História do Brasil no Enem: 5 temas considerados fundamentais para os estudantes

Confira alguns dos temas que mais aparecem nas provas.

Publicado em 08/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acabou se consolidando, nos últimos anos, como uma das provas mais importantes da vida do estudante. Afinal de contas, ele se tornou basicamente a porta de entrada para a Universidade, seja para as vagas nas instituições públicas, através do SiSU, ou seja através de oportunidades de bolsas e parcelamentos oferecidos por programas como Prouni e Fies.

História do Brasil no Enem: 5 temas considerados fundamentais para os estudantes

Mas como a nota do Enem acabou se tornando a principal forma de seleção para que os estudantes consigam entrar no curso que eles desejam, conseguir um bom desempenho acabou se tornando o principal objetivo de quem está terminando o ensino médio. Mas revisar todo o conteúdo do Ensino Médio para conseguir um desempenho acima da média realmente não é uma tarefa nada fácil.

Todas as disciplinas acabam sendo contempladas, sendo que as de exata acabam sendo as mais temidas pela maioria dos estudantes. Mas as de humanas também são importantes e acabam pesando na nota final. Para determinados cursos, essas questões podem acabar tendo um peso ainda maior, por isso acaba sendo muito importante estudar temas como história.

Anúncios

Confira 5 assuntos de história do Brasil que vale a pena estudar para se preparar para o Enem.

Segundo Reinado

Este é um período histórico complexo e que normalmente costuma ser bastante cobrado nas provas do Enem. As questões que mais costumam aparecer quando temos este período histórico sendo cobrado estão diretamente relacionadas a Crise do Escravismo, um tema que acaba sendo facilmente associado a questões atuais, o que acaba sendo um prato cheio para quem faz as provas do Enem.

Anúncios

Dentre as leis que os alunos devem saber e que estão associadas a este período estão Lei Eusébio de Queirós, a Lei do Ventre Livre, a Lei dos Sexagenários e Lei Áurea (que decretou o fim da escravidão no Brasil).

Era Vargas

Um outro período histórico que normalmente aparece nas questões do Enem dedicada a história do Brasil. Neste período, muitas das perguntas acabam sendo associadas às questões relacionadas a cidadania de uma forma geral, também com uma relação com o que está acontecendo agora no presente.

A questão do voto costuma aparecer bastante frequentemente nestas perguntas. Além disso, é importante que os alunos saibam pelo menos as principais características de cada uma das constituições. Outro assunto que pode surgir também é algo relacionado a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Ditadura Militar

Questões sobre o período da Ditadura Militar no Brasil também costumam aparecer com uma certa frequência nas provas do Enem. Por isso, acaba sendo muito importante revisar os principais Atos Institucionais, que eram as ferramentas pelas quais os militares governavam o país, incluindo os AI-1, AI-2 e AI-5.

Outros temas que vale a pena dar uma olhada dentro deste grupo é o período do governo Médici, que é considerado como o auge do militarismo, e também o período que ficou conhecido como Milagre Econômico, no qual o país teve um pico de desenvolvimento mas que também acabou apresentando altos índices e concentração de renda.

Independência do Brasil

Sempre é importante dar uma revisada em todos os fatores que acabaram levando ao episódio de Independência do Brasil, especialmente a conjuntura da época e as principais consequências para o resto do mundo. Existem também questões que acabam fazendo referência do episódio aos movimentos que aconteciam no mundo, como o iluminismo.

Dentro deste conjunto de acontecimentos que acabou caracterizando a Independência, também pode ser interessante revisar os principais movimentos emancipacionistas, como Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e a Revolução Pernambucana.

República das Oligarquias

Geralmente o Enem acaba não cobrando dos alunos questões que sejam muito específicas sobre determinados presidentes, mas questões sobre as principais características deste período surgem em algumas perguntas. Por isso, vale a pena revisar os entos sociais e características políticas do período.

Um outro assunto que também vale a pena dar uma revisada durante os estudos é o coronelismo as questões que acabam cercando. A questão do voto do cabresto e da política dos governadores também costuma aparecer. E as principais características de outros movimentos sociais da época, como Canudos, Cangaço, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, e outros devem ser lidos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.