Arraial D’Ajuda: Confira um guia completo para visitar o local

Saiba quando ir e conheça as principais atrações turísticas.

Publicado em 20/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Um dos principais pontos turísticos do estado da Bahia, Arraial D’Ajuda é um dos locais considerados como parte da Costa do Descobrimento e também é distrito de Porto Seguro, sendo parte também do conjunto de provas do Litoral Sul. Para quem deseja conhecer paisagens magnificas, o local realmente é considerado como um destino tranquilo, que também é considerado tranquilo e badalado ao mesmo tempo.

Arraial D’Ajuda: Confira um guia completo para visitar o local

Para quem deseja saber mais sobre o local, confira algumas dicas para fazer um roteiro completo para Arraial D’Ajuda.

Quando ir?

Uma das informações mais importantes que devem ser levadas em consideração no momento em que as pessoas estão planejando a viagem. Afinal de contas, o momento pode acabar colocando boa parte da viagem a perder. E como é um destino litorâneo, espera-se não se deparar com uma sequência de dias de chuva, por exemplo.

Anúncios

Neste local, as chuvas estão bem distribuídas ao longo do ano, e são raros os períodos de precipitações intensas e que duram o dia todo. Mas, em termos de média, os meses nos quais chove menos são os de junho, julho, agosto e setembro.

Onde ficar em Arraial D’Ajuda?

Como estamos falando de um ponto turístico, temos uma série de opções diferentes de hospedagem. Mas as pousadas costumam combinar melhor com todo a magia do litoral, fazendo com que as pessoas se sintam mais próximas de um ambiente caseiro. Mas, para quem gosta de mais luxo e conforto, também existem excelentes opções de hotéis butiques e resorts.

Como chegar em Arraial D’Ajuda?

Anúncios

O local realmente é muito fácil de chegar, sendo que ele está acessível de qualquer canto do mundo, uma vez que fica apenas a 10 km do Aeroporto de Porto Seguro. Tudo o que as pessoas precisam fazer é uma travessia de balsa de um ponto a outro. Mas também é possível se deslocar de carro, ônibus, táxi, Uber ou transfer particular. Mas, para quem está chegando de outro estado, o ponto de entrada recomendado realmente é o Aeroporto de Porto Seguro.

Principais pontos turísticos de Arraial D’Ajuda

Praia do Mucugê

Essa é uma praia que está localizada na região central de Arraial D’Ajuda e também se consolidou como uma das belezas naturais mais acessíveis e também mais famosas de toda a região. Essa é uma praia que conta com uma grande infraestrutura para os turistas, por isso, costuma ser um dos locais mais procurados por quem chega de fora ou para quem está fazendo sua reserva antes de viajar. Além disso, os turistas também encontram muitas barracas de praia, bares, cafés e restaurantes próximos.

Praia de Taípe

Já essa é uma praia que está localizada mais na parte sul da localizada e, como está mais afastada dos pontos mais movimentados, também costuma ser aquelas praias mais desertas. Portanto, acaba sendo um local preferido para quem deseja ficar mais longe da multidão. Também é considerada como uma das praias mais bonitas, com águas que ficam clarinhas praticamente o ano inteiro. Até mesmo o trajeto até o local é uma atração por conta própria.

Praia da Pitinga

Também uma praia mais ao sul, o principal atrativo deste local são as falésias que podem ser encontradas no entorno e também os recifes próximos da orla. Por isso, o local realmente acaba se tornando conhecido por render fotos muito interessantes. A beira da praia conta ainda com uma areia macia, o que é muito interessante para uma boa caminhada.

Ponta do Apaga-Fogo

Essa é uma região onde fica o ponto de chegada ou o ponto de partida da balsa que liga Arraial D’Ajuda para Porto Seguro. O local também conta com pontos de banho, que podem ser aproveitados o ano inteiro. Ele conta ainda com piscinas naturais e permite a prática de determinados esportes, como o mergulho livre. Para hospedagem, o local também conta com bangalôs e suítes.

Lagoa Azul

Como o próprio nome já faz referência, o local tinha um belo lago azul. Hoje em dia ele não existe mais, já que secou. Mas o ponto turístico acabou se tornando uma referência, sendo muito visitado por quem chega no local. Um dos principais diferenciais é de que nesta praia a areia tem uma tonalidade mais avermelhada. O local também conta com uma a presença de uma grande quantidade de vegetação de mata atlântica.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.