de tênis. Ela deve ser colocada entre as costas e uma parede, iniciando movimentos como uma espécie de massagem na qual a bolinha passem por determinados músculos, especialmente do pescoço e da região mais superior das costas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.