Confira os 10 carros mais vendidos do Brasil no 1º semestre de 2023
Veja os modelos que conseguiram se destacar nas concessionárias ao longo dos primeiros meses deste ano.
Com o final da primeira metade do ano de 2023, chegou a hora dos mais variados setores da economia realizarem os tradicionais balanços que possuem como principal objetivo entender como estão as vendas e quais são os principais destaques para os consumidores em cada segmento da economia.
De acordo com os dados consolidados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mercado de venda de carros conseguiu se recuperar um pouco dos períodos passados, que sofreu com as mais variadas crises que se abateram não apenas sobre o próprio setor mas na economia de uma forma geral.
No 1º semestre de 2023 foram vendidas 34.519 unidades, divididas entre carros e comerciais leves zero km. O número é 9,76% acima do registrado no mesmo período de 2022, quando foram adquiridas 851.386 unidades. No segmento apenas de carros, foram 733.442 unidades, alta de 7,37% ante as 683.129 vendas do primeiro semestre do ano passado.
E consolidando um movimento de liderança que começou a tomar forma ao longo do ano de 2021, mais uma vez a Fiat conseguiu ser a marca do carro mais vendido do período no Brasil ao longo dos últimos meses. A picape estrada ficou no topo das vendas, com 60.933 unidades emplacadas. Na segunda colocação está o Chevrolet Onix, com 54.370 emplacamentos. Quem aparece na terceira posição é o Volkswagen Polo, que emplacou 54.193 unidades.
Confira a lista com os 10 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2023:
1º) Fiat Strada – 60.933 unidades emplacadas
2º) Chevrolet Onix – 54.370 unidades emplacadas
3º) Volkswagen Polo – 54.193 unidades emplacadas
4º) Hyundai HB20 – 46.128 unidades emplacadas
5º) Chevrolet Onix Plus – 42.138 unidades emplacadas
6º) Volkswagen T-Cross – 40.587 unidades emplacadas
7º) Fiat Argo – 39.079 unidades emplacadas
8º) Fiat Mobi -39.024 unidades emplacadas
9º) Hyundai Creta – 35.262 unidades emplacadas
10º) Chevrolet Tracker – 34.401 unidades emplacadas
Como o Fiat Strada se tornou o carro mais vendido do Brasil?
O Fiat Strada está longe de ser considerado como o carro mais barato disponível entre os modelos novos no Brasil. Mesmo assim, o modelo conseguiu se consolidar, ao longo do período da pandemia, como o veículo mais vendido nas concessionárias nacionais. E, mesmo com a retomada de uma “quase” normalidade, ele ainda segue sendo o mais vendido.
São diversos os motivos que explicam a consolidação da picape como um fenômeno de vendas entre os brasileiros. O modelo conseguiu se tornar um grande destaque a partir das mudanças que a Fiat promoveu no lançamento da 2ª geração do carro e que fizeram com que o veículo ficasse um bom tempo sem um concorrente direto, sendo uma picape compacta com cabine dupla e quatro portas.
De acordo com especialistas, a Fiat acabou acertando muito ao aplicar para o Strada uma fórmula muito parecida com a que já tinha sido utilizada com o Toro, combinando características de carros de passeio com a robustez de veículos utilitários. E, mesmo não sendo a opção mais barata, diante dessa configuração e das possibilidades, o modelo acabou ganhando na relação custo-benefício.
As mudanças que conseguiram consolidar a Fiat Strada como uma opção viável também para as cidades acabaram fazendo com que o carro conseguisse atingir diferentes tipos de públicos. A versão de cabine dupla e quatro portas, por exemplo, passou a ser vista como uma opção interessante para quem circula pelas cidades e que não tinham como foco de compra um modelo de picape, por exemplo.
Outro destaque da Fiat Strada que ajudou a consolidar este sucesso é a grande quantidade e disponibilidade de itens que podem ser encontrados neste carro, incluindo central multimídia atual, faróis de LED e sensores traseiros de estacionamento, recursos que normalmente são encontrados em carros de passeio.
Alguns fatores externos do mercado também ajudaram a dar um empurrãozinho na estratégia da Fiat para consolidar a Strada. No ano de 2021 o setor passou pela crise dos semicondutores, com a falta dos componentes eletrônicos afetando a produção de muitos carros. E foram justamente aqueles com maior demandas que acabaram sofrendo mais, como Onix e HB20.