Aprender a programar: confira 5 sites para iniciar os estudos

Saiba por onde começar para criar os seus primeiros algoritmos.

Publicado em 28/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O mercado de tecnologia é o objetivo de muitos jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Afinal de contas, este também pode ser considerado como um dos mercados mais promissores. Não é preciso esperar mais no futuro para entender que profissionais que escolhem trabalhar com tecnologia tendem conseguem boas vagas profissionais.

Aprender a programar: confira 5 sites para iniciar os estudos

Mas um dos principais impeditivos que acabam fazendo inclusive com que jovens não tente trabalhar na área é um medo criado a partir de uma ideia bastante difundida de que programar é algo muito complicado. De fato, para quem está aprendendo do zero, entender como a lógica dos algoritmos funciona pode ser uma tarefa desafiadora. Mas isso não significa que seja impossível.

A internet conta com uma grande quantidade de materiais que estão disponíveis e que ajudam a aprender a programar nos mais variados níveis. É possível realmente aprender a programar apenas com o material que está disponível na web. E diversas empresas contam com inciativas online que possuem como principal objetivo aumentar a quantidade de pessoas que possuem conhecimento em tecnologia.

Anúncios

Confira 5 sites que podem ser muito interessantes para quem está interessado em aprender a programar.

Khan Academy

Essa é uma plataforma de ensino online que oferece uma grande quantidade de aulas e também de materiais que podem ser utilizados por quem deseja estudar a distância. Ela se tornou bastante conhecida por oferecer aulas de matemáticas e ciências, mas também conta com diversos cursos e aulas de programação.

Anúncios

Dentre os assuntos relacionados a tecnologia que podem ser encontrados em cursos na Khan Academy estão Introdução a linguagem JavaScript para desenhos e animações, HTML/CSS para a criação e estrutura de páginas Web, Introdução a SQL, dentre outros. Mesmo não emitindo certificado de conclusão, o curso ajuda quem deseja aprender de uma forma mais livre.

Eu Capacito

Essa é uma plataforma criada a partir de uma parceria com a Fiap, a Oracle e a Microsoft. O site permite com que as pessoas tenham acesso a sete opções de cursos de programação de forma completamente gratuita.

Um dos cursos mais interessantes que pode acabar se tornando até mesmo uma entrada no mercado de trabalho é um programa de 80 horas sobre os fundamentos do Java, uma das linguagens de programação mais utilizadas. Ao longo das aulas os estudantes poderõa aprender mais sobre orientação a objetos, conversões até estruturas de repetição.

Codeacademy

Para quem tem um conhecimento um pouco mais avançado da língua inglesa, esse é um site muito interessante que oferece uma grande quantidade de cursos diferentes. As aulas possuem um vasto material escrito que vai ensinando as pessoas como elas podem escrever seus primeiros códigos.

Dentre os cursos e os materiais de capacitação que podem ser encontrados neste site estão contempladas algumas das principais linguagens atuais, como Python, Java e JavaScript, HTML e CSS, SQL, C#, Ruby, e outras. O site permite ainda que as pessoas tenham acesso a um certificado ao final do curso, mas somente a partir do pagamento de um plano.

Microsoft Learn

Mais uma iniciativa da Micosoft que tem como principal objetivo introduzir as pessoas a uma série de conhecimentos relacionados a tecnologia e programação de uma forma geral. Alguns cursos são em português e as pessoas podem encontrar os programas a partir de filtros que são selecionados no menu do lado esquerdo.

Os cursos são divididos em módulos, com títulos bastante descritivos que ajudam os alunos a entender o que eles vão aprender, como Dê seus primeiros passos com o C#” e “Adicione lógica aos seus aplicativos com C#.

Udemy

Este se tornou um dos maiores sites do mundo quando o assunto é aprendizado online. Um dos principais diferenciais é que essa é uma plataforma que permite com que qualquer pessoa eu seja um produtor de curso coloque seu programa e venda por ali, contando com os recursos do site, como a possibilidade de disponibilizar diferentes tipos de conteúdos e a emissão de certificados.

Os cursos costumam ter valores muito baratos quando comparados com outras escolas online, e conta com uma vasta opção no mundo da tecnologia. O site oferece ainda cursos gratuitos em determinadas campanhas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.