Trator: dicas para manutenção diária para aumentar a vida útil do veículo
Ferramenta é considerada como uma das principais para os mais variados negócios do campo.
O trator pode ser considerado como um dos mais importantes instrumentos de trabalho para quem vive e depende do campo. As chamadas máquinas agrícolas contam com os mais variadas funcionalidades e configurações, de acordo com as atividades para as quais elas devem ser utilizadas. Geralmente os tratores possuem um valor considerável, especialmente para os pequenos que estão começando no negócio do agro.
Para aumentar a vida útil do trator, existem algumas dicas importantes de manutenção que devem ser tratadas com seriedade. Confira algumas das principais:
Faça uma manutenção diária
Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas tenham em mente que os tratores necessitam de uma manutenção diária. Afinal de contas, este tipo de veículo acaba sofrendo com muito impacto nas atividades feitas. E durante um dia de trabalho as peças do trator vão se desgastando, o que diminui a vida útil e também reduz o rendimento e os resultados de uma forma geral.
Conheça a composição de um trator
Mesmo que as pessoas não tenham o interesse de se tornar especialistas em mecânica, é muito importante que as pessoas que trabalham no campo tenham um pouco mais de conhecimento em relação a composição de ferramentas como o trator. Entender como os veículos são compostos é importante até mesmo para saber como a manutenção deve ser feita.
Os tratores, de uma forma geral, costumam ser divididos da seguinte forma:
- Cabine: É o espaço fechado do trator feito para comportar a pessoa que irá dirigir o veículo.
- Motor: A parte do trator responsável por gerar a potência suficiente para movimentar o veículo e realizar o trabalho.
- Chassi: É a estrutura que fica na base da carroceria e suporta o trator, bastante robusta e resistente.
- Carroceria: Também conhecida como carenagem, é o compartimento que protege os sistemas do trator e o seu motor.
- Sistemas Acessórios: São os outros sistemas essenciais ao funcionamento do trator, sendo hidráulico, elétrico, de transmissão, de direção, de lubrificação, de refrigeração, de alimentação e de arrefecimento.
- Rodado: O sistema composto pelas rodas de direção (dianteiras) e pelas rodas motrizes (traseiras) do trator.
Cheque alguns itens diariamente no trator
Existem alguns itens que devem ser inclusos em uma rotina de manutenção diária de um motor, tais como níveis de óleo do motor, da água do radiador e também do óleo da transmissão.
Além disso, alguns procedimentos podem ser feitos diariamente também, como a lubrificar o trator, o que ajuda a ampliar consideravelmente a vida útil das peças e dos componentes dos veículos de uma forma geral. Também é sempre importante avaliar o estado dos freios do veículo, para garantir segurança para os operadores.
Mantenha uma rotina de drenar os filtros de combustível, o que vai garantir que os sistemas funcionem plenamente, com o combustível o mais limpo e puro possível. Por último, também realize o procedimento de drenar o sedimentador, que impede que as peças envolvidas no sistema sofram corrosão devido às impurezas.
Mantenha peças armazenadas
Os tratores, mesmo que tenham uma composição mecânica mais simples quando comparado com os automóveis mais modernos, acabam tendo algumas peculiaridades que devem ser observadas. Dependendo do local onde o local de trabalho no campo está localizado, pode ser que as pessoas tenham um pouco mais de dificuldade de encontrar determinadas peças para que possam ser substituídas brevemente.
Portanto, pode acabar se tornando muito interessante fazer uma espécie de estoque de algumas das peças que são consideradas como essenciais para o funcionamento de um trator. Caso elas estraguem, os donos poderão apenas procurar uma manutenção que vão conseguir fazer apenas a mão de obra.
Não esqueça dos pneus
Além de todos os elementos mecânicos que devem ser observados nos tratores, é muito importante lembrar dos pneus, que é a parte do veículo que está diretamente em contato com um solo que nem sempre está nas melhores condições. Esses pneus também acabam sendo propensos a maior pressão dos desgastes e podem acabar apresentando danos mais rapidamente.
Lubrifique os pontos de articulação
Lubrificar determinados pontos de trator, especialmente os que são considerados como os de articulação, também é muito importante. Para fazer isso de uma forma mais eficiente, é recomendado que os donos dos tratores e os operadores façam uma leitura do manual do fabricante para conseguir identificar estes pontos.