Lição de casa: confira dicas para estimular as crianças

Momento deve ser encarado como uma extensão do aprendizado dentro do ambiente escolar.

Publicado em 08/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Muitas crianças e adolescentes não entendem a necessidade da lição de casa. Mais do que isso, eles geralmente não gostam de levar atividades para que sejam feitas durante o período de descanso, ainda mais quando eles passam muito tempo nas escolas. Mas, muito mais do que apenas transferir determinadas atividades paras que sejam feitas em outro momento, a lição acaba sendo uma forma de transferir parte do processo educacional para os lares.

Lição de casa: confira dicas para estimular as crianças

O ambiente escolar é fundamental para o processo de ensino de uma forma geral, especialmente alfabetização. Mas nem sempre os alunos conseguem entender como aquele conteúdo será aplicado na sua vida real, no dia a dia. Além disso, o ambiente escolar é coletivo, e a individualização do aprendizado também acaba sendo muito importante.

A lição de casa acaba sendo justamente a oportunidade que as pessoas acabam tendo para aprender fora deste espaço controlado e coletivo. Além de ampliar o conhecimento, a lição de casa também acaba sendo muito importante justamente para incentivar uma maior autonomia e até mesmo comprometimento dos estudantes com o ato de estudar.

Anúncios

Confira algumas dicas para conseguir estimular essa vontade do aprendizado nas crianças pequenas.

Estabeleça um horário e crie uma rotina

Assim como acontece dentro do ambiente escolar, acaba sendo muito importante que os pais e adultos responsáveis acabam criando e estabelecendo uma rotina para as crianças e os adolescentes quando eles estão em casa, focado não apenas na lição de casa como no aprendizado de uma forma geral.

Anúncios

É muito importante que os pequenos tenham, pelo menos, um horário fixo para que ele faça suas atividades, tanto em termos de hora para começar e terminar como também de tempo a partir do início. Além disso, é fundamental que estas decisões, de fato, se consolidem em uma rotina, sendo mantida todos os dias.

Crie um ambiente sem distrações

Um dos grandes desafios que os jovens e também os pais enfrentam nos dias de hoje quando o assunto é qualquer coisa relacionada a aprendizado em casa é justamente o ambiente, que está sempre recheado de distrações. A tecnologia, que pode ser muito útil para a educação de uma forma geral, também pode acabar se tornando uma armadilha que dificulta a concentração.

Portanto, é fundamental tentar criar pelo menos um ambiente no qual as distrações acabem sendo reduzidas consideravelmente. Somente desta forma será possível conseguir estudar de uma forma mais efetiva, utilizando este momento para aprender, e não apenas para terminar e entregar para a professora.

Apoie sem interferir

Uma das grandes dúvidas que os pais acabam tendo é até que ponto eles podem ajudar os jovens durante as suas lições de casa. De uma forma geral, os adultos devem se apresentar como um ponto de apoio e referência, apresentando alguns caminhos que permitam com que as crianças e os adolescentes concluam suas tarefas. Mas eles não devem assumir para si a responsabilidade em concluir as tarefas. O ideal é que os pais ou adultos responsáveis utilizem este momento para incentivar a autonomia pela busca de soluções e o pensamento crítico de uma forma geral.

Mantenha sempre a paciência

O momento da lição de casa pode acabar sendo bastante desafiador tanto para os estudantes como também para os adultos. Portanto, é fundamental que este seja um momento de aprendizado e que não possa ser traumatizante ou muito estressante para os pequenos. Os pais devem sempre manter a paciência no momento de oferecer suporte e até mesmo na hora de cobrar. Lembrando que os pais acabam sendo fundamentais para fazer com que a rotina seja seguida dentro de casa, mas o papel da cobrança dos resultados deve ser da instituição de ensino.

Crie um espaço de confiança para estabelecer pausas

A importância da lição de casa não deve ser uma punição e nem mesmo uma desculpa para fazer com que os pequenos fiquem presos estudando sem parar por horas e horas a fio. É fundamental que os pequenos também acabem tendo seus momentos de pausa, como acontece no ambiente escolar. Afinal de contas, o descanso também acaba sendo importante para que o cérebro consiga reter estas informações.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.