6 jogos para curtir no Dia da Mentira
Confira alguns games onde a mentira acaba sendo fundamental.
O dia 1º de abril é conhecido mundialmente como o Dia da Mentira. Mesmo sendo considerado algo muito negativo, a mentira acaba sendo um artificio presente no dia a dia das pessoas, inclusive com uma grande importância no desenvolvimento da nossa sociedade de uma forma geral.
E a mentira costuma estar presente até mesmo nos jogos. Mas ela acaba recebendo até mesmo um outro nome para acabar não tendo este grande peso. O blefe, por exemplo, não deixa de ser um tipo de mentira, no qual um jogador acaba levando os seus adversários a pensar algo e criar um cenário que, na verdade, não existe.
E não poderia deixar de ser diferente nos games. Muitos jogos acabam dando uma importância significativa para a mentira, desde competições multiplayers até mesmo games focados na história e no enredo.
Confira alguns games interessantes para aproveitar neste Dia da Mentira:
Among Us
Considerado como uma grande febre em tempos de pandemia, um dos games multiplayers mais jogados naqueles anos de isolamento acaba tendo a mentira como sua principal estratégia. Mas para quem nunca teve contato direto com este jogo, uma breve explicação: cada partida coloca de 4 a 15 jogadores dentro de uma nave, divididos em dois times: Tripulantes e Impostores.
Os impostores precisam eliminar os tripulantes sem ser descoberto. E para isso ele vai ter que utilizar de todos os artifícios para conseguir eliminar os jogadores e colocar a culpa nos coleguinhas.
Starfield
Este game de RPG e de exploração espacial também acaba trazendo algumas possibilidades que permitem com que os jogadores acabem mentindo em determinadas missões. E, e em alguns casos, pode ser até mesmo que os jogadores tenham alguma vantagem quando enganam o NPC.
Um exemplo disso acontece logo na primeira missão, quando o jogador encontra Brogan, capitão da Frota Escarlate, esperando do lado de fora do Laboratório de Pesquisa de Kreet. Nesse momento, você pode escolher lutar contra os piratas espaciais ou persuadir o líder deles. Mentir nessa situação pode ser realmente bastante vantajoso.
Poker Night at the Inventory
Este curioso game, como o próprio nome já entrega, acaba basicamente sendo baseado no famoso game de cartas Poker, que depende muito da capacidade que os jogadores acabam tendo de blefar e manipular determinadas situações. A grande diferença deste jogo é que ele acaba reunindo personagens da cultura pop para uma partida.
Mesmo trazendo uma situação diferente da usual, de uma forma geral este acaba sendo um game muito parecido com o Poker tradicional. Ou seja, em algum momento os jogadores terão que mentir, ou “blefar” para conseguir se dar bem.
Baldur's Gate 3
Este é um RPG que acabou sendo considerado como um dos melhores jogos lançados nos últimos anos e que traz todas as regras clássicas de um dos formatos mais famosos para os jogos de mesa, o D&D. E, em diversos momentos, como o jogo acaba sendo muito focado na narrativa, será possível mentir para os personagens.
Como este jogo realmente acaba oferecendo algumas opções interessantes e mudanças no direcionamento do game a partir das escolhas feitas, as mentiras contadas pelo jogador poderão ter influência, tanto negativa quanto positiva.
Moo Moo - Liar's Dice
Este é um game gratuito de domínio público que basicamente acaba tendo os dados como principal elemento. O objetivo basicamente é adivinhar o número de dados lançados pelo restante dos jogadores. Na Steam, este game pode ser encontrado gratuitamente e pode acabar sendo jogado de forma multiplayer.
Mesmo que este game não tenha diretamente a possibilidade de contar mentiras e enganar os outros, no momento que as apostas são feitas existem brechas para o famoso blefe, algo que acontece de forma muito parecida com o Poker.
Psychonauts
Este game conta a história de Razputin, um jovem com poderes psíquicos que sonha em se juntar aos Psychonauts — uma organização secreta composta por pessoas com poderes semelhantes aos de Raz.
Ao longo do game o jogador acaba tendo a oportunidade de visitar a memória de outros seres e pessoas que são encontradas dentro deste universo, o que permite com que o player principal acabe ajudando em determinadas situações. Mas, para isso, ele precisa mentir sobre quem ele é para evitar ser preso em um mundo imaginário. Mesmo sendo um jogo independente, realmente traz uma história muito interessante envolvente.