É possível fazer Fies para curso de Medicina? Saiba como funciona.
Cursos de Medicina estão entre os mais caros das instituições privadas brasileiras.
A carreira de Medicina é considerada como uma das mais procuradas pelos estudantes que buscam um curso de nível superior, pelos mais variados motivos. A grande maioria dos profissionais buscam uma profissão que seja bem remunerada e, ao mesmo tempo, tenha um impacto significativo na vida das pessoas.
Mas fazer Medicina no Brasil pode ser considerado como uma tarefa realmente bastante complicada. Existem diversas instituições públicas, mas a concorrência costuma ser muito grande para que os alunos de fato consigam entrar e iniciar seus estudos. Existe também uma boa oferta de cursos de nível superior na rede privada, mas estes costumam ser muito caros.
De acordo com levantamentos feitos e divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), as mensalidades cobradas das instituições privadas para os cursos de Medicina variam entre R$ 7.613,55 a R$ 19.000,00, levando em consideração as Universidades que participam do programa ProUni.
Uma alternativa que muitos alunos acabam procurando é conseguir obter algum tipo de financiamento, que tem como principal objetivo fazer com que as pessoas tenham um custo menor durante o tempo do curso e, depois da formatura, acabe iniciando na profissão e quitando os pagamentos que foram feitos.
Um dos programas de financiamento estudantil mais procurados pelos estudantes é o Fies, administrado pelo governo federal em parceira com a Caixa e o Banco do Brasil. Mas será que é possível conseguir um contrato de Fies para cursos de Medicina?
Como funciona o Fies?
O Fundo de Investimento Estudantil é um programa mantido pelo governo federal que acaba tendo como principal objetivo facilitar a vida das famílias brasileiras que desejam ter estudantes na rede privada de ensino superior. Uma das características deste programa é o fato do financiamento ter juros mais baixos do que os que normalmente são praticados por outras instituições financeiras e estudantis.
Durante o contrato de financiamento os estudantes pagam apenas alguns valores com o objetivo de abater dos juros que vão sendo cobrados. Existem modalidades de contrato integrais, que cobrem o valor completo da mensalidade, e também contratos parciais, que cobrem metade do valor da mensalidade.
Após a conclusão do curso os estudantes possuem um prazo de carência e, posteriormente começam a fazer o pagamento das parcelas. A ideia é justamente fazer com que os estudantes tenham o dinheiro do trabalho para conseguir fazer o pagamento das mensalidades.
Existe Fies para cursos de Medicina?
Mesmo tendo menos vagas de contratos abertos especificamente para os cursos de Medicina, existe sim a possibilidade dos alunos conseguirem contratos de financiamento que são destinados justamente ao pagamento das mensalidades dos cursos de Medicina.
Como conseguir contrato de Fies para curso de Medicina?
Há alguns anos houve uma mudança nas regras do Fies. Anteriormente os estudantes matriculados em qualquer curso dentro de uma instituição privada conveniada podia solicitar o Fies, encaminhar os documentos e já conseguir o contrato. Atualmente o sistema está muito mais parecido com outros programas de ensino superior, como o ProUni.
Os estudantes precisam passar por uma espécie de processo seletivo unificado, que leva em consideração o desempenho que os estudantes tiveram nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota obtida acaba sendo utilizada como um critério de seleção, já que as vagas são restritas por instituição e curso.
Para que os estudantes tenham o mínimo para conseguir um contrato de financiamento em curso de Medicina eles devem ter tirado, pelo menos, 450 pontos na média em todas as provas do Enem. Além disso, os candidatos também não podem ter zerado a prova de redação. Os candidatos podem utilizar qualquer prova aplicada a partir do ano de 2010.
Além disso, também existe um critério de renda que acaba sendo levado em consideração para o encaminhamento do financiamento para quem realmente precisa. Neste caso, a renda bruta familiar para o financiamento integral deve ser de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.
Quantos pontos os estudantes devem tirar no Enem para conseguir um Fies no curso de Medicina?
Em cada ano este tipo de critério e de nota acaba mudando de acordo com o desempenho dos participantes naquele ano. Para ter uma noção, no ano de 2021, a nota de corte para o Fies de Medicina foi de 704,92 pontos.