Globo enfrenta nova realidade após cortes de salários altos e demissão de veteranos. Você sabia?

Saiba tudo sobre as mudanças que a Globo vem promovendo em seu setor de jornalismo após a pandemia. Descubra como a emissora pretende manter seus lucros em alta em meio às demissões e cortes de salários altos.

Publicado em 14/04/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A Globo, o maior conglomerado de comunicação do Brasil, está passando por mudanças significativas em seu setor de jornalismo. Desde o início da pandemia, a empresa vem realizando cortes de gastos para manter seus lucros em alta.

Um dos reflexos dessas mudanças foi a saída de diversos profissionais renomados do jornalismo da emissora. Além disso, houve uma diminuição na produção de conteúdos jornalísticos em alguns horários e programas. Contudo, a empresa tem investido em tecnologia e inovação para se adaptar à era digital e ao comportamento do consumidor atual, que busca cada vez mais informação em plataformas online. Isso pode ser percebido através do lançamento do aplicativo GloboPlay e da criação do canal de notícias GloboNews, que vem ganhando destaque no meio jornalístico brasileiro. Ainda que as mudanças tragam alguns percalços, a Globo vem buscando manter sua relevância no segmento de comunicação e entretenimento.

Globo enfrenta nova realidade após cortes de salários altos e demissão de veteranos. Você sabia?

Demissões em massa

Recentemente, a Globo cortou 22 profissionais do núcleo de jornalismo, incluindo repórteres, diretores e editores. Além disso, a empresa acabou com a remuneração de pessoas premiadas dentro de seus cargos e outras posições importantes no canal. Nomes como Marcelo Canellas, Eduardo Tchao e Monica Sanches estão entre os que foram demitidos.

Anúncios

Essas demissões foram vistas como parte de uma estratégia de corte de custos adotada pela Rede Globo nos últimos anos. A empresa, assim como outras emissoras de televisão, vem enfrentando uma forte concorrência do streaming e das redes sociais, o que tem levado a uma queda na audiência e na receita publicitária. Sendo assim, a Rede Globo tem buscado reduzir seus gastos e reestruturar suas operações para se adaptar a esse novo cenário de mercado. No entanto, as demissões vêm causando preocupação entre os profissionais da área, que temem que a qualidade editorial da emissora seja comprometida com a redução do quadro de funcionários.

Novos rostos

A empresa em questão adotou uma estratégia promissora que envolve a priorização da exibição de rostos mais jovens em programas de variedades e telejornais. Conforme divulgado pelo site Notícias da TV (UOL), os primeiros cortes já foram realizados no Rio de Janeiro, e há previsão de que ocorram também em Brasília e São Paulo nos dias subsequentes. Esta tática tem como objetivo a renovação do quadro de apresentadores e jornalistas, bem como a captura do público mais jovem, tão valioso para a audiência e mercado publicitário.

GloboNews

Anúncios

Na Globonews, vertente da Globosat nos canais pagos, comentaristas e repórteres devem ser dispensados. Para a Globo, esses profissionais são considerados desnecessários em uma equipe já enxuta. Cadu Velloso, chefe do canal de notícias em São Paulo, também foi desligado de seu cargo.

Essas mudanças na equipe representam uma tendência crescente no setor de comunicação, que tem enfrentado grandes desafios financeiros. Com a popularização das plataformas digitais, muitas empresas têm migrado para o meio online, o que tem afetado significativamente as receitas dos meios de comunicação tradicionais, como televisão e jornais. Nesse sentido, muitas empresas têm adotado medidas de caráter estratégico para enfrentar esse cenário, o que inclui reduzir o quadro de funcionários e investir em novas tecnologias. Ainda assim, a decisão da Globo de dispensar comentaristas e repórteres de seu canal de notícias representa uma perda para o público, que agora tem menos especialistas e jornalistas para contar as histórias e análises do que acontece no mundo.

Mudança na produção de reportagens

Nos bastidores, outra mudança drástica foi em relação aos altos custos para produzir reportagens. Antes, uma matéria que necessitava de cinco pessoas para ser produzida agora é realizada com apenas duas que saibam manusear equipamentos de imagem e som.

Os altos custos também influenciaram no tipo de reportagens que são realizadas. Atualmente, as pautas precisam ser mais pensadas, estruturadas e ágeis, para que a equipe reduzida seja capaz de realizar um bom trabalho. A necessidade de adaptar-se às mudanças e de buscar novas soluções tecnológicas e estratégicas tem sido um desafio constante para as empresas de comunicação e para os jornalistas. Afinal, o desafio é manter o padrão de qualidade das informações, mesmo em um cenário de recursos limitados.

Impactos da pandemia

Ao realizar essas mudanças, a Globo procura manter suas finanças em ordem em meio à crise causada pela pandemia. Com a queda dos investimentos publicitários, a empresa precisa encontrar outras maneiras de se manter rentável. Apesar das demissões e cortes de salários altos, a emissora continua a produzir conteúdo de alta qualidade e a liderar a audiência brasileira.

A Globo está enfrentando uma nova realidade em um cenário de incertezas. As mudanças em seu setor de jornalismo são fundamentais para a empresa manter suas finanças em ordem sem comprometer a qualidade de seu conteúdo. É difícil saber como as demissões e cortes de salários altos serão benéficos a longo prazo para a empresa, mas é certo que a Globo está fazendo tudo o que pode para se adaptar aos novos tempos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.