Trainee: 5 dicas para conseguir uma vaga

Grandes empresas costumam fazer processos seletivos para recém-formados.

Publicado em 13/09/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Para trabalhar em empresas de médio e grande porte, normalmente os profissionais precisam passar por processos seletivos que variam de acordo com a vaga e com sua formação, geralmente enfrentando uma grande concorrência. Mas também existem outras formas de conseguir uma vaga nestas companhias. Os estágios, que podem ser feitos enquanto o estudante ainda está no Ensino Superior, é uma das formas.

Trainee: 5 dicas para conseguir uma vaga

Também existem os programas de trainee, que costumam ser bem tradicionais em empresas dos mais variados segmentos. Na grande maioria dos casos, estes programas são destinados a pessoas que são recém-formadas em cursos de nível superior ou que estão nos últimos anos, e acabam tendo como objetivo a formação de profissionais que possam atuar como líderes.

Nestes programas, existem algumas formas de trabalho que acabaram se tornando tradicionais, como o chamado job rotation. Basicamente os profissionais que são contratados como trainee acabam passando por diferentes áreas da empresa ao longo do período, para que ele possa se identificar melhor com determinadas atividades e também para que a empresa possa identificar onde aquele profissional pode render mais.

Anúncios

Para quem deseja começara a se preparar para este tipo de processo seletivo, confira algumas dicas para conseguir se tornar um trainee.

Foque nas competências mais valorizadas

Cada processo seletivo conta com suas próprias características, e as empresas acabam tendo liberdade para definir os critérios que serão utilizados para contratação de profissionais, incluindo aqueles que fazem parte de programas como trainee. Mas existem algumas competências que costumam ser muito valorizadas na grande maioria dos processos seletivos para este tipo de programa, e que valem a pena serem desenvolvidas ao longo do curso. São elas:

Anúncios

Bom relacionamento: saber lidar de forma cortês e educada com uma gama diversificada de pessoas, entendendo as diferenças e promovendo a aceitação mútua.

Raciocínio lógico: capacidade de tirar conclusões precisas e informativas de pesquisas detalhadas sem perder de vista o quadro geral.

Boa comunicação: comunicação eficaz de ideias por escrito ou oralmente.

Adaptabilidade: capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e responder efetivamente às mudanças no dia a dia e entre veiculações.

Escolha bem a empresa

Outra característica dos programas de Trainee é que, na maioria dos casos, as empresas não se preocupam com qual curso o estudante fez, apenas exigem o ensino superior. E isso acaba sendo uma oportunidade para que a empresa acabe moldando os profissionais de acordo com suas necessidades. Mesmo assim, é importante pesquisar empresas que estejam alinhadas aos objetivos e também as características pessoais de cada um.

Os processos seletivos mais modernos acabam levando em consideração diversos aspectos, incluindo a personalidade das pessoas e se ela se encaixa na empresa de uma forma geral. Por isso, focar naquelas companhias que estejam mais alinhadas com o estudante ou com o recém-formado pode ajudar na seleção e aumentar as chances de contratação.

Pesquise sobre a empresa

Uma boa forma de saber se a empresa tem uma cultura que possa ser considerada compatível com a do candidato é fazer uma boa pesquisa antes de entrar na seleção. É importante entender e saber detalhes de informações sobre história, cultura, modelo de negócios e os serviços que a companhia oferece, já que este é um assunto que também pode surgir no processo seletivo. Também é importante pesquisar o que outros profissionais dizem sobre a empresa.

Foque nos seus diferenciais

Determinados momentos do processo seletivo acabam sendo provas ou testes específicos que acabam não dando muita liberdade para que os funcionários mostrem quem eles realmente são. Mas em momentos como as entrevistas e as dinâmicas devem ser encarados como uma oportunidade que a pessoa acaba tendo de direcionar a atenção dos recrutadores para suas principais qualidades e diferenciais. Focar em exemplos concretos de resultados positivos e também dos principais fracassos costuma ser uma estratégia muito assertiva para conquistar a atenção dos entrevistadores e se destacar.

Prepare-se emocionalmente

O emocional acaba tendo um impacto muito importante na forma como as pessoas conseguem lidar com determinadas situações. Muitas seleções para trainee costumam ser bastante concorridas e extensas, exigindo que os profissionais realmente estejam preparados emocionalmente. Por isso, sempre esteja preparado para respostas positivas e negativas, exerça a confiança e nunca desista.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.