Professor: 6 dicas para estimular a criatividade dentro da sala de aula
Saiba como potencializar o poder de pensamento dos estudantes.
A escola é um ambiente fundamental no desenvolvimento dos jovens como pessoas. Muito se fala sobre a responsabilidade na formação relacionada ao ensino tradicional, mas nos dias de hoje as escolas não desempenham apenas este papel na vida dos alunos. Elas também precisam se preocupar com a formação humana e cidadã dos jovens que estão passando por ali.
Dentre as diversas características e capacidades dos alunos que precisam ser desenvolvidas dentro da sala de aula, uma das mais importantes é a criatividade. Existem diversas definições que podem ser encontradas para este termo, mas uma das mais comuns é a capacidade de criar inventar soluções para problemas que se apresentam ou que ainda podem se apresentar na vida das pessoas.
A criatividade também está diretamente relacionada as manifestações artísticas, uma vez que elas dependem da capacidade de imaginar coisas e situações e formas de se comunicar com outras pessoas de formas que vão além das convenções tradicionais. Uma outra informação importante é que a criatividade pode realmente ser desenvolvida, e não é algo que simplesmente a pessoa tem ou não.
Importância do desenvolvimento da criatividade em alunos
Diversas pesquisas já foram feitas sobre o tema ao redor do mundo. De acordo com o estudo liberado por Roger Beaty, especialista em neurociência cognitiva pela Universidade Harvard, as pessoas que têm ideias originais em sua vida cotidiana possuem um cérebro diferente dos demais.
Mas uma outra informação muito importante que também foi obtida através desta pesquisa é o fato de que o pensamento criativo não é algo exclusivo em algumas pessoas, sendo muito possível treinar o cérebro em determinadas áreas para que as pessoas consigam ter a capacidade de desenvolver ideias originais.
Confira algumas dicas para conseguir desenvolver o pensamento criativo nos alunos dentro da sala de aula:
Prefira sempre um ensino contextualizado
Mais do que simplesmente passar o conteúdo programático aos alunos enquanto ele está dentro da sala de aula, é muito importante que os professores consigam trabalhar o que pode ser chamado de ensino contextualizado. O conteúdo que está sendo trabalhado dentro da sala de aula sempre deve estar relacionado ao mundo em que os estudantes estão vivendo, especialmente com uma maior aproximação com a realidade de fato destes alunos. Também é sempre muito importante promover discussões e debates sobre os temas, e isso não precisa ser feito apenas na área de humanas.
Modernize o espaço escolar
Com a tecnologia que está disponível na vida dos alunos, manter os estudantes completamente focados durante horas dentro da sala de aula pode ser uma tarefa complicada. Diante disso, é muito importante pensar em formas de modernizar este espaço de aprendizado também. Caso não seja possível contar com recursos tecnológicos próprios das escolas, os professores devem pensar em como incluir os recursos dos próprios estudantes no seu dia a dia de aprendizado.
Trabalhe a educação artística
A educação artística está prevista na Base Nacional Comum Curricular, que define o conteúdo que precisa, de forma obrigatória, ser trabalhado junto aos alunos durante os ciclos de ensino. Mas nem sempre a educação artística deve se manter apenas a essas disciplinas, ela também deve estar integrada a outras matérias e disciplinas.
Estimule sempre o desenvolvimento de ideias
É sempre importante desafiar os alunos para que eles consigam encontrar a resolução de problemas. Por isso, é muito importante que os professores evitem trabalhar apenas como solucionadores que apresentam as respostas definitivas para tudo, mas também trabalhe em um sistema de parceira com os estudantes, para que todos consigam encontrar a solução para problemas que se apresentam na realidade de cada um.
Promova a curiosidade
Este também é um hábito muito importante que precisa ser estimulado dentro da s ala de aula. Através da curiosidade também é possível criar o que pode ser chamado de capacidade de pensamento crítico. Com isso, os alunos podem entender que, antes de encontrar a solução para os problemas, é preciso passar por uma etapa de análise e reflexão.
Incentive sempre o hábito de leitura
Isso deve ser sempre feito, não apenas pelos professores das áreas de humanas, mas também pela de exatas. Para isso, uma dica interessante é criar atividades que consigam conciliar a leitura com outras atividades ou por meio de projeto interdisciplinares.