Sisu 2023: liberado a lista com os classificados na 1ª chamada.
Saiba mais sobre como funciona o sistema.
Os candidatos que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que se inscreveram para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já podem conferir o resultado final, com os aprovados em 1ª chamada. De acordo com as informações que foram divulgadas pelos organizadores da seleção, os candidatos devem conferir os resultados diretamente através do site do SiSU.
Caso o candidato encontre o seu nome na lista dos aprovados, eles terão que conferir diretamente junto à instituição de ensino para a qual ele foi aprovado quais são os documentos que estão sendo solicitados bem como o período para fazer a matrícula. Mesmo que o SiSU defina uma data inicial e uma final para as matriculas, as Universidades podem definir determinados dias e horários de atendimento, bem como solicitar novos documentos.
Oficialmente, o período de matrículas para os aprovados para o SiSU do 2º semestre deste ano de 2023 é do dia 29 de junho e 4 de julho. Mas os candidatos precisam buscar as informações sobre a forma como o atendimento será feito na Universidade em questão.
Caso os candidatos não tenham sido aprovados nesta primeira lista, será possível aderir a lista de espera, no período entre os dias 27 de junho e 4 de julho. No momento em que os candidatos pedem para entrar na lista de espera, eles poderão optar entre concorrer na 1ª ou na 2ª opção de curso indicado no momento da inscrição principal.
Vale ressaltar que, de acordo com as regras atuais do SiSU, os candidatos podem ser considerados como aprovados apenas em uma das opções do curso. Se a nota que ele obteve foi suficiente para ser aprovado na 1ª opção, ele será obrigado a fazer a matrícula neste curso. Caso ele não consiga a nota da 1ª opção, ele poderá se matricular na 2ª opção, caso ele consiga a nota suficiente.
Entenda como funciona o SiSU
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um dos programas federais que possuem como principal objetivo ajudar no acesso ao ensino superior. Este programa concentra vagas oferecidas por Universidades Federais espalhadas pelo Brasil inteiro. Mas, ao invés do estudante ter que fazer um vestibular para cada Universidade na qual ele pretende concorrer, todo o processo acontece a partir de uma única prova, que é o Enem.
Além de ser obrigatório que os candidatos tenham feito sempre o Enem anterior da edição do SiSU (salvo em caso de exceções, como aconteceu no período da pandemia), os candidatos também devem seguir alguns outros critérios para conseguir concorrer, de fato, às vagas, como não ter zerado a prova de redação. Além disso, candidatos que fazem o Enem na modalidade de treineiros também não podem se inscrever neste sistema.
Para que a inscrição seja feita, é preciso informar dados como o CPF e o login e a senha do portal Gov.br, os mesmos dados que devem ser utilizados também para os candidatos que se inscrevem no Enem. Vale ressaltar que a participação no SiSU é completamente gratuita para todos os que estão habilitados a participar.
Sistemas de Cotas no SiSU
No momento da inscrição, os candidatos também poderão indicar as cotas que eles podem ser enquadrados, sendo que essa é uma informação que fica disponibilizada dentro do sistema, incluindo a quantidade de vagas que são disponíveis para cada uma das cotas, que variam de acordo com os cursos e com as universidades.
As instituições federais devem sempre, no momento em que cadastram as vagas no sistema, devem sempre respeitar a Lei de Cotas, que foi instituída no ano de 2012 e que define uma série de regras para que as vagas sejam disponibilizadas para cada perfil. Essas vagas serão ainda divididas em outras modalidades de cotas: metade delas será destinada para estudantes de baixa renda (1,5 salário mínimo) e uma parte será destinada a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas. Uma parte das vagas também é reservada a pessoas com deficiência.
Pesos
Também é importante, no momento da inscrição, que os candidatos observem se, para aquele curso, existe a previsão de aplicação de diferentes pesos nas matérias do Enem. Neste caso, a média vai levar em consideração essas regras.