Confira os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2024
Confira os veículos que estão liderando nas questões relacionadas a eficiência.
Recentemente o Inmetro atualizou a lista dos veículos que foram homologados dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que acabam definindo as informações referentes a autonomia dos veículos, com a quantidade de quilômetros que eles a partir dos combustíveis.
A partir destes dados, é possível chegar na lista daqueles carros que podem ser considerados mais econômicos que atualmente estão disponíveis para compra no mercado brasileiro. Nesta categoria entram tanto os automóveis como também os comerciais leves.
Mas, para analisar os dados, acabam ficando de fora da lista os carros que possuem qualquer tipo de sistema eletrificado, podendo ser tanto os híbridos quanto os completamente eletrificados. Essa acaba sendo ainda uma realidade distante no mercado, mesmo que esteja crescendo consideravelmente.
Diante deste cenário, as montadoras ainda investem bastante dinheiro para o lançamento de sistemas e conjuntos mecânicos que sejam considerados cada vez mais aperfeiçoados a partir dos combustíveis que são ainda os mais comuns, como a gasolina e também o etanol.
Também existem uma série de novas tecnologias mecânicas que acabam fazendo com que os carros consigam emitir menos poluentes, já que essa inclusive acaba sendo uma regra definida pelos governos, incluindo o Brasil.
Uma curiosidade sobre aqueles carros que são considerados como os mais econômicos disponíveis atualmente no mercado brasileiro é que, entre os 10 primeiros, 9 deles são equipados com motores 1.0, com nove deles com três cilindros. O único carro que aparece na lista e que acaba tendo uma configuração diferente de motor é o Mobi, que possui um propulsor com quatro cilindros.
Os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2024:
1º - Renault Kwid 1.0 - 1,36 MJ/km
2º - Chevrolet Onix Plus 1.0 - 1,42 MJ/km
3º - Chevrolet Onix 1.0 - 1,46 MJ/km
4º - Peugeot 208 1.0 - 1,47 MJ/km
5º - Fiat Cronos 1.0 - 1,47 MJ/km
6º - Renault Stepway 1.0 - 1,48 MJ/km
7º - Volkswagen Polo 1.0T - 1,48 MJ/km
8º - Fiat Mobi - 1,5 MJ/km
9º - Hyundai HB20 1.0 - 1,51 MJ/km
10º - Volkswagen Polo 1.0 - 1,51 MJ/km
Dicas práticas para economizer combustível
Mesmo com carros que oferecem um sistema mais econômico, existem algumas dicas que devem ser aplicadas no dia a dia e que podem acabar fazendo com que as pessoas economizem ainda mais combustíveis quando estiverem dirigindo. Confira algumas:
- Mantenha uma velocidade sempre constante: Durante a condução do carro, é muito importante que o motorista evite oscilações de velocidade, tanto na aceleração quando nas frenagens mais bruscas. Isso faz com que o sistema, de uma forma geral, acabe consumindo mais combustível;
- Troque de marchas corretamente – Mesmo muitos motoristas experientes podem acabar adquirindo o hábito de fazer as trocas de marcha de forma equivocada. E isso acontece especialmente quando existe um hábito que acaba sendo adquirido quando a pessoa ainda está aprendendo. Por isso, é sempre importante ficar atento nas rotações, para conseguir fazer as trocas da forma correta;
- Não aqueça o motor – Os motoristas mais antigos acabam tendo o hábito, ainda, de ficar um tempo com o carro ligado e forçar um pouco o trabalho do motor com o veículo ainda parado, para “aquecer”. Os carros mais antigos realmente dependiam deste sistema, especialmente nos dias mais frios. Mas os carros mais modernos dispensam completamente o aquecimento, com isso apenas fazendo com que o veículo gaste mais combustível;
- Deixe as janelas fechadas na estrada – Quando o carro está na estrada, onde a velocidade costuma ser maior e constante, uma dica que pode acabar fazendo uma boa diferença na economia final é manter as janelas sempre fechadas. Quando elas ficam abertas, a quantidade de ar que entra faz com que o veículo tenha que compensar um pouco mais na força para manter a velocidade, e isso aumenta o consumo;
- Cuidado com o ar-condicionado – Já dentro das cidades, quando o carro se movimenta em velocidades mais baixas, a dica é ter moderação com o ar-condicionado. Quando ele fica ligado, o motor acaba recebendo uma sobrecarga, tendo que fazer um esforço extra.