Concurso Público Unificado: confira dicas para ser aprovado
Prepare-se para a seleção que vai preencher milhares de vagas.
Um dos anúncios mais aguardados pelas pessoas aconteceu recentemente, feito pelo Governo Federal, da realização do Concurso Público Unificado. Pela primeira vez as pessoas poderão concorrer a centenas de vagas em diversos órgãos públicos diferentes, fazendo apenas uma prova. Não é à toa que ele está sendo chamado de “Enem dos concursos”.
Normalmente as pessoas que desejam trabalhar no poder público acabam tendo que se inscrever para diferentes provas, sendo que cada uma delas acaba permitindo que as pessoas concorram as vagas de acordo com o seu nível de ensino, mas apenas para um órgão.
O concurso unificado funciona de uma forma diferente, permitindo que as pessoas se inscrevem não apenas para uma determinada entidade ou para um determinado órgão, mas sim para um bloco temático, que oferece centenas de oportunidades, de acordo com o nível de formação do candidato.
São milhares de vagas disponíveis, mas também serão muitos candidatos que estão atrás dessas oportunidades, especialmente procurando a estabilidade do poder público. São esperados milhões de candidatos, portanto vão acabar se destacando aqueles que realmente conseguirem estudar.
Confira algumas dicas para conseguir ser aprovado no Concurso Público Unificado:
Priorize o que vai estudar
Antes de mais nada, acaba sendo muito importante que as pessoas consigam priorizar aquilo que elas vão estudar. O ideal seria que as pessoas tivessem tempo para estudar toda a matéria cobrada, mas essa acaba não sendo a realidade da maioria dos adultos, que precisam trabalhar ao mesmo tempo que se preparam para as provas.
Por isso, é muito importante que as pessoas criem um bom planejamento inteligente, com base nas vagas que os candidatos estão visando. É importante ficar atento às matérias mais importantes para cada área e bloco, informação que consta em cada um dos editais lançados.
Mas também é importante estudar bastante aquelas matérias que são consideradas mais básicas e que são importantes para a base, incluindo Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática. Grande parte dos editais acabam cobrando este tipo de conhecimento, por isso acaba sendo sempre um estudo garantido.
Estude provas anteriores
Mesmo que essa seja a primeira edição do Concurso Unificado, existe um histórico que pode ser levado em consideração no momento em que as pessoas vão se preparar para os concursos. Estudar as provas anteriores que foram feitas pelos órgãos que estão com vagas abertas, ou então buscar as provas para as vagas específicas e que foram aplicadas anteriormente, pode ser uma forma de estudar a partir do histórico.
Conheça suas fraquezas
Não basta apenas ler o conteúdo e os materiais que permitem com que as pessoas tenham acesso ao conteúdo que será cobrado. É muito importante que os estudantes também comecem a colocar seu conhecimento à prova. Somente desta formas as pessoas poderão identificar quais são as suas principais fraquezas. E, como não existe muito tempo de disponível para que as pessoas consigam estudar, pode ser interessante focar nas questões que o concurseiro apresenta mais dificuldade, ou seja, aquelas que eles erram.
Intercale as disciplinas
Durante o planejamento das horas de estudos, acaba sendo muito importante também conseguir entrar em contato com a maior quantidade de conteúdo possível. Neste caso, é fundamental intercalar as disciplinas que vão sendo estudadas. Não apenas as grandes áreas como também aqueles assuntos mais específicos.
Mantenha-se informado
Cada vez mais as provas que são promovidas pelo setor publico acabam levando em consideração não apenas o conteúdo físico e fixo, mas também uma relação do que está nos livros com o que está acontecendo na realidade onde a pessoa está inserida. Por isso, é muito importante que os candidatos não deixem de separar um tempinho para se manter bem-informados sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, sendo que este contexto pode até mesmo ajudar a responder determinadas questões. Isso acaba sendo importante até mesmo para a prova de redação, que vai ser exigida em alguns blocos.
Treine a redação
Falando em redação, é muito importante que os estudantes treinem sua habilidade de produzir textos, especialmente os adultos que já não frequentam mais o ambiente escolar há muitos anos. Inspire-se buscando temas de redação que são propostos em provas de concursos anteriores e até mesmo do Enem.