Vale a pena ter telefone fixo em 2024? Confira prós e contras
Linhas fixas estão sendo, aos poucos, aposentadas pela maioria dos brasileiros.
Durante as décadas de 1980 e 1990, as famílias brasileiras começaram a ter contato com a primeira forma de comunicação à distância, em tempo real, disponível dentro das suas casas. O telefone fixo já existia há algum tempo no país, mas foi durante esses anos que eles acabaram se tornando extremamente populares. E essas linhas acabaram, inclusive, se tornando a porta de entrada para o mundo da internet, por quem viveu nessa época.
Hoje em dia, os telefones fixos ainda existem, mas acabaram perdendo bastante espaço. Os smartphones acabaram substituindo essa necessidade, uma vez que eles permitem que as pessoas se comuniquem não apenas pelas ondas sonoras, mas também pela internet.
Mesmo assim, os telefones fixos continuam sendo utilizados e vendidos. Não é incomum que os consumidores brasileiros que optam pelas grandes empresas do segmento na hora de contratar um pacote de internet para a sua casa levem, junto, uma linha fixa. Em muitos casos, as pessoas têm um número, mas nem sequer sabem qual é.
Confira alguns prós e contras de ter um telefone fixo em casa e saiba se ainda vale a pena ter acesso a esse tipo de meio de comunicação.
Principais vantagens do telefone fixo
Estabilidade
Uma das principais vantagens do telefone fixo quando comparado com as formas digitais de comunicação utilizadas nos dias de hoje é a estabilidade das chamadas, especialmente em determinadas regiões onde a internet ainda não consegue chegar com força. A transmissão de voz nesses telefones ainda é considerada como mais clara, com menos chiados.
Os telefones fixos dificilmente ficam sem sinais, e isso acontece com maior frequência quando comparamos com os telefones móveis, por exemplo. Mesmo nas condições mais adversas, em situações de tempestades severas em determinadas áreas, normalmente o telefone fixo segue funcionando.
Ligações para empresas facilitadas
Mesmo diante de todas as tecnologias que podem ser encontradas em relação aos smartphones e planos de dados de uma forma geral, existem alguns tipos de telefones que ainda são mais fáceis de serem contatados por meio de um telefone fixo. É o caso das empresas e das organizações que atendem por linhas do tipo 0800.
Essas ligações normalmente são gratuitas para quem está ligando, pois as empresas responsáveis pelos números cobrem os custos das chamadas. No entanto, muitos desses planos de tarifa zero só aceitam chamadas de telefones fixos. Mesmo que essa seja uma realidade que está mudando, ainda existem muitos casos.
Maior durabilidade
Para quem se preocupa em não depender apenas do telefone celular, o fixo acaba sendo uma alternativa interessante, especialmente em relação à durabilidade de uma forma geral. Tanto os aparelhos utilizados nas linhas fixas como também as linhas e os sistemas tendem a ser mais duráveis do que os digitais.
Vale ressaltar que diversas pesquisas indicam que os smartphones, no Brasil, estão sendo trocados em média a cada dois anos, seja por obsolescência ou problemas com peças. Os telefones fixos raramente apresentam esse tipo de problema.
Pode se tornar a única forma de comunicação disponível
Por último, em determinadas situações, o telefone fixo pode acabar se tornando a única forma de comunicação disponível. Os smartphones dependem de vários fatores, incluindo energia elétrica, para carregar a bateria, e também sinais de antenas que são mais frágeis, tanto para as ligações convencionais como para a internet.
Nos cenários em que as pessoas podem acabar ficando sem luz durante um longo período, em uma determinada área, o telefone fixo pode realmente se tornar o único meio de comunicação.
Principais desvantagens do telefone fixo
Não é prático
Mesmo diante da possibilidade de se tornar o meio de comunicação mais resistente em situações mais extremas, o telefone fixo não é nada prático, o que o deixa muito limitado. Mesmo os modelos de telefone sem fio acabam tendo um alcance limitado, sem contar que eles dependem também da luz.
Depende de infraestrutura
Os telefones fixos também são muito dependentes da infraestrutura de uma forma geral, incluindo os cabos e as tomadas que são específicas para as linhas. Essa instalação deve ser feita pelas empresas que prestam os serviços, e normalmente acaba não sendo muito simples de ser acessada, especialmente nos casos de manutenção.
Tecnologia limitada
Um dos grandes problemas da tecnologia utilizada para a telefonia fixa é que sua tecnologia chegou em uma espécie de limite em termos de evolução. Ela se tornou obsoleta e simplesmente não consegue mais aceitar nenhum tipo de inovação. Com isso, os telefones fixos deixam de ter a capacidade de apresentar mudanças de acordo com as necessidades dos usuários.
Mais caros
O fato de a tecnologia ter parado de evoluir e com a necessidade de uma infraestrutura específica, os telefones fixos acabaram se tornando mais caros do que os móveis em termos de prestação de serviços.