Confira os 10 carros mais vendidos do Brasil no 1º semestre de 2023

Veja os modelos que conseguiram se destacar nas concessionárias ao longo dos primeiros meses deste ano.

Publicado em 10/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Com o final da primeira metade do ano de 2023, chegou a hora dos mais variados setores da economia realizarem os tradicionais balanços que possuem como principal objetivo entender como estão as vendas e quais são os principais destaques para os consumidores em cada segmento da economia.

Confira os 10 carros mais vendidos do Brasil no 1º semestre de 2023

De acordo com os dados consolidados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mercado de venda de carros conseguiu se recuperar um pouco dos períodos passados, que sofreu com as mais variadas crises que se abateram não apenas sobre o próprio setor mas na economia de uma forma geral.

No 1º semestre de 2023 foram vendidas 34.519 unidades, divididas entre carros e comerciais leves zero km. O número é 9,76% acima do registrado no mesmo período de 2022, quando foram adquiridas 851.386 unidades. No segmento apenas de carros, foram 733.442 unidades, alta de 7,37% ante as 683.129 vendas do primeiro semestre do ano passado.

Anúncios

E consolidando um movimento de liderança que começou a tomar forma ao longo do ano de 2021, mais uma vez a Fiat conseguiu ser a marca do carro mais vendido do período no Brasil ao longo dos últimos meses. A picape estrada ficou no topo das vendas, com 60.933 unidades emplacadas. Na segunda colocação está o Chevrolet Onix, com 54.370 emplacamentos. Quem aparece na terceira posição é o Volkswagen Polo, que emplacou 54.193 unidades.

Confira a lista com os 10 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2023:

Anúncios

1º) Fiat Strada – 60.933 unidades emplacadas

2º) Chevrolet Onix – 54.370 unidades emplacadas

3º) Volkswagen Polo – 54.193 unidades emplacadas

4º) Hyundai HB20 – 46.128 unidades emplacadas

5º) Chevrolet Onix Plus – 42.138 unidades emplacadas

6º) Volkswagen T-Cross – 40.587 unidades emplacadas

7º) Fiat Argo – 39.079 unidades emplacadas

8º) Fiat Mobi -39.024 unidades emplacadas

9º) Hyundai Creta – 35.262 unidades emplacadas

10º) Chevrolet Tracker – 34.401 unidades emplacadas

Como o Fiat Strada se tornou o carro mais vendido do Brasil?

O Fiat Strada está longe de ser considerado como o carro mais barato disponível entre os modelos novos no Brasil. Mesmo assim, o modelo conseguiu se consolidar, ao longo do período da pandemia, como o veículo mais vendido nas concessionárias nacionais. E, mesmo com a retomada de uma “quase” normalidade, ele ainda segue sendo o mais vendido.

São diversos os motivos que explicam a consolidação da picape como um fenômeno de vendas entre os brasileiros. O modelo conseguiu se tornar um grande destaque a partir das mudanças que a Fiat promoveu no lançamento da 2ª geração do carro e que fizeram com que o veículo ficasse um bom tempo sem um concorrente direto, sendo uma picape compacta com cabine dupla e quatro portas.

De acordo com especialistas, a Fiat acabou acertando muito ao aplicar para o Strada uma fórmula muito parecida com a que já tinha sido utilizada com o Toro, combinando características de carros de passeio com a robustez de veículos utilitários. E, mesmo não sendo a opção mais barata, diante dessa configuração e das possibilidades, o modelo acabou ganhando na relação custo-benefício.

As mudanças que conseguiram consolidar a Fiat Strada como uma opção viável também para as cidades acabaram fazendo com que o carro conseguisse atingir diferentes tipos de públicos. A versão de cabine dupla e quatro portas, por exemplo, passou a ser vista como uma opção interessante para quem circula pelas cidades e que não tinham como foco de compra um modelo de picape, por exemplo.

Outro destaque da Fiat Strada que ajudou a consolidar este sucesso é a grande quantidade e disponibilidade de itens que podem ser encontrados neste carro, incluindo central multimídia atual, faróis de LED e sensores traseiros de estacionamento, recursos que normalmente são encontrados em carros de passeio.

Alguns fatores externos do mercado também ajudaram a dar um empurrãozinho na estratégia da Fiat para consolidar a Strada. No ano de 2021 o setor passou pela crise dos semicondutores, com a falta dos componentes eletrônicos afetando a produção de muitos carros. E foram justamente aqueles com maior demandas que acabaram sofrendo mais, como Onix e HB20.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.