Enem 2023: Confira o guia completo de como se inscrever

Saiba como confirmar sua participação nesta importante prova na vida dos alunos.

Publicado em 12/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Exame Nacional do Ensino Médio se tornou uma das provas mais importantes da vida dos estudantes que terminam esta etapa do ensino. Estes são os alunos que acabam se credenciando para que possam continuar seus estudos no nível superior, fazendo uma determinada faculdade que pode acabar se tornando em uma profissão para os alunos.

Enem 2023: Confira o guia completo de como se inscrever

Em um primeiro momento, o Enem foi criado com o principal objetivo de ter uma visão geral de como anda a formação dos alunos no Ensino Médio brasileiro, tanto em escolas públicas como nas escolas privadas. Mas, com o passar dos anos, a prova acabou se tornando uma das principais ferramentas de seleção para o ensino superior, junto com os vestibulares que são feitos, de forma individual, por cada instituição de ensino.

A prova acabou sendo adotada, oficialmente, como o método de seleção de pelo menos três importantes programas do governo federal que possibilitam o acesso ao ensino superior no Brasil: SiSU, ProUni e Fies. Além disso, a credibilidade da prova acabou fazendo com que outras instituições superiores também passassem a levar em consideração as notas ddo Enem para suas próprias seleções

Anúncios

Diante de tudo isso, boa parte dos alunos que saem do ensino médio acabam se inscrevendo para participar da prova.

Como se inscrever para o Enem 2023

Para os estudantes que estão se inscrevendo pela primeira vez no Exame, todo o processo acontece de forma digital, sendo que até mesmo o momento do pagamento da taxa pode acabar sendo feito pela internet. Além disso, o período de pedido de isenção da taxa já passou, sendo que ele sempre acontece antes da inscrição geral.

Anúncios

Portanto, se os candidatos não solicitaram a isenção no período indicado neste ano de 2023, ele terá que pagar a taxa de inscrição se quiser fazer o Exame.

Para se inscrever, confira o passo a passo:

Acesse a Página do Participante do Enem. https://enem.inep.gov.br/participante/ É através deste site que os estudantes poderão fazer a sua inscrição e também poderão acompanhar todas as demais informações sobre as provas, como acesso ao Cartão de Confirmação, gabaritos oficiais, resultados, etc.

Para iniciar o procedimento de inscrição, os candidatos precisam ter um cadastro no portal Gov.br, site do governo federal que concentra uma série de informações e serviços para os cidadãos. Caso a pessoa já tenha cadastro, ele poderá seguir com a inscrição, informando o CPF e também a senha criada. Caso não tenha o cadastro, será preciso criar este usuário e senha antes.

Clicando em inscrição, será preciso passar por uma checagem de segurança para saber se realmente é um humano que está fazendo a inscrição. Será preciso clicar na imagem correspondente ao que está sendo pedido no momento.

Na sequência, serão solicitados dois dados pessoais importantes para a inscrição: Número do CPF e Data de Nascimento. Na tela seguinte, mais alguns dados serão solicitados, como sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade.

Na próxima tela será perguntado o estado e a cidade onde o estudante nasceu. Por último, será solicitado o CEP do local onde a pessoa mora atualmente.

Na próxima etapa, será perguntado se o estudante necessita de algum tipo de atendimento personalizado. Podem solicitar alterações na forma como a prova é aplicada deficiências físicos, idosos e gestantes ou lactantes. Caso o estudante não necessite de qualquer tipo de atendimento especial, ele pode seguir com o cadastro.

Na sequência, os estudantes poderão escolher a opção de língua estrangeira da prova: inglês ou espanhol.

O estudante e terá que indicar o seu grau de escolaridade na tela seguinte da inscrição. Se marcar as opções "estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano" ou "não estou cursando e não concluí o ensino médio", a participação no Enem 2023 será apenas para treinamento, o que é chamado de treineiro.

Na próxima tela será perguntada a cidade na qual o estudante deseja fazer a prova, lembrando que essa opção não poderá ser alterada no futuro.

Na sequência, será preciso responder o questionário socioeconômico. São 25 perguntas para que a organização do exame possa saber mais sobre o perfil econômico e social do estudante e da sua família.

A próxima tela vai solicitar o número de celular e também o e-mail do candidato.

Por último, será preciso enviar uma foto e confirmar todos os dados do cadastro.

Ao final da inscrição, os candidatos que não conseguiram a isenção do pagamento da taxa da inscrição poderão escolher entre fazer o pagamento via boleto , Pix ou Cartão de Crédito, sendo que as duas últimas formas são online.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.