Primeiro estágio: confira dicas para conseguir se sair bem
Saiba como se destacar e tirar mais proveito essas experiências.
O estágio é uma excelente forma que os estudantes encontram de ter as suas primeiras experiências profissionais, quando eles ainda estão passando pelo período estudantil, seja durante o ensino médio ou durante outras etapas de formação, como o nível técnico ou profissional. Nestes últimos casos, as pessoas geralmente trabalham na área em que ela está se preparando para atuar depois de formado.
O começo do ano, para aqueles estudantes que optam por sacrificar o seu período de descanso das férias para trabalhar, costuma ser muito interessante para buscar uma vaga de estágio, especialmente quando é a primeira, justamente em virtude da grande demanda de encerramento de contratos, seja pela formatura de estudantes ou mesmo em virtude das férias.
Mas não gasta conquistar essa vaga, que em determinados casos pode acabar sendo tão disputada como uma seleção para vagas de trabalho profissionais. Um bom desempenho nesta vaga pode acabar garantindo até mesmo uma contratação para uma vaga efetiva.
Confira algumas dicas para conseguir se dar bem no primeiro estágio:
Mantenha a pontualidade
Algo que realmente acaba fazendo bastante diferente no trabalho de um estagiário é o seu comprometimento com as atividades profissionais de uma forma geral. E uma boa forma que os chefes e demais lideranças acabam utilizando para medir este tipo de comprometimento é pelo cumprimento com o horário, ainda mais quando estamos falando dos estagiários, que normalmente acabam tendo um perfil mais jovem. Portanto, manter o horário pode ser interessante para se destacar.
Demonstre proatividade
Mesmo que os estagiários, na grande maioria dos casos, acabem tendo sua atuação um pouco mais limitada dentro da empresa em relação ao que eles podem e ao que eles não podem fazer, é muito importante que os estudantes também demonstrem um pouco de proatividade no dia a dia. Geralmente aqueles que se destacam são os que conseguem tratar o estágio como se fosse o seu primeiro emprego. Mas é importante ir conquistando o seu espaço aos poucos para demonstrar essa proatividade, do contrário pode acabar passando a imagem de impulsivo.
Saiba conciliar com os estudos
Atualmente existe uma lei referente aos estágios feitos no ensino técnico e superior no Brasil que limitam a carga horária em 6 horas por dia apenas. Isso significa que, teoricamente, os estudantes trabalham em um turno para conseguir estudar em outro. Mesmo assim, pode ser bastante desafiador, especialmente para quem está começando, conciliar os dois. Mas é fundamental não descuidar dos estudos, já que muitas empresas inclusive monitoram o desempenho dos estudantes como critério de renovação de contrato.
Comece a fazer contatos
Além de começar a ganhar experiência profissional na área que o estudante escolheu para sua carreira, o estágio também acaba sendo uma excelente forma de começar a fazer contatos que poderão ser muito importante para a carreira dos jovens. Essas pessoas podem acabar se tornando aquelas que vão lembrar do estagiário para uma possível vaga que pode acabar surgindo.
Conheça bem a empresa
Essa é uma dica que vale tanto antes, no momento que os candidatos ainda estão se preparando para a seleção, quanto para depois, quando eles já conquistaram as vagas. Os estudantes conseguem realmente se destacar a partir do momento que eles se dedicam a conhecer melhor a empresa onde eles estão atuando. E ser um estagiário não deve impedir nenhum profissional de se tornar curioso em relação ao ambiente profissional no qual está inserido. Portanto, é muito importante dedicar tempo para conhecer melhor a firma.
Escute bastante
Mesmo que os estagiários tenham que manter um comportamento e uma atitude curiosa e exploradora, é importante também saber quando parar e escutar o que está sendo dito. Afinal de contas, os profissionais estão trabalhando ali por algum motivo, e muitos deles terão anos de experiência profissionais a mais do que o jovem que está começando. Por isso, é importante saber escutar o que os outros estão querendo dizer.
Peça feedback
Muitas empresas acabam tendo uma política de feedback para os seus funcionários, especialmente os estagiários, que estão ali também para aprender. Mas, caso isso não exista, nada impede dos estudantes pedirem uma avaliação dos seus superiores diretos, para que eles consigam entender onde podem mudar e melhorar.