Transição de carreira: confira dicas de como fazer

Conheça algumas estratégias que vão ajudar quem deseja mudar de profissão.

Publicado em 09/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A transição ou a mudança de carreira acaba sendo um movimento cada vez mais comum entre os adultos. Hoje em dia vivemos em uma geração na qual as pessoas querem viver o máximo de experiências possível, e acabam não sendo mais completamente apegadas a questões que, para as gerações anteriores, era algo para toda a vida.

Transição de carreira: confira dicas de como fazer

Muitas pessoas começam a vida profissional visando uma determinada carreira, mas com o tempo elas acabam buscando novas oportunidades, pelos mais variados motivos. Muitas buscam uma nova oportunidade mais rentável, em áreas ou carreiras que acabem sendo mais valorizadas. Já outras pessoas focam a felicidade, ou seja, uma profissão na qual a pessoa realmente se sinta realizada.

De acordo com os dados de uma pesquisa feita pelo consultor Fredy Machado, cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos. E os motivos citados acima estão entre os mais citados pelas pessoas que se dizem não satisfeitas com a situação profissional.

Anúncios

E, diante deste cenário, a transição profissional acaba sendo necessária, sendo uma expressão que basicamente acaba sendo vinculado as pessoas que se dedicam durante muitos anos para uma determinada atividade, e que em um determinado momento acaba decidindo trabalhar em uma área diferente.

Por onde começar a transição de carreira:

Mas é muito comum também que os adultos acabem se sentindo bastante perdidos no momento em que eles decidem mudar de área profissional. Especialmente para as pessoas que ficam muito tempo trabalhando no mesmo segmento.

Anúncios

O primeiro passo consiste em uma autoanálise completa e bastante honesta sobre a situação na qual o profissional está e o que ele realmente está buscando com uma transição de carreira. Em muitos casos, as pessoas estão vivendo apenas uma fase de descontentamento com a empresa onde elas estão trabalhando naquele momento ou com uma situação específica, o que não significa necessariamente que seja preciso uma mudança radical de área.

Além disso, também é muito importante pensar no estilo de vida que a pessoa está mantendo naquele momento e entender como essa mudança de área pode acabar impactando em diferentes aspectos da sua vida.

Dicas para começar a transição de carreira

Invista em uma formação focada no mercado

Muitas pessoas que desejam iniciar um projeto de transição de carreira são aquelas que estão trabalhando em uma área há muitos anos e que pode até mesmo já ter uma formação superior feita para trabalhar com essa atividade. Neste caso, para uma transição de carreira, pode ser interessante investir em uma formação mais específica, focada no mercado, ao invés de entrar em um novo curso de nível superior, por exemplo.

Confira experiências correlatas

Caso a mudança de área realmente seja uma alteração brusca, será um momento complicado conseguir uma vaga de trabalho, parecido com o momento que a pessoa estava procurando pelo seu primeiro emprego. A grande maioria das empresas vão pedir experiencias profissionais nesta área, o que pode ser um problema para quem está vindo de uma atividade diferente.

Neste caso, podes e r interessante investir em experiências correlatas que podem acabar sendo interessantes par agregar ao currículo de uma forma geral. Essas experiências podem ser obtidas através de atividades como voluntariado ou outros projetos que vão permitir com que as pessoas tenham pelo menos algum conhecimento na área. Além disso, cursos sempre acabam sendo muito bem-vindos.

Participe dos processos seletivos

Uma forma de ganhar uma experiência prática que vai ajudar bastante as pessoas que estão começando a entender as particularidades do setor para o qual o profissional está migrando é participar dos processos seletivos. Este pode ser um momento importante e desafiador para quem já está há anos no mundo profissional, mas vai ser um momento completamente diferente.

Durante os processos seletivos as pessoas os profissionais poderão até mesmo ter alguns indicativos de que caminhos seguir e que decisões tomar a partir do momento que eles estão se dedicando a nova atividade, pois muitos recrutadores acabam dando dicas valiosas do que essas empresas estão esperando dos profissionais para preencher as vagas.

Faça um planejamento financeiro

Para quem está querendo mudar de área, mas que já está estabelecido financeiramente e que possui responsabilidades devem fazer um planejamento para este momento. Afinal de contas, em muitos casos as pessoas terão que aceitar vagas que pagam menos e até mesmo posições de estágio para começar uma nova carreira.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.