Intercâmbio na Austrália: 7 dicas para se dar bem

País oferece algumas das melhores condições para estudantes estrangeiros.

Publicado em 12/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O intercâmbio é um dos momentos mais importantes e desejados na vida dos estudantes de uma forma geral. No Brasil, ainda é um passo complicado, em função de todos os custos envolvidos, mas nos últimos anos a situação acabou ficando muito mais fácil, já que as condições estão mais facilitas e novas oportunidades estão surgindo nos mais variados países.

Intercâmbio na Austrália: 7 dicas para se dar bem

A Austrália é um dos países mais procurados pelos estudantes brasileiros que desejam passar um período fora, mesmo que seja um dos países mais distantes do Brasil em termos de localização geográfica. Mas essa nação, além de contar com algumas características muito próximas a do Brasil, incluindo o clima, também acabou, ao longo das últimas décadas, investindo bastante nos programas de intercâmbio, atraindo estudantes de outros países para o local.

Para quem está pensando ou já está se preparando para um intercâmbio na Austrália, confira algumas dicas fundamentais:

Mantenha sempre a cabeça aberta

Anúncios

Antes de mais nada, é muito importante que os estudantes cheguem ao país com sua mente aberta, especialmente em relação as oportunidades de trabalho que geralmente os estudantes precisam pegar durante o tempo em que ele estuda no local. Trabalhar com limpeza de casas e escritórios, como garçom ou em construção é algo completamente normal. Essa é uma boa forma de conseguir se manter no país.

Respeite sempre a cultura local

De uma forma geral, a Austrália não possui muitos elementos culturais que possam causar choque nos brasileiros, o que acontece com outros países, especialmente os da Ásia. Mesmo assim, sempre existem elementos importantes dentro da cultura de um determinado local que precisam ser respeitados. Também é sempre importante ficar de olho na cultura das outras pessoas que os brasileiros poderão encontrar, já que o período de intercâmbio também geralmente coloca as pessoas em contato com estudantes do mundo inteiro.

Administre muito bem o seu tempo

Anúncios

As oportunidades de emprego na Austrália são bastante variadas, e os estudantes não devem encontrar dificuldades para conseguir determinadas vagas de trabalho por meio período, ou vagas apenas para determinados dias da semana. É muito comum encontrar pessoas que tenham dois ou até três empregos diferentes. Mas como os estudantes também precisam dedicar tempo ao programa de ensino escolhido, é muito importante saber administrar o tempo.

Cuidado com os gastos

O custo de vida na grande maioria das cidades da Austrália é bem elevado, especialmente quando comparado com o custo de vida no Brasil. Diante disso, é muito importante que mas pessoas cheguem ao local preparadas para cuidar das suas finanças. É muito importante cuidar com os gastos no dia a dia, especialmente em relação a moradia e alimentação, que pesam bastante nos gastos.

Valorize o investimento

Para a grande maioria das pessoas, fazer um intercâmbio na Austrália é um grande investimento em termos financeiros. Por isso, é muito importante que os alunos realmente entendam que é muito importante comparecer às aulas e aproveitar o curso de uma forma geral. Além disso, também é muito importante aproveitar o tempo no local para conseguir criar conexões que acabarão se tornando muito uteis no futuro. Mesmo que a pessoa tenha como objetivo utilizar o intercâmbio como uma forma de ficar na Austrália, é muito importante valorizar essa oportunidade de ensino.

Mantenha o foco no objetivo

Também pode acabar se tornando muito fácil perder o foco nos objetivos que foram aqueles que realmente incentivaram a pessoa a fazer o intercâmbio. E a Austrália é um país incrível em termos de oportunidades e possibilidades, mas que podem acabar fazendo com que as pessoas se desviem do foco. É importante também que este objetivo seja buscado durante toda sua estadia no país, e não apenas no curso ou nas aulas. Portanto, se as pessoas pretendem melhorar o inglês, por exemplo, é fundamental buscar o contato com nativos e outras pessoas que falem o idioma também nos momentos de descanso e lazer.

Aproveite as opções gratuitas

A Austrália também oferece uma grande quantidade de oportunidades gratuitas nas mais variadas áreas. São cursos e workshops que, na grande maioria dos casos, acabam sendo interessantes para direcionar as pessoas para o que elas podem fazer em termos de trabalho, especialmente logo que chegam ao país. Em alguns casos, estes cursos também podem ser feitos antes mesmo da pessoa sair do Brasil.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.