Motos para fazer trilha: confira as melhores opções de 2024
Conheça modelos indicados para quem deseja fazer uma atividade mais radical sobre duas rodas.
As motos são veículos extremamente versáteis e muito mais baratas do que os carros, tanto em relação ao preço de venda como também a manutenção de uma forma geral. Os diferentes modelos que podem ser encontrados no mercado são destinados as diferentes atividades possíveis, incluindo as opções que permitem com que os pilotos façam atividades mais radicais.
Para quem deseja fazer algumas atividades consideradas como sendo mais radicais, como as trilhas, existem determinados modelos de motos acabam sendo considerados os mais recomendados. Mas, como acaba sendo uma atividade bastante específica que exige das motos muito mais do que uma condução simples, elas precisam ter algumas características consideradas bastante específicas.
Elas precisam ter, por exemplo, pneus mistos, que são aqueles que conseguem ter um desempenho melhor não apenas quando está rodando em vias públicas consideradas como propícias para deslocamento, como também nas estradas de areia mais acidentadas, que normalmente acabam sendo encontradas nas trilhas.
Confira alguns modelos considerados como os mais indicados e interessantes para quem deseja começar a fazer trilhas e procura motos com uma boa relação custo-benefício.
Yamaha TT-R 230
Este é um modelo que acaba sendo muito indicado para as pessoas que desejam começar no mundo da prática off-road de motos, tendo a possibilidade de enfrentar as mais variadas trilhas e garantindo um excelente desempenho. Ela conta com um motor de 223cc, ração a ar, SOHC, quatro tempos e seis marchas.
No mercado este modelo acaba se tornando reconhecido bastante pela agilidade e pela robustez do modelo como um todo, permitindo que os pilotos consigam enfrentar as trilhas iniciantes e moderadas. O modelo também já chega para o piloto com freio a disco na roda dianteira e rodas com aros DID.
Honda CRF 250F
Já este modelo vendido pela Honda foi inspirado na linha motocross, sendo que uma das principais características deste modelo é o fato dele ter um visual completamente alinhado com os conceitos mundiais que normalmente são trabalhados nas competições de trilhas. Dentre os seus principais diferenciais quando comparado com modelos de motos mais comuns estão conjunto óptico integrado às linhas do para-lamas dianteiro, marcado por seu design agressivo.
Em relação ao seu desempenho e ao conjunto mecânico de uma forma geral, este modelo chega com motor 250cc, SOHC, que funciona à gasolina, gera 22,2 cavalos de potência a 7.500 rpm. São características que deixam a moto com uma relação entre peso e potência bem interessante para a prática das trilhas, permitindo que as motos consigam se movimentar bem e enfrentar os mais variados terrenos.
MXF Motors 300 RX
Mesmo sendo uma moto lançada por uma marca menos famosa e reconhecida no mercado do que as duas citadas anteriormente, este acaba sendo um modelo também muito interessante para quem quer praticar trilhas. Ele tem um design bastante arrojado e projetado para enfrentar as trilhas, com o diferencial é de que a moto utiliza plásticos 100% brasileiros.
O conjunto mecânico é composto especialmente por um motor de duplo comando de válvulas e cabeçote DOHC, além de carburador tipo CR Flat, o que oferece ainda mais potência. As suspensões FAST ACE têm um novo Set-Up Racing na versão 2023, muito interessante para atender as necessidades dos condutores brasileiros.
Kawasaki KLX 450
Para os pilotos que estão procurando uma boa moto para fazer trilhas, mas não quer abrir mão da modernidade e dos novos recursos que os modelos possuem, esta pode ser uma boa opção. Ela oferece para os pilotos painel digital compacto, que apresenta velocímetro, relógio, odômetro, freios a disco em formato margarida, além de partida elétrica. Apresenta freios a disco, partida elétrica, e farol e lanterna compactos.
Em relação ao seu conjunto mecânico, esta acaba sendo uma opção de moto mais potente, incluindo monocilíndrico, de 449 cilindradas, refrigeração líquida, quatro tempos, DOHC de quatro válvulas, transmissão de cinco velocidades. A moto também oferece chassi leve e responsivo, um conjunto de características que acabam tornando este modelo mais recomendado para os pilotos que tenham um pouco mais de experiência.
Honda CRF 450L
Outro modelo para quem busca uma moto um pouco mais potente. Ela conta com motor de quatro válvulas, a 449 cc desta moto, com arranque elétrico. De acordo com a marca, este é um modelo que oferece uma gama de binário suave, desde as rpm mais baixas, o que ajuda a deixar o pneu traseiro em maior contato com a pista.
Ela pode ser considerada como uma moto interessante para todos os tipos de terrenos. Além do conjunto mecânico citado anteriormente, o modelo oferece uma caixa de seis velocidades e um conjunto distinto de iluminação em LED.