Como estudar para concursos policiais?

Confira dicas para ser aprovados nestes processos seletivos.

Publicado em 13/09/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Para as pessoas que sonham em trabalhar no poder público, existem diversas oportunidades para as mais variadas vagas. Mas as forças policiais estão entre aquelas que mais contratam e que ainda oferecem boas oportunidades em relação aos salários e benefícios, além de nem sempre exigir que as pessoas tenham uma formação superior, por exemplo.

Como estudar para concursos policiais?

A carreira policial também acaba sendo a primeira opção de muitas pessoas, independentemente de ser ou não uma oportunidade no poder público. A atividade em si costuma atrair os mais variados tipos de perfis profissionais, além de ainda contar com alguns dos principais benefícios dos concursos públicos, como estabilidade, benefícios e salários mais elevados do que os oferecidos, na média, pelas empresas privadas.

No Brasil, todas as atividades policiais são controladas pelo poder público, o que difere de outros países que acabam tendo empresas e entidades privadas neste segmento. Por aqui, os concursos policiais podem ser feitos para quem deseja trabalhar em diferentes esferas da segurança pública, incluindo: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Legislativa.

Anúncios

Cada entidade acaba realizando um concurso próprio, com seus conteúdos específicos. Além disso, existem diferentes formas de como estes concursos são aplicados de acordo com o estado brasileiro, que realiza concursos para suas forças policiais. Mas existem alguns conteúdos e formatos de questões que acabam sendo bastante comuns em todas as provas para vagas em forças policiais de uma forma geral.

Quais conteúdos são cobrados nas provas de concursos policiais?

Existem determinadas categorias de conteúdos que costumam ser mais cobradas nas provas policiais, independentemente da esfera. São elas:

Anúncios

Língua Portuguesa;

Informática;

Raciocínio Lógico;

Direito Penal;

Direito Processual Penal;

Direito Constitucional;

Legislação Especial.

Alguns cargos específicos acabam tendo algumas mudanças nas matérias cobradas. Dentro das atividades consideradas como policiais, a de Delegado costuma ter as principais diferenças em relação aos outros postos de trabalho, uma vez que exige que as pessoas tenham uma formação no curso de direito. Para essa prova, os conteúdos que mais costumam ser cobrados são os seguintes:

Direito Constitucional;

Direito Administrativo

Direito Processual Penal;

Direito Penal

Direito Civil;

Medicina Legal;

Legislação Especial.

Dicas para se preparar para os concursos policiais

Defina um objetivo claro

Antes de mais nada, mesmo que as pessoas tenham em mente trabalhar na área policial, é muito importante definir um objetivo claro no momento em que as pessoas começam a estudar e se preparar para os certames. Por exemplo, caso as pessoas tenham decidido concorrer as vagas de Escrivão da PCDF, é muito importante iniciar os preparativos para as provas aplicadas para este caro, dando atenção aos conteúdos que costumam ter o maior peso. A lista de matérias cobradas deve ser encarada como uma base e um roteiro para ajudar a organizar os estudos.

Crie um plano de estudos

É muito importante e faz toda a diferença quando as pessoas estudam a partir de um cronograma ou de um planejamento. Todas as instituições educativas funcionam desta forma, e quando as pessoas decidem estudar por conta própria elas devem adotar essas ferramentas. O plano deve ser feito com base em todos os conteúdos que serão cobrados na prova, mas deve ter uma distribuição de carga horária para cada conteúdo que leva em consideração o peso dos assuntos para as provas e também a dificuldade que os estudantes tenham em cada matéria.

Comece a estudar antes do edital

A grande maioria das pessoas que conseguem sua aprovação acabam se preparando bem antes do momento em que o edital é publicado. E, para este público, é muito comum que as pessoas tenham que fazer as provas mais de uma vez até conseguir a vaga. Por isso, utilize sempre os concursos anteriores como base para criar o plano de estudos e comece a estudar antes do edital, sempre de olho nas oportunidades que vão sendo anunciadas.

Não esqueça das provas de aptidão física

Para os concursos policiais, na maioria dos casos, as pessoas precisam ser aprovadas em uma etapa teórica das provas, mas também deve passar pelas provas físicas, que são chamadas de testes de aptidões físicas. Elas envolvem a realização de determinadas atividades física sem tempos e situações que são definidas nos editais dos concursos. É muito importante que as pessoas dediquem algum tempo do seu preparo para estas atividades, o que acaba já ajudando na manutenção de uma vida mais saudável.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.