Alimentação e qualidade de vida do gado: confira dica de como melhorar

Cuidados são fundamentais para que os animais atinjam todo o seu potencial.

Publicado em 26/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A criação do gado exige uma série de cuidados com os animais para que eles consigam atingir todo o seu potencial. Mesmo que existam as mais variadas técnicas e estratégias que acabam sendo aplicadas para que eles consigam atingir determinados objetivos específicos, algumas dicas gerais podem ajudar nos mais variados aspectos.

Alimentação e qualidade de vida do gado: confira dica de como melhorar

A alimentação do gado, por exemplo, deve sempre ser balanceada e de qualidade. De acordo com as orientações gerais, estes animais precisam ingerir elementos como proteínas, gordura, açúcar, minerais, vitaminas e também água. Cada elemento deste conta com uma determinada proporção, que varia de acordo com porte, raça e a finalidade do gato.

Para que a alimentação ofereça os efeitos que realmente são esperados no gado, confira algumas dicas:

Defina o objetivo de acordo com a categoria do animal

Anúncios

Antes de mais nada, é muito importante que os criadores de gado tenham as informações básicas sobre as necessidades da categoria do animal que está ali, sendo que o manejo nutricional deve sempre estar devidamente alinhado com os objetivos almejados para cada uma das categorias. Lembrando que os requerimentos nutricionais dos animais quanto aos nutrientes como proteína, energia, minerais e vitaminas variam conforme a categoria animal e também quanto ao desempenho produtivo almejado.

Fique de olho na qualidade da forragem

Um dos principais fatores que influencia a alimentação do gado e a forma como estes animais acabam conseguindo tirar o melhor proveito da sua alimentação é a qualidade da forragem. Também chamada de pastagem, é basicamente a cobertura vegetal do solo que é utilizada para proteção da terra e que também acaba sendo uma das bases da alimentação do gado. Essas plantas são as responsáveis diretamente pelo fornecimento de energia, proteínas, minerais e vitaminas que acabam sendo processadas e aproveitadas pelo sistema digestivo do animal.

Tenha orientações com relação a suplementação

Anúncios

Para quem está começando na atividade, pode ser uma tarefa complicada entender como a suplementação dos animais pode ser feita. Mas ela é fundamental em função da estacionalidade produtiva das pastagens, uma das características dessa produção. Basicamente a suplementação vai ajudar a fornecer os elementos que os gados precisam mesmo quando as plantas não estão conseguindo fornecer isso de forma natural.

Escolher os suplementos corretos pode exigir a orientação de um veterinário, que vai analisar as necessidades de acordo com a raça, categoria, objetivos e também com as faltas que precisam ser supridas em um determinado período.

Faça contas

Nunca perdendo de vista que, na grande maioria dos casos, a criação dos gados faz parte de um negócio que precisa entregar resultados financeiros para os tratadores, é muito importante que as pessoas também façam as contas necessárias para que a alimentação esteja dentro do orçamento. De nada adianta fornecer uma alimentação e uma suplementação de valor elevado para o gado se o mesmo não vai conseguir entregar o retorno financeiro esperado. A produtividade do animal sempre deve suprir os valores que estão sendo gastos na atividade de uma forma geral, e isso inclui, especialmente, a alimentação.

Levante e análise dados

O monitoramento das informações também é muito importante e deve ser feito pelos tratadores e criadores em relação ao alimento do gado. É fundamental que, a cada mudança feita, sejam anotados os resultados e comparados com os outros métodos, até que as pessoas consigam encontrar as fórmulas corretas.

Dicas de qualidade de vida

Oferecer um plano nutricional de qualidade para o gado faz parte de um conjunto de ações que visa melhorar a qualidade de vida do animal visando uma melhoria na entrega de resultados. Além disso, também é importante tomar algumas outras medidas, tais como:

Garantir acesso à água – É fundamental que os animais tenham sempre acesso á água, e isso deve ser monitorado de forma ativa pelas pessoas, especialmente em épocas de seca. É preciso criar estratégias para garantir a chegada da água mesmo nestas condições;

Investimento em ambiência – É importante que o gado tenha acesso ao ambiente externo, mesmo quando ele está sob o sistema de confinamento. É importante também pensar em pisos antiderrapantes, instalações com superfícies limpas, portões largos, etc.

Administração da sanidade do animal – É fundamental manter em dia o calendário de vacinação e seguir sempre boas práticas de higiene e de sanitização em todos os processos da cadeia de produção.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.