BMW lança novo modelo de moto R 1300 GS 2024 nos EUA

Confira mais informações sobre a moto que está chegando nas concessionárias brasileiras em breve.

Publicado em 29/09/2023 por Rodrigo Duarte.

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A BMW está lançando no mercado brasileiro o seu mais novo modelo de moto, a R 1300 GS 2024. Para essa nova linha, a moto, que já se tornou como uma das representantes mais importantes dentro do segmento de aventureiras da montadora no país, está ganhando uma nova geração. Isso significa que, além de um novo conjunto mecânico, a motocicleta está ganhando um novo design e uma nova gama de itens.

BMW lança novo modelo de moto R 1300 GS 2024 nos EUA

Conjunto mecânico

Uma das principais novidades da nova R 1300 GS 2024 que está sendo lançada pela BMW no Brasil está no seu conjunto mecânico, com um motor completamente novo. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a moto passa a equipar um propulsor boxer de 1.300 cm3 e arrefecimento líquido. O diâmetro e o curso dos dois pistões contrapostos são, respectivamente, 106,5 mm e 73 mm. Ele produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, junto com 14,5 kgfm de torque a 6.500 rpm.

Neste quesito, a BMW também confirmou que essa moto passa a contar com uma tecnologia de sincronização variável de válvulas BMW ShiftCam, com válvulas de admissão com diâmetro de 44 mm e válvulas de escape com diâmetro de 35,6 mm. De acordo com a marca, é o motor de cilindros contrapostos mais potente da história da BMW. E isso faz com que a moto esteja entre as mais potentes disponibilizadas pela montadora atualmente.

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Para que ela consiga entregar mais desempenho, a BMW aumentou o torque em toda a faixa de rotação, concentrando-se especificamente na faixa entre 3.600 e 7.800 rpm. Lá, a BMW afirma que mais de 13,3 kgfm de torque estão disponíveis de forma constante, resultando em uma forte aceleração que deve responder bem na maioria das situações de pilotagem.

A velocidade máxima declarada para a moto também é considerada impressionante para os modelos aventureiros que estão disponíveis no mercado brasileiro, chegando a 200 km/h. Ela consegue ainda ir de 0 a 100 km/h em 3,39 segundos.

Chassi e estrutura

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Outras mudanças que também foram anunciadas para essa moto estão no seu chassi. A seção traseira do quadro era anteriormente feita de aço tubular, mas o quadro redesenhado em sua totalidade é significativamente mais rígido e oferece características de manuseio mais precisas de acordo com a fabricante.

Já a suspensão da moto agora é composta por um novo design chamado Evo Telelever na frente, juntamente com um design Evo Paralever revisado na traseira. De acordo com a montadora, as alterações que foram feitas no projeto acabam resultando em uma direção mais precisa na frente, juntamente com uma tração aprimorada na traseira.

Os freios da moto são formados por um par de pinças radiais de quatro pistões e discos de freio de 310 mm na frente, juntamente com uma única pinça flutuante de dois pistões e um disco de 285 mm na traseira. O Integral ABS Pro e o Dynamic Brake Control vêm de série na R 1300 GS 2024, e o Integral ABS Pro opera tanto o freio dianteiro quanto o traseiro ao mesmo tempo, tanto ao usar a alavanca do freio dianteiro quanto o pedal do freio traseiro. O grau de acionamento de cada freio depende do modo de condução. O Dynamic Brake Control impede que o piloto abra o acelerador acidentalmente ao frear.

Itens de série

Dentre os itens de série e as tecnologias que podem ser encontradas na nova R 1300 GS 2024, um dos principais destaques é a presença de quatro modos de pilotagem que podem ser definidas pelo piloto (Chuva, Estrada, Eco e Enduro). Ela também oferece controle de tração dinâmico, controle de freio motor, assistência de freio dinâmico, controle de partida em aclive, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento da pressão dos pneus.

Na parte da frente, a moto chega com um painel de instrumentos multifuncional padrão da BMW, que já é conhecido de outras motos da marca. Os pilotos podem utilizar também o painel TFT colorido de 6,5”.

Durante a pilotagem, as pessoas podem ainda usar um compartimento de carregamento de smartphone com uma tomada USB e uma tomada 12V.

O lançamento no Brasil deve acontecer em breve.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.