Aprenda a pilotar motos com essas dicas importantes para iniciantes

Saiba como iniciar a rodar os primeiros quilômetros em cima de uma moto.

Publicado em 24/10/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Com os brasileiros cada vez mais optando pela compra e pela utilização de uma moto como principal veículo locomotor, especialmente em relação aos preços quando comparados com os carros, também aumentou de uma forma muito considerável a procura pela habilitação específica para pilotar as motos.

No Brasil, existe uma diferenciação entre pilotar uma moto e pilotar um veículo, sendo que para cada um deles é preciso ter uma habilitação específica. No caso da CNH para motos, as pessoas precisam fazer uma série de aulas que são específicas sobre pilotagem de veículos de duas rodas, que acaba sendo muito diferente da pilotagem de carros.

Mas, mesmo que as pessoas tenham que passar pelas aulas, é praticamente uma opinião unanime de que essas aulas acabam simplesmente não conseguindo preparar as pessoas para que elas consigam enfrentar o trânsito de fato como ele é. A vida nas pistas é muito diferente para todo mundo que está nelas, mas existe um agravante para quem anda de moto: para eles é muito mais perigoso.

Aprenda a pilotar motos com essas dicas importantes para iniciantes

Anúncios

Confira algumas dicas importantes para pessoas que desejam andar de moto mas que ainda são iniciantes:

Treine em um local tranquilo

Logo depois de tirar a carteira, é muito importante que as pessoas comecem aos poucos com a sua moto. Por isso, é fundamental ganhar uma intimidade com o veículo, sabendo e sentindo o seu peso, como se dá as respostas dos movimentos, etc. Por isso, é muito importante começar a treinar antes de partir para as vias mais movimentadas. Este treino deve ser feito, preferencialmente, em um local tranquilo.

Repetir os passos básicos

Anúncios

Existem alguns passos básicos que devem ser repetidos à exaustão pelas pessoas que estão iniciando a sua vida como piloto de moto, como destravar a moto, tirá-la do cavalete, ligar o motor e sair. Este tipo de movimento deve estar gravado no subconsciente dos pilotos, ou seja, os movimentos devem ser feitos mesmo que sem pensar.

Aprenda a frear

Também é muito importante que os pilotos aprendam a frear da forma correta. Por mais estranho que possa parecer, existem muitas escolas que simplesmente não ensinam a forma correta de frear uma moto. Elas afirmam que o freio traseiro é mais importante, quando na verdade o freio dianteiro acaba sendo aquele quem manda. A proporção correta da força da frenagem a ser aplicada é cerca de 70% para o freio dianteiro e os 30% restantes no traseiro.

Entenda como funcionam as reduções de marcha

Este também é um dos movimentos mais importantes que devem ser aprendidos por qualquer pessoa que está pilotando a sua moto. O que os pilotos precisam entender é que o câmbio ajuda a baixar a velocidade da moto através da redução de marchas. A dica é a seguinte: comece treinando reduções de 3ª para 2ª ou 4ª para 3ª, sempre com o motor em baixa rotação e em velocidade baixa e estabilizada.  Atue com suavidade no comando de embreagem e pedal de câmbio.

Treine curvas mais abertas

Outra coisa que a maioria das pessoas não aprendem na escola é a maneira correta de fazer curvas. Nas aulas, as pessoas geralmente só fazem aquelas curvas em uma velocidade muito baixa, a cerca de 20 km/l e que, consequentemente, acaba sendo feita mais fechada. Mas, no trânsito, muitas vezes o motoqueiro vai precisar fazer curvas a 40 ou 50 km/h. Por isso, é muito importante começar a fazer curvas mais abertas e uma velocidade que vai aumentando de forma gradual.

Olhe sempre para onde você quer ir

Para quem está andando em cima de uma moto, todo o movimento corporal acaba sendo muito importante para a condução da moto de uma forma geral. E um dos grandes segredos para conseguir um bom equilíbrio na moto é lançar o olhar sempre para onde a pessoa quer ir. Ficar olhando para o piso logo á frente da roda pode acabar gerando um desequilíbrio, sendo que este é o movimento feito, de forma automática, por grande parte das pessoas que estão começando a pilotar uma moto.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.