Portfólio profissional: confira dicas e truques para criar o seu
Ferramenta ajuda pessoas que desejam se destacar no mercado profissional.
Durante muito tempo o portfólio era uma ferramenta que geralmente era direcionada para determinados profissionais de áreas consideradas mais criativas para que os possíveis contratantes tivessem um pouco de contato com a linha de trabalho que aquele profissional segue. Hoje em dia ele se tornou um diferencial e uma forma de se destacar para as mais variadas profissões.
Entenda melhor o que é o portfólio e confira algumas dicas de como fazer o seu.
O que é portfólio?
Um portfólio basicamente é uma coleção de materiais que acabam tendo como principal objetivo demonstrar a experiência de trabalho de um determinado profissional. Esta mesma ferramenta também pode ser utilizada para apresentar a experiência profissional do candidato que está concorrendo a uma determinada vaga ou para quem deseja divulgar seu trabalho para futuros clientes.
A maneira mais fácil de entender o que é um portfólio é pensar nos melhores exemplos de trabalho que um determinado profissional pode incluir em uma determinada coleção. No caso das carreiras mais criativas, como artistas, designers e escritores, o portfólio acaba sendo basicamente os exemplos de trabalhos que aquele profissional já entregou.
Mas existem portfólios que podem ser feitos por profissionais que trabalham em outras áreas. Por exemplo, para as pessoas que trabalham como gestoras ou administradoras, os portfólios podem ser criados a partir de um conjunto de análises e estudos de casos de ações e resultados que aquele profissional já obteve ao longo da sua trajetória.
Dicas para montar um bom portfólio
Busque os melhores resultados
Em primeiro lugar, é muito importante que as pessoas escolham aqueles trabalhos que sejam considerados mais interessantes para conquistar a atenção de outras pessoas. Existem algumas armadilhas nesta etapa. Pode ser que alguns profissionais acabam criando um portfólio a partir das suas próprias paixões e interesses.
Mas nem sempre o gosto e a forma como o profissional se enxergam é a mesma que das outras pessoas, especialmente aquelas possuem o poder da contratação. Por isso, é muito importante escolher aqueles trabalhos ou aquelas demonstrações que já tenham sido validadas por outras pessoas anteriormente. Ou seja, aquelas que já acabaram passando por uma determinada avaliação e que rendeu feedbacks interessantes, ou ainda prêmios e demais distinções.
Pense na forma de apresentação
Mesmo que estejamos falando de profissionais que acabam tendo atividades profissionais consideradas como mais burocráticas e menos atrativas do ponto de vista visual, é muito importante que o portfólio seja criado de uma forma que consiga atrair a atenção de quem está lendo e que vai fazer uma avaliação.
Portanto, capriche na consistência do documento, lembrando que ele não deve ser apenas um currículo. Mesmo que seja composto apenas de texto, a apresentação é fundamental e também uma forma do profissional conduzir o olhar e a interpretação para uma determinada direção que seja mais favorável.
Organize seu portfolio
Os melhores portfólios são aqueles que conseguem, a partir dos exemplos de trabalho, demonstrar a forma como aquele profissional atua, ao mesmo tempo contar uma história, que nada mais é do que a trajetória profissional de quem organizando o mesmo. Essa história pode ser contada de diversas formas, levando em consideração uma linha do tempo, por exemplo, ou ainda através de áreas de atuação ou ainda por setores ou levando em consideração ainda a recepção do público de uma forma geral.
Diversifique
Ao mesmo tempo que um portfólio deve sempre ser consistente, dando prioridade para os melhores trabalhos de um determinado profissional, hoje em dia acaba sendo muito importante que ele seja diversificado. Ou seja, estes mesmos trabalhos também devem acabar se tornando um exemplo consistente das mais variadas coisas que aquela pessoa pode fazer na sua vida profissional. A versatilidade é uma das qualidades mais buscadas pelas empresas, portanto ela deve estar contemplada, pelo menos de alguma forma, no portfólio.
Não esqueça do básico
Além dos exemplos de trabalho, é importante lembrar que, na maioria dos casos, este acaba sendo um documento que circula entre possíveis contratantes e clientes. Por isso, ele também deve conter outras informações consideradas como básicas, incluindo dados de identificação do profissional, formas de contato e um resumo dos serviços entregues.