Motos de alta cilindrada: confira dicas de manutenção
Saiba mais sobre o que deve ser feito para manter essas motos funcionando plenamente.
A grande maioria dos pilotos que acabam não apenas utilizando a moto pelas vantagens que ela possui em relação a veículos como os carros mas por realmente gostar da sensação de liberdade que elas passam acabam sonhando em ter um modelo que seja considerado de alta cilindrada. Basicamente elas são as mais potentes do mercado, sendo divididas em diversas categorias, para os mais variados tipos de finalidades.
Como são modelos que possuem maior potência e também mais itens de tecnologia e segurança, essas motos costumam ter um preço bem mais elevado quando comparada com as escolhas que são consideradas como mais populares. E não estamos falando apenas do custo de compra, mas também dos custos relacionados a manutenção.
Para quem está de olho em uma moto de alta cilindrada e também para as pessoas que já possuem uma destas, confira dicas para uma manutenção mais eficiente:
Mantenha o foco no calendário de manutenção
Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas consigam manter o foco no calendário de manutenção definido pela fabricante para estas motos. Como estamos falando de veículos que são mais caros, essa falta de cuidado pode acabar causando um grande prejuízo, não apenas financeiro, como também relativo ao tempo que as pessoas podem ficar sem a sua moto.
As motos de maior cilindrada acabam apresentando a tendencia de ter componentes que não são encontrados facilmente no mercado. Por isso, as revisões regulares acabam sendo as mais indicadas para que sejam feitos determinados reparos ou tomar as medidas preventivas. Também é fundamental dar atenção para as pequenas manutenções, como transmissão, freios, suspensão (dianteira e traseira) e refrigeração. Pequenas manutenções de limpeza e lubrificação regular também são importantes para garantir que as correntes e outras peças alcancem sua vida útil esperada.
Não troque de produtos
É muito importante também que os donos das motos de alta cilindrada não façam substituições que sejam indicadas pela montadora. Essas motos, para que consigam oferecer tudo o que elas prometem em termos de desempenho e também de controle, dependem da qualidade dos itens e acessórios que são instalados na mesma.
Para as motos que são mais baratas, pode ser que os donos consigam encontrar algumas substituições no mercado que são mais baratas e que acabam oferecendo um desempenho semelhante, mas nas motos de maior cilindrada pode ser um problema. Por isso, fique sempre de olho nas marcas e modelos indicados, além do tempo de vida útil de cada parte.
Aditivos podem ser aliados
Os aditivos, como aqueles que acabam sendo adicionados ao óleo antes da troca e que ajudam na limpeza das pelas e do motor de uma forma geral, são muito interessantes e costumam realmente ter um bom desempenho nestas motos. Mas vale a mesma dica anterior, é muito importante buscar informações junto a montadora para saber se eles realmente podem ser utilizados sem qualquer tipo de problema para a moto. Além disso também é importante utilizar os aditivos que sejam de marcas confiáveis.
Escolha somente combustível de qualidade
Os combustíveis que tenham mais qualidade, feitos pelas distribuidoras de confiança, acabam tendo um efeito muito interessante nestas motos que possuem mais cilindradas. Eles possuem uma série de componentes que fazem com que o combustível, de uma forma geral, seja aproveitado de uma forma mais eficiente e consiga fazer com que a moto atinja todo o seu potencial em termos de desempenho.
Estes combustíveis conseguem reduzir o tempo entre as manutenções. Eles também fazem com que a moto consiga rodar mais com um menor consumo e reduz as emissões de poluentes na atmosfera.
Troque o óleo no período indicado
O período em que as pessoas devem trocar de óleo é sempre indicado pela montadora da moto. Essa é uma informação que sempre deve ser buscada no manual, mas também pode acabar sendo buscada através dos atendimentos. A troca leva em consideração o fator quilometragem ou tempo, o que ocorrer primeiro.
Em determinados casos, com determinadas formas de pilotagem, o óleo pode acabar sendo consumido de uma forma mais rápida, e isso vai acelerar essa troca. Além disso, o fato da moto rodar mais nas estradas do que nas cidades também interfere diretamente.