7 filmes de terror protagonizados por crianças
Produções que apostam no susto gostam de apresentar personagens crianças.
O gênero de terror sempre foi um dos mais clássicos na história do cinema e preferido por muitos espectadores. E a explicação para isso está praticamente no DNA humano, uma vez que histórias de medo sempre foram muito apreciadas pelas pessoas, em todas as mídias que já existiram e até mesmo na cultura oral, dando origem as famosas lendas que se tornaram populares.
Hoje em o gênero de terror pode ser comprado a um grande guarda-chuva acima de uma série de subgêneros. Existem desde os suspenses psicológicos, que exploram um terror muito menos explicito, até aqueles que jogam um verdadeiro banho de sangue na cara dos espectadores para explorar realmente o horror que as pessoas sentem ao ver cenas consideradas como chocantes.
Mas existe alguns elementos que podem ser considerados como presentes em todos os tipos de subgêneros e costumam ser muito utilizados nos mais variados tipos de filmes, que são as crianças. Elas acabam sendo utilizadas tanto para evidenciar o perigo diante de um ser que, teoricamente, não pode se defender, até o de chocar, transformando justamente a figura de uma criança que deveria ser uma figura inocente em algo bizarro.
Relembre alguns dos filmes de terror que se tornaram mais famosos no mundo do cinema e que acabam tendo as crianças desempenhando um papel fundamental:
Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma in; 2008)
Mesmo sendo considerado como um filme mais cult, este longa acabou se tornando bem famoso, ainda mais depois de ganhar uma versão norte-americana. Mas esta é a versão original sueca e acompanha o jovem Oskar, que vive uma vida solitária num subúrbio de Estocolmo até que se torna amigo de Eli, uma menina pálida e misteriosa.
O Exorcista (The Exorcist; 1974)
Já indo para um verdadeiro clássico, que se tornou praticamente uma referência para muitos outros filmes de terror que foram lançados posteriormente. A criança em questão é interpretada por Linda Blair, que inclusive teve dificuldades em continuar atuando no cinema depois do grande impacto que o papel deixou na sua vida. O filme acompanha basicamente uma sessão de exorcismo, com dois padres enfrentando o mal encarnado em uma criança.
O Sexto Sentido (The Sixth Sense; 1999)
Outro filme que se tornou um verdadeiro clássico dos cinemas, com algumas das frases que se tornaram icônicas. Mesmo que muitos espectadores não enquadrem este filme como terror, ele realmente mantém as pessoas tensas o tempo todo, até o final que se tornou um dos exemplos mais inteligentes de plot-twist da história do cinema.
O Chamado (The Ring; 2003)
Mesmo sendo uma versão do filme japonês chamado Ringu, que muitos espectadores acabam considerando melhor do que a versão norte-americana, foi o longa dos Estados Unidos que realmente conseguiu se tornar um sucesso no mundo inteiro. A história acompanha a busca de vingança do espírito de uma menina chamada Sadako, que é jogada dentro de um poço pela própria mãe e que acaba amaldiçoando todo mundo que assiste a uma fita VHS.
IT: A Coisa (It; 2017)
Mistura de filme de terror com aventura adolescente dos anos 80, o filme é uma adaptação de uma das histórias mais famosas do autor Stephen King e também uma regravação de um filme que já tinha contado essa mesma história. A diferença é que nesta versão o longa foi dividido em dois, mostrando a primeira parte com as crianças que enfrentam o palhaço It e depois acompanhando elas já adulta tendo que enfrentar o retorno da ameaça.
A Órfã (Orphan; 2009)
O filme é um caso interessante, pois conseguiu surpreender duas vezes: mesmo sendo lançado como se fosse uma produção lado “B”, tanto este original quanto a sequência, lançada em 2022, conseguiram ter uma boa recepção não apenas do público como também da crítica. A trama acompanha uma família que adota uma simpática garota, mas que esconde um terrível segredo que vai sendo desvendado aos poucos.
O Iluminado (The Shining; 1980)
Outro filme que se tornou um clássico do suspense e do terror e também uma outra adaptação da obra de Stephen King. O longa, dirigido por Stanley Kubrick, é completamente centrado no personagem Danny Torrance, garoto que acaba tendo que passar um inverno dentro do Hotel Overlock junto com seus pais.