Manutenção barata: 8 dicas para gastar menos com a manutenção do seu carro

Saiba mais sobre como cuidar do seu carro e diminuir os gastos com as manutenções mais complexas.

Publicado em 26/06/2023 por Rodrigo Duarte.

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Manutenção automotiva é um assunto que costuma dar uma doe de cabeça para grande parte dos donos de carros. Existe até mesmo uma frase que costuma estar relacionada a compra de um veículo e cujos gastos podem ser comprados com “a de ter um filho”. Pode parecer um exagero, mas também é verdade que entender como custo para manter um carro apenas a parcela do financiamento e o valor da gasolina é um erro.

Manutenção barata: 8 dicas para gastar menos com a manutenção do seu carro

Mas existem algumas dicas que podem ajudar as pessoas que não querem receber notícias ruins quando precisam levar o carro para a manutenção. Algumas atitudes que podem ser tomadas no dia a dia podem realmente ajudar bastante a aumentar a vida útil da grande maioria das peças dos carros.

Confira dicas para uma manutenção de carros caseira e mais barata:

Radiador

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Ter uma rotina de conferir sempre a água do radiador pode evitar uma série de problemas, começando pela pane seca e chegando no desgaste de uma série de peças antes do final da vida útil prevista. E não custa nada verificar o nível da água do radiador toda semana, lembrando que isso sempre deve ser feito com o motor frio e o veículo nivelado. Com isso, a peça vai conseguir fazer a sua principal tarefa, que é a de manter o carro sempre resfriado.

Velas

As velas de ignição dão alguns sinais visíveis que vão precisar ser trocadas em breve, como o aumento considerável no consumo de combustível, além de uma maior dificuldade no momento da partida do veículo, bem como uma marcha considerada mais lenta e desregulada. Na maioria dos casos, a troca deve ser feita a cada 20 mil a 30 mil km.

Correia dentada

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Essa é uma peça que precisa ser avaliada por um profissional qualificado, mas essa verificação nem sempre precisa ser feita somente na revisão geral do veículo e pode acabar deixando de apresentar uma série de problemas quando elas são trocadas antes de qualquer defeito. Geralmente a revisão mais específica e profissional deve ser feita a cada 50 mil km.

Óleo de motor

Um outro item que pode ser verificado tranquilamente pelos donos dos veículos nas suas próprias casas é o nível do óleo. O ideal é que essa verificação também seja feita semanalmente e deve ser feito sempre antes de utilizar o carro pela primeira vez do dia, sempre em um piso considerado como nivelado. Além disso, também é sempre importante lembrar de limpar a vareta do óleo antes de realizar a medição.

Filtros

Existem dois tipos de filtros que precisam ser analisados com cautela. O primeiro deles é o do combustível, que deve ser trocado sempre seguindo a recomendação do fabricante, mas em média a cada 7 mil km para veículos movidos a gasolina e a cada 10 mil km para veículos movidos a álcool. Já o filtro do ar não conta com um período específico para troca, mas a recomendação é também fazer a sua troca a cada 7 mil km rodados.

Bateria

Nas baterias mais modernas, a verificação que precisa ser feita pelos motoristas é com relação aos cabos, se eles estão bem lipos e bem fixados aos pólos da bateria. O recomendado é que essa verificação seja feita, de uma forma um pouco mais minuciosa, todos os anos. Já baterias mais antigas podem exigir que os proprietários adicionem água.

Pneus

Os pneus devem sempre ser calibrados a cada 15 dias ou sempre antes de fazer uma viagem mais longa. Já com relação a sua troca, os donos dos carros devem observar sempre as informações dos fabricantes dos pneus. Também é importante ficar de olho nos sinais de desgastes. Uma marca de referência pode ser conferida quando o desgaste atinge um triângulo ou as letras TWI, que são impressas nas laterais do pneu.

Freios

O fluído do freio deve ser trocado a cada 2 anos ou seguindo as orientações do fabricante. Isso evita que umidade se acumule no local, o que pode diminuir consideravelmente o desempenho dos freios. Já as pastilhas dos discos devem ser trocadas sempre que as suas espessuras não estiverem mais dentro do padrão.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.