Gírias, perseguição e fuga de pautas: confira as principais polêmicas do BBB24
Relembre o que movimentou o show na primeira metade do programa.
O Big Brother Brasil está se aproximando do final da sua primeira metade, e o programa segue apresentando uma espécie de tendencia que se estabeleceu nos últimos anos, depois da fatídica edição do ano de 2021 que acabou rendendo algumas das maiores polemicas e audiências de toda a história do reality show.
Neste ano de 2024 tivemos alguns acontecimentos que podem acabar sendo considerados como polêmicas, mas que acabaram tendo um menor alcance do que alguns acontecimentos que foram observados em anos anteriores da casa mais vigiada do Brasil.
Os espectadores estão tendo uma reação bastante controlada em relação ao programa deste ano. Muitos acreditavam que o elenco escolhido tinha um potencial de entregar mais entretenimento, o que de fato acabou não acontecendo. Além disso, algumas questões de comportamento acabaram se tornando mais evidentes neste ano, com os brothers muito preocupados com a forma como público vai enxergar as suas atitudes.
Relembre alguns dos assuntos que acabaram se destacando ao longo das primeiras semanas do programa:
Muitas críticas aos Vips
Algo que acabou se cristalizando nas edições do BBB que começam a misturar pessoas conhecidas com desconhecidas é o fato dos Vips acabarem chamando muito mais atenção do público. Nesta dinâmica, as pessoas que chegam desconhecidas na atração acabam tendo um trabalho muito maior para conseguir se destacar no show.
Ao mesmo tempo, os famosos acabam se tornando alvos mais evidentes dos julgamentos que são feitos do lado de fora. E quanto mais forte for a fama da pessoa em questão fora da casa, maior será o julgamento. Neste ano, tivemos nomes como Wanessa Camargo, Rodriguinho, Yasmin Brunet e MC Bin Laden como os nomes mais fortes em termos de conhecimento do lado de fora da casa, e também foram aqueles que mais acabaram se envolvendo em polêmicas com relação as suas atitudes.
Modo turbo funcionou?
Ao mesmo tempo que o BBB acaba consolidando algumas regras e formatos dos anos anteriores que acabam sendo considerados como benéficos para o jogo, existe sempre um desafio de parte da produção do programa para conseguir trazer algumas novidades para manter o interesse do público.
A ideia destra edição de 2024 era conseguir fazer com que o público tivesse a oportunidade de conhecer mais pessoas no programa. A partir disso, o BBB 24 bateu um recorde, chegando a ter 26 participantes no seu começo. E, para tratar de toda essa gente, o programa acabou criando o “Modo turbo”, com mais de uma eliminação por semana.
O resultado deste modo ainda deve ser avaliado, mas pela reação do público parece que a novidade não deve se repetir nos próximos anos, uma vez que os espectadores simplesmente não conseguem se concentrar em todas essas pessoas.
Puxadinho
Além dos grupos Camarote (com artistas famosos e personalidades da internet) e Pipoca (com desconhecidos), entrou em cena o chamado Puxadinho. Neste terceiro grupo, no primeiro dia do programa, os integrantes apareciam apenas por trás de uma vitrine montada na área externa da casa e acabaram sendo escolhidos para entrar pelos integrantes do Pipoca e do Camarote.
Mais uma vez o resultado desta novidade ainda será avaliada, mas enquanto muitos programas do gênero acabam investindo em mais interação do público, permitindo com que eles tenham uma participação mais efetiva do que apenas em votar na pessoa que vai continuar no programa, o BBB vai na direção contrária e dá mais um poder para quem já está no jogo.
Discussões na Globoplay
Algo que faz com que o programa siga sendo considerado um sucesso é a repercussão que os acontecimentos e as falas dos participantes acabam tendo do lado de fora da casa. Mas, em um primeiro momento, os responsáveis por essa repercussão eram o público, através das redes sociais, sejam as pessoas “normais” que apenas acompanham o programa ou seja aqueles que “cobrem” profissionalmente o BBB.
Mas, neste ano, alguns programas oficias da Globo que repercutem os acontecimentos da casa acabaram assumindo um papel mais próximo do público e menos da produção do programa. Um exemplo é a forma como Thais Fersoza e Ed Gama, no “Bate-papo BBB” da Globoplay acabaram tratando acontecimentos como as falas machistas de participantes como Nizam e Maycon.
Gírias que deram o que falar
Algumas gírias que acabaram sendo utilizadas no programa também acabaram dando o que falar nesta edição de 2024. Palavras como “viado”, “molinho” (para se referir a pernas flácidas) e “tocar” (no sentido de “desenrolar um flerte” com alguém) levantaram discussões sobre em que contextos determinadas palavras podem ser utilizadas.