Como alugar carros durante a viagem? Confira dicas para não cair em armadilhas
Veículo alugado costuma ser uma boa alternativa para se deslocar durante os passeios.
Durante as viagens, muitos turistas acabam tendo que pensar em formas de se deslocar enquanto estiverem no local de destino. Afinal de contas, nem sempre as pessoas acabam tendo a sua disposição os recursos que normalmente elas encontram no local onde elas moram. Por exemplo, quem tem carro acaba nem sempre levando o veículo nos passeios mais distantes.
Ao invés de contar com as opções de transporte público que são oferecidas nas cidades que estão sendo visitadas e nos pontos turísticos, muitos preferem alugar um veículo, o que realmente pode se tornar muito mais prático e até mesmo mais econômico, especialmente quando as pessoas estão em família.
Hoje em dia o processo de alugar um veículo pode ser considerado relativamente fácil, especialmente com as grandes redes de locadoras que podem ser encontradas nos mais variados locais. Mesmo assim é preciso tomar alguns cuidados, especialmente para quem não está acostumado em fazer este tipo de operação, já que o aluguel de veículos normalmente conta com algumas particularidades.
Quando vale a pena?
Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas façam uma avaliação se realmente vale a pena alugar um carro, levando em consideração todos os custos que estão envolvidos. Além do valor do aluguel de uma forma específica, as pessoas ainda precisam lidar com os custos referente aos valores do combustível e dos estacionamentos, que podem acabar tendo um impacto significativo no valor final do passeio.
Geralmente, quando as pessoas estão visitando grandes cidades, o aluguel do carro não é muito necessário. Mas quando as pessoas estão indo para um destino que acaba ficando mais distante dos centros urbanos e nos quais os pontos turísticos ficarão mais longe, pode ser interessante e mais econômico contar com um veículo à disposição.
Informe quem vai dirigir
Os aluguéis de veículos geralmente possuem determinadas apólices de seguro que acabam cobrindo caso aconteça algum tipo de acidente ou de problema de manutenção. Mas é importante que os motoristas fiquem atento às regras. É fundamental informar quem vai dirigir o carro durante o período, para que o seguro ofereça a cobertura adequada. Lembrando que os visitantes também devem observar e cumprir as regras e as leis que estão previstas na cidade e nos locais que serão visitados.
Evite alugar carros nos aeroportos
Praticamente todos os aeroportos de médio e de longo prazo espalhados pelo mundo acabam tendo locadoras de veículos, para que as pessoas que chegam já saiam do local dirigindo o seu próprio veículo. Mas essa comodidade acaba tendo um preço, e nem sempre é interessante pegar o carro nestes locais, pois o custo costuma ser mais elevado. Caso o turista realmente tenha a possibilidade de se deslocar um pouco, pelo menos no momento em que chega, pode ser interessante procurar uma locadora em outro local.
Cuidado com as franquias de quilômetros
Outro cuidado que as pessoas realmente devem ter quando estão alugando um carro é com relação a franquia de quilômetros. Mesmo que seja responsabilidade do locatário encher o tanque, as locadoras acabam impondo um limite máximo de quilômetros por dia ou por contrato. Mesmo que, em um primeiro momento, possa parecer mais barato, quando os turistas acabam superando esse limite o custo acaba sendo mais elevado. Por isso, essa acaba sendo uma opção apenas quando o motorista consegue realmente ter uma estimativa de quanto ele vai rodar.
Prefira o tanque cheio
Uma outra alternativa que muitas locadoras acabam oferecendo é a possibilidade de alugar o veículo já com o tanque cheio ou com tanque vazio. Como, na grande maioria dos casos, os turistas não estão acostumados com uma realidade local, acaba sendo mais interessante já sair da locadora com o tanque cheio. Mas atenção, pois nestes casos a condição prevista no contrato é de que o carro seja devolvido também com o tanque cheio. Por isso, será preciso abastecer antes da entrega.
Acompanhe a checagem antes de pegar o carro
Normalmente as locadoras levam o locatário até o veículo e fazem uma checagem rápida nas condições externas e nos itens que acompanham o carro. É fundamental acompanhar de perto este momento e conferir se todas as condições descritas no contrato realmente representam a realidade do veículo, para não ter surpresas no momento da entrega.