Roubo de motos: 6 dicas para evitar a ação dos bandidos
Confira algumas estratégias para conseguir melhorar a segurança das motos que rodam pelas cidades.
As motos são opção viáveis de transporte para a grande maioria dos brasileiros que precisam se deslocar pelas grandes cidades. Elas podem ser utilizadas tanto pelas pessoas que precisam apenas se deslocar para determinados destinos, como o trabalho ou o local de estudos, como também para quem está procurando por uma opção de incremento de renda ou até mesmo como uma opção de renda principal no segmento de entregas.
Mas as motos, mesmo sendo veículos mais baratos, também acabaram se tornando objetos de desejo dos bandidos. De acordo com os dados revelados recentemente por uma empresa que atua no segmento de rastreamento e localização de veículos no país, situações de roubo e furto de motocicletas cresceram mais de 80% nos primeiros meses do ano de 2023 quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Um dos principais motivos para este aumento na onda de roubos de motos é justamente o aumento na venda dos veículos regularmente. Isso faz com que o mercado, de uma forma geral, tenha mais demanda de peças de motos, alimentando o comércio paralelo. A empresa também revela que os dias nos quais os roubos acontecem com mais frequência é sexta, sábado e domingo.
Para tentar tornar mais difícil ou mesmo inibir a ação dos bandidos, confira algumas dicas:
Grave o chassi nas peças
Uma das técnicas que têm sido utilizado mais frequentemente pelos donos das motos está sendo chamada de “vacina antifurto”. Este é um recurso que pode ser encontrado no mercado custando algo entre R$ 150 e R$ 220 e que basicamente consiste em uma operação que grava o número do chassi da moto em todas as peças que são consideradas como removíveis dda moto.
Como a venda das peças no mercado paralelo acaba sendo um dos principais motivadores da ação dos bandidos, quando os números do chassi estão gravados nas peças o trabalho de venda acaba se tornando muito mais difícil.
Cuidado com o celular
O telefone é uma das principais ferramentas de trabalho do motociclista junto com a própria moto nos dias de hoje. A grande maioria deles acabam dependendo do GPS para chegar ao destino final ou ainda para receber os pedidos que chegam dos aplicativos. Mas o telefone também pode acabar se tornando um dos grandes facilitadores da ação dos bandidos.
Portanto, é muito importante que os motociclistas tenham total atenção ao que está acontecendo ao seu redor, especialmente quando eles precisam operar o telefone celular. O mais recomendado é obter as informações necessárias junto ao telefone antes de subir na moto.
Escolha bem o local onde vai estacionar
Antes de escolher o local onde a moto vai ficar estacionada, é muito importante avaliar bem ao redor. Mesmo que não existe local que possa ser considerado como 100% seguro, é sempre recomendado optar pelos locais mais bem iluminados e movimentados, evitando deixar a moto ou mesmo parar nas ruas que tenham pouco movimento.
Redobre a atenção nos horários de risco
Mesmo que boa parte dos motociclistas que trabalham com entregas acabem rodando durante o período noturno, é muito importante redobrar a atenção nestes momentos que são considerados mais arriscados. De acordo com as pesquisas feitas com base nos registros e boletins das forças policiais, o período de maior risco é entre 20h e as 3h. Nestes horários, é importante evitar locais mais perigosos e parar a moto sempre perto de comércios que estejam funcionando na madrugada.
Instale mais dispositivos de segurança
Incrementar a moto com determinados dispositivos de segurança é sempre uma boa pedida, especialmente para quem trabalha com o veículo. Dentre os mais recomendados estão as travas que podem ser instaladas nas rodas e no guidão, além de sistema corta combustível e rastreadores.
Se posicione bem nos semáforos
Outro momento que sempre pode ser considerado como de atenção por parte dos motociclistas é quando eles param no semáforo. Mesmo durante o dia neste momento os bandidos costumam atacar os mais desatentos. Por isso, é sempre importante escolher a posição ideal, sendo que a mais indicada sempre é entre dois carros, o que ajuda a criar uma barreira adicional contra possíveis assaltantes.