Vai fazer concurso em 2025? Saiba como criar um cronograma de estudos

Comece a se preparar já a partir das primeiras semanas do ano.

Publicado em 21/12/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O ano de 2025 terá uma série de concursos públicos, incluindo alguns que são bastante esperados pelos brasileiros de uma forma geral. Depois que muitos passaram pela primeira edição do Concurso Unificado, que aconteceu neste ano de 2024, as pessoas agora podem voltar a se concentrar nas provas específicas para determinados órgãos e setores.

Vai fazer concurso em 2025? Saiba como criar um cronograma de estudos
Créditos: Depositphotos

Para conseguir aumentar as chances de ser aprovado, de fato, em qualquer concurso, as pessoas devem se preparar com antecedência. Muitos “concurseiros profissionais” acabam iniciando esses preparativos, inclusive muito antes do lançamento do edital específico para aquelas vagas.

O começo do ano, inclusive, pode ser uma boa oportunidade para iniciar os estudos. Para aqueles concursos que cobram uma série de conteúdos diferentes, a forma mais interessante é realmente apostar em um cronograma, para organizar tudo o que deverá ser visto ao longo de um determinado período.

Anúncios

Confira algumas dicas para conseguir montar um cronograma completo de estudos, começando no mês de janeiro de 2025:

Defina o tempo disponível

Antes de mais nada, é muito importante definir o tempo que será disponibilizado para estudar. Isso vai variar bastante de acordo com cada pessoa. Algumas terão mais tempo disponível por se dedicar exclusivamente aos estudos, enquanto outras terão que encontrar uma janela no meio de uma série de outras tarefas e atividades.

Anúncios

Mas é importante ser realista nessa etapa do planejamento e, ao mesmo tempo, manter uma constância. Nos dias de semana, por exemplo, caso as pessoas trabalhem, elas terão menos tempo para os estudos. Nesse caso, será importante compensar nos finais de semana.

Também é importante definir um total de horas de estudo que devem ser alcançadas ao longo de uma determinada semana, e depois dividir nos dias, de acordo com a disponibilidade individual. Lembrando que, além dos compromissos profissionais, também é importante levar em consideração outros compromissos, incluindo cursos, filhos, cuidados com a casa, etc.

Priorize as matérias com peso maior ou com maior dificuldade

Mesmo que as pessoas comecem a estudar antes do edital oficial do concurso sair, é possível ter uma ideia de quais são os conteúdos que serão cobrados e também aqueles que terão mais peso. Através dos concursos anteriores ou então a partir de concursos semelhantes, as pessoas poderão ter uma base do que vai estar na prova.

Esses serão os conteúdos que deverão constar no cronograma que vai ser criado para que os estudantes se preparem. Depois, os alunos deverão selecionar todos os conteúdos que poderão ter um peso maior para as provas. Esses conteúdos devem ser colocados em espaços maiores de tempo dentro do cronograma. Além disso, também é muito importante priorizar aqueles tópicos que são mais difíceis para o estudante.

Faça exercícios e simulados

Além dos estudos passivos, nos quais as pessoas se dedicam basicamente a ler e absorver o conteúdo de determinados temas, é muito importante dedicar boa parte desse tempo do cronograma para estudar de forma ativa. Ou seja, testar os conhecimentos que serão adquiridos, de fato, através dos exercícios.

Hoje em dia é possível encontrar na internet um vasto material sobre os mais variados temas, bem como os arquivos com as provas de concursos anteriores. Essas poderão ser as principais fontes dos exercícios. As provas completas também poderão ser utilizadas como simulados, nos quais os estudantes criam condições semelhantes às de uma prova de verdade para saber como vão se sair.

Transforme o cronograma em uma ferramenta

Um erro bastante comum que as pessoas cometem é não transformar o cronograma criado em uma ferramenta de fato. Muitos apenas pensam em formas de estudar, definem alguns horários e confiam na sua memória para lembrar de tudo o que precisam fazer durante essa fase de preparação.

Mas é muito importante transformar esses cronogramas em ferramentas que possam ser utilizadas. Ele pode ser criado tanto na forma física como também utilizando um software, como o Excel, através de uma planilha.

Na hora de formatar esse cronograma, o ideal é separar todos os dias da semana e definir alguns turnos, com horários ou períodos de tempo, junto com a matéria que deve ser vista naquele dia, algo muito parecido com uma grade que as pessoas normalmente recebem nas escolas.

Defina um tempo de lazer

Ao mesmo tempo que as pessoas devem se dedicar bastante a esses estudos, com o objetivo de conseguir vencer todo o conteúdo, é muito importante que um cronograma efetivo de estudos tenha a devida previsão do tempo dedicado ao lazer e ao descanso.

Muitos concurseiros acabam criando um cronograma muito pesado, achando que vão conseguir se dedicar 100% o tempo todo, o que na prática não acontece. Além disso, esse período de descanso, de acordo com pesquisas, é fundamental para ajudar a fixar o conteúdo que está sendo estudado.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.