As 10 melhores séries de TV do século 21, de acordo com a BBC
Confira a lista das melhores produções televisivas de acordo com os ingleses.
Apenas quem não viveu no Planeta Terra nos últimos anos não sabe que estamos atualmente vivendo o que é considerado como a Era de Ouro da televisão. Alguns afirmam que o ápice já passou, mas o fato é que os espectadores que gostam de acompanhar histórias divididas em capítulos ainda contam com uma série de produções de altíssima qualidade. E não apenas nos canais de televisão abertos e fechados, mas principalmente nos serviços de streaming.
A televisão sempre teve um papel muito importante na vida das pessoas, mas que se tornou ainda mais evidente no ano em que milhões de pessoas tiveram que abandonar o que era considerado como sua vida normal e ficar preso dentro de casa para tentar controlar a pandemia de coronavírus.
Em termos de produção audiovisual, durante muitas décadas a televisão era vista como a prima pobre, mas popular, do cinema. Mesmo com milhões de pessoas assistindo a televisão dentro das suas casas, o orçamento das produções costumava ser muito menores do que o orçamento da produção e filmes. Mas este jogo se igualou nos últimos 20 anos.
Para premiar essa era de produções televisivas muito ricas, tanto do ponto de vista financeiro quanto também do ponto de vista criativo, confira as 10 melhores séries do século 21, de acordo com a BBC:
10º - Succession (2018-)
Série produzida e transmitida pela HBO criada por Jesse Armstrong e que acompanha a saga da família Roy, uma das mais ricas e poderosas do planeta, dona de um grande conglomerado de mídia e entretenimento. A série parte da busca do fundador por um possível herdeiro para assumir o seu local e acaba mergulhando nas entranhas das pessoas que realmente podem ser consideradas como as mais poderosas do planeta.
9º - The Office (versão original, britânica) (2001-2003)
Muitas pessoas acabaram conhecendo a versão norte-americana de The Office, mas poucas sabem que se trata de uma versão de uma série britânica de mesmo nome e que tinha basicamente os mesmos personagens. Mas o humor britânico consegue ser ainda mais ácido, o que faz dessa séria simplesmente brilhante.
8º - Os Americanos (The Americans) (2013-2018)
Série produzida e transmitida pelo canal norte-americano FX e que foi criada por Joe Weisberg, um ex-agente da CIA. O cenário principal da trama é a Guerra Fria da década de 80 e conta a história de Elizabeth (Keri Russell) e Philip Jennings (Matthew Rhys), dois agentes soviéticos da KGB que se fazem passar por um casal americano a viver nos subúrbios de Washington D.C.
7º - The Leftovers (2014-2017)
Produzida e transmitida pela HBO e criada por Damon Lindelof e Tom Perrotta, a história é baseada no livro de mesmo nome escrito também por Perrota e que acompanha a vida de pessoas que moram em uma pequena cidade norte-americana quando um evento misterioso, que muitos chamam de arrebatamento, resulta no desaparecimento de 2% da população.
6º - I May Destroy You (2020)
Uma minissérie britânica que teve apenas uma temporada criada e estrelada por Michaela Coele que foi transmitida tanto pela HBO quanto pelo canal britânico BBC One. A trama acompanha a história de Arabella, uma jovem que tenta reconstruir a sua vida depois de ter sido estuprada. Baseada em acontecimentos da vida da própria criadora e estrela da série.
5º - Game of Thrones (2011-2019)
Dispensa apresentações, uma das séries mais populares das últimas décadas, produzida e transmitida pela HBO e que foi baseada nos livros escritos por George R R Martin. A trama se concentra na luta de famílias pelo poder em um mundo fictício que vive sob o medo e os perigos do inverno. Recentemente ganhou um spin-off chamado A Casa do Dragão.
4º - Fleabag (2016-2019)
Série de comédia britânica criada, escrita e estrelada por Phoebe Waller-Bridge e que foi baseada em um outro programa, que já tinha sido escrito e produzido por ela mas que foi lançado originalmente em 2013. Acompanha a vida da personagem que dá nome à série, descrita como uma mulher de espírito livre e viciada em sexo, mas também com raiva e confusa.
3º - Breaking Bad (2008-2013)
Frequentemente nas listas das melhores produções dos últimos anos para televisão, é uma série criada e produzida por Vince Gilligan para o canal AMC. Acompanha a vida do químico Walter White, um homem brilhante mas que é frustrado por ter que dar aulas para adolescentes do ensino médio. Acaba indo parar no mundo da produção de drogas para pagar suas dívidas.
2º - Mad Men (2007-2015)
Produzida e criada por Matthew Weiner para o canal AMC, a série se passa nos anos 60 e acompanha o mundo das agências de publicidade da épica, com foco no personagem Don Draper, diretor de criação de uma dessas agências.
1º - A Escuta (The Wire) (2002-2008)
Série criada pelo escritor e ex-repórter policial David Simon para a HBO e que aborda o cenário do narcotráfico na cidade norte-americana de Baltimore, tanto do ponto de vista dos traficantes quanto do ponto de vista de quem tenta realizar o combate às drogas.