7 filmes baseados em crimes reais disponíveis na Netflix
Confira boas produções disponíveis no catálogo.
Crimes reais acabaram se tornando um dos gêneros mais explorados na produção de filmes e séries nos últimos anos. O assunto sempre foi considerado bastante interessante em termos de apelação junto ao público, mas nos últimos anos ganhou um impulsionamento especialmente em virtude da grande quantidade de podcasts que acabaram sendo feitas sobre o tema e que passaram a servir de base para o roteiro dos filmes.
A Netflix conta com um catálogo muito interessante para os espectadores que procuram filmes baseados em crimes reais. Confira alguns dos melhores:
O Assassino da Minha Filha (2022)
Este é um filme feito dentro do estilo documentário que narra uma história muito triste de um pai, chamado André Bamberski, que decidiu travar uma grande batalha contra a justiça dos Estados Unidos após ter perdido a sua filha. O pai sempre acreditou que o responsável pela morte era o padrasto da menina, um médico renomado, mas o caso acabou se arrastando por mais de três décadas. O filme inclusive acabou gerando uma grande comoção na internet.
A Garota da Foto (2022)
Mais um filme que foi lançado no ano de 2022 e que trouxe para o grande público uma história de crime que poderia estar em um longa de ficção, mas que acabou acontecendo na vida real e serviu de base para o desenvolvimento desta produção. A história que acaba sendo contada é a de Suzanne Marie Sevakis, também conhecida como Sharon Marshall e Tonya Hughes.
Diversos crimes cometidos por ela acabam sendo contados durante o filme, como assassinatos, sequestros, mudanças de identidade e casamento entre familiares. Com tudo isso, a narrativa proposta pelo longa se torna uma história chocante.
Na Própria Pele: O Caso Stefani Cucchi (2018)
Já este acaba narrando um caso que não aconteceu nos Estados Unidos e sim na Europa, mais precisamente na Itália. No ano de 2009, um jovem agrimensor italiano, chamado Stefano Cucchi, acabou sendo detido pela polícia local, sendo acusado de posse ilegal de drogas.
Ele passou uma semana na prisão, que mudou completamente a vida não apenas dele, mas de boa parte da sua família. Em poucos dias, ele perdeu uma grande quantidade de peso e foi espancado. O caso acaba sendo utilizado como mais uma critica ao sistema judicial de determinados locais.
Sequestrada à Luz do Dia (2017)
Casos de sequestros também acabam chamando bastante a atenção das pessoas e frequentemente se tornam filmes. Ainda mais quando a história acaba tendo alguns elementos misteriosos e que não são completamente esclarecidos pela polícia. Ele conta a história real de Jan Broberg, uma jovem sequestrada duas vezes por seu vizinho pedófilo, Robert Berchtold.]
O filme acaba revelando e explorando alguns detalhes e acontecimentos desta história que deixam ela ainda mais perturbadora, inclusive envolvendo uma série de manipulações e tragédias enfrentadas pela família Broberg diante dos abusos sofridos por Jan.
22 de Julho (2018)
Já este filme acaba abordando um problema muito comum dos dias atuais, especialmente em países da Europa, que são os casos de terrorismo. O longa acaba retratando muitos acontecimentos reais um ataque que foi feito no ano de 2011 contra acampamento de jovens na Noruega e que acabou resultando na morte de 75 pessoas.
A pessoa responsável pelo atentado foi o atirador Anders B. Breivik, um terrorista que desejava acabar com o multiculturalismo e com a imigração no país. O filme acabou chocando bastante, mas ao mesmo tempo foi muito elogiado pela crítica, especialmente pela forma crua utilizada para retratar o horror.
Pai Nosso? (2022)
Mais uma história chocante que poderia ter saído de um filme ou de um livro de ficção, mas que realmente aconteceu na vida real. A história acompanha o médico onald Cline, que realizou inseminações artificiais usando seu próprio esperma nas décadas de 1970 e 1980.
As descobertas que foram sendo feitas ao longo dos anos descobriram muitos dos “filhos” do médico e também acabaram descobrindo sobre as principais motivações que o médico tinha para cometer estes crimes.
Amanda Knox (2016)
Este documentário em longa metragem narra os acontecimentos da mulher do título e que teve uma grande repercussão internacional. Ela e seu namorado foram condenados por supostamente terem assassinado a ex-colega de quarto de Amanda durante um período de intercâmbio na Itália.
Mas ambos negam o crime e muitos indícios que surgiram depois da condenação indicam que este seria mais um grande caso de injustiça e erro.