7 dicas para uma viagem de carros mais tranquila

Saiba o que fazer para conseguir viajar de carros por distâncias maiores.

Publicado em 27/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Viajar de carro longas distâncias pode não ser a forma mais rápida para conseguir se deslocar em determinados pontos, especialmente quando estamos falando de grandes cidades que possuem estruturas como aeroportos, mas pode acabar se tornando a melhor opção.

7 dicas para uma viagem de carros mais tranquila

As viagens de carro podem acabar se tornando interessantes para as pessoas que precisam se deslocar levando uma maior quantidade de itens. Ou ainda para quem vai se locomover para determinados locais nos quais ela pretende utilizar o próprio carro. E ainda existem aquelas pessoas que realmente não conseguem andar de avião, um medo que ainda é considerado bastante comum.

Mas uma viagem de carro exige alguns cuidados e com planejamento, especialmente quando estamos falando de grandes distâncias que vão acabar se transformando em alguns dias de deslocamento.

Anúncios

Confira dicas essenciais para conseguir fazer uma viagem de carro mais tranquila:

Faça um bom planejamento

Antes de mais nada, uma viagem de carro acaba exigindo um bom planejamento justamente por acabar durando horas, muitas vezes dias, e exige que o motorista esteja em plenas condições de conduzir o veículo com segurança. Neste planejamento deve ter um guia de viagens, com todo o trajeto que será vencido, a duração prevista e os locais de parada que vão acontecer ao longo da jornada.

Liste tudo o que deve ser feito com antecedência

Anúncios

Uma viagem longa de carro deve acabar fazendo com que as pessoas tomem uma série de iniciativas, começando pela verificação das condições do veículo de uma forma geral. Por isso, a revisão completa do carro deve acabar fazendo parte das providências que devem ser tomadas antes da viagem.

Além disso, as pessoas também devem listar outros procedimentos que farão parte da viagem, como documentos que as pessoas podem ter que obter, ou ainda procedimentos que devem ser feitos, como reservas de hotéis, etc.

Utilize roupas confortáveis

Mesmo que a viagem esteja sendo feia com o objetivo de comparecer a um determinado evento ou a um conjunto de ações que necessite de uma determinada vestimenta mais formal, é muito importante que a viagem de carro seja feita com uma roupa confortável. Afinal de contas, como o motorista terá que ficar muitas horas sentado em uma mesma posição, é importante que as roupas contribuam para que o desconforto seja menor.

Respeite o planejamento de pausas

No começo da viagem o motorista deve fazer um planejamento especialmente definindo com relação as pausas que deverão ser feitas. Afinal de contas, dirigir é uma tarefa que exige muita atenção e cuidado. O recomendado é que os motoristas façam pequenas pausas a cada 2 ou 3 horas viajando, e pausas maiores durante o período noturno para dormir.

Durante o trajeto, pode ser que o motorista acabe querendo pular essas pausas, com o objetivo de conseguir chegar mais rápido e até mesmo se sentindo apto para continuar dirigindo. Mas algumas pessoas podem achar que não estão cansadas, mas na prática seu corpo está tendo reações mais lentas. Por isso, é muito importante respeitar o planejamento de pausas e descanso de uma forma geral.

Não coma alimentos pesados

Mesmo que a pessoa pare para comer, pode ser recomendado durante todo o planejamento de viagem evitar aqueles alimentos que são considerados como muito gordurosos e pesados. Todo mundo sabe que o organismo de qualquer pessoa tende a fazer um maior esforço para digerir estes alimentos, e isso faz com que exista um aumento de gastos energéticos, fazendo com que elas se sintam mais cansadas e tenham reflexos reduzidos.

Além disso, pode ser interessante não se aventurar por alimentos que as pessoas não estão acostumadas durante as viagens, pois o corpo pode acabar apresentando uma reação inesperada durante o caminho.

Escute músicas agitadas

Pesquisas indicam que, durante as viagens mais longas, é recomendado que os motoristas escutem músicas consideradas como mais agitadas, justamente para manter o cérebro em estado de atenção. Mas também é preciso tomar cuidado, pois essas músicas não devem ser muito distrativas.

Se prepare para imprevistos

Além de manter kits de emergência e de reparo dentro do carro, é importante que os motoristas pesquisem locais, durante o trajeto, que possam ser úteis em casos de imprevistos com o carro ou com algum dos passageiros.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.