Crédito para agricultura familiar: confira as melhores opções
Saiba como conseguir dinheiro para iniciar ou manter as atividades rurais.
Muitas produções rurais que hoje podem ser consideradas como grandes começaram com pequenas propriedades rurais, que vão sendo utilizadas para a produção dos mais variados tipos de itens e que vai crescendo de acordo com o empenho das próprias pessoas. A agricultura familiar é responsável por uma grande parte não apenas dos resultados comerciais do agronegócio como um todo, mas da própria economia brasileira.
E para iniciar, manter ou até mesmo expandir operações no agronegócio, é muito comum que as pessoas acabem procurando por créditos financeiros. Com a entrada deste dinheiro, as pessoas acabam fazendo os mais variados tipos de negócios, incluindo a compra de terrenos, máquinas, investimento em automatização, contratação de pessoas, etc.
Existem diversas opções de linhas de crédito disponíveis para quem pretende investir no agro, incluindo a considerada como familiar, que costuma ser de menor porte mas que conta com um grande potencial não apenas de crescimento como também para sustentar as pessoas que residem em um mesmo núcleo familiar.
Mas, antes de ir para o banco e buscar estes financiamentos, é muito importante entender quais são os diferentes tipos de créditos que podem ser encontrados para agricultura familiar e entender quais são os mais recomendados, de acordo com o perfil ou a necessidade da produção.
Crédito de custeio
Essa é uma linha de crédito que normalmente é encontrado nas instituições financeiras sendo oferecido para quem trabalha com agricultura familiar e que tem como principal objetivo custear as despesas que podem ser consideradas como recorrentes no funcionamento de um negócio do tipo rural de uma forma geral.
Portanto, o crédito varia de acordo com as necessidades do negócio como um todo e também varia de acordo com o tempo que este dinheiro será utilizado para manter o negócio. O dinheiro é muito interessante para dar fôlego para o negócio, seja para conseguir guardar dinheiro, ou seja para se manter depois de um período no qual os resultados não foram suficientes.
Existem alguns tipos de crédito deste tipo que podem ser encontrados, como o Pronaf custeio, que fornece apoio financeiro a atividades de agricultura e pecuária realizadas por unidades familiares de produção rural. Outra possibilidade é o Pronamp Custeio, destinado a produtores que exploram a terra,
Crédito de investimento
Já esse é um crédito que pode ser solicitado pelos produtores que estão interessados em ampliar a capacidade de produção de uma forma geral. Com isso, os valores vão depender e variar de acordo com os valores dos bens que precisam ser adquiridos para essa operação, como a compra de máquinas, veículos, terrenos, etc.
Os prazos para pagamento variam bastante de acordo com a instituição financeira e também de acordo com o bem que está sendo adquirido. Existem créditos que podem ser pagos em até 10 anos, incluindo um período de carência que também costuma ser ofertado para que o investimento comece a gerar retorno financeiro.
Neste segmento, existem muitas opções também, como o Pronaf Investimento e o Pronaf Mulher, que é utilizado para financiamento da implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e serviços, agropecuários ou não agropecuários.
Uma outra linha disponível é o Pronaf Agroindústria, destinado a agricultura familiar destinada a investimentos em infraestrutura, beneficiamento, processamento e a comercialização da produção rural. Esse também pode ser utilizado para o financiamento de produtos artesanais e a exploração de turismo rural. Igualmente, produtos florestais e do extrativismo.
Microcrédito Rural
Já essa opção é mais destinada as pessoas que são agricultores, mas que possuem uma renda mais baixa. Este dinheiro entra na conta basicamente como um empréstimo pessoal, sendo que em muitos casos podem ser creditados até mesmo em contas de pessoa física. Geralmente essas pessoas precisam estar inscritas ou associadas a determinadas entidades de classe do setor para que elas possam solicitar este dinheiro, que normalmente possui uma taxa de juros menor do que os empréstimos pessoais.