Marrocos: 8 perguntas e respostas para quem está organizando sua viagem

Destino atrai muitos turistas, mas é preciso estar preparado para mudanças culturais importantes.

Publicado em 26/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Marrocos é um dos destinos turísticos mais desejados por pessoas do mundo inteiro, especialmente do Brasil. Existe todo um imaginário que as pessoas acabam tendo deste local, com suas paisagens lindas e misteriosas ao mesmo tempo. Mas, como está localizado no norte da África, em uma região onde existe uma confluência cultural muito grande, as diferenças de costumes podem ser bem gritantes especialmente em relação ao Brasil.

Marrocos: 8 perguntas e respostas para quem está organizando sua viagem

Para quem está pensando ou planejando uma viagem para o Marrocos, confira algumas perguntas e respostas que podem ajudar.

Viajar para o Marrocos é seguro?

A preocupação com a segurança acaba sendo uma das mais latentes para quem sai do Brasil e pretende viajar para o Marrocos. De uma forma geral, este destino pode ser considerado como relativamente seguro. Para as cidades maiores, é sempre importante contar com os serviços de um guia local, pois são locais que contam com regiões que são consideradas como mais perigosas.

Como é a comida no Marrocos?

Anúncios

Grande parte da comida consumida no país é feita dentro de tagines, que são tipos de panelas de barro. Destas panelas geralmente acabam saindo cozidos como cuscuz, vegetais e alguns tipos de carnes. Mas também é possível encontrar, com uma certa facilidade, algumas opções consideradas um pouco mais internacionais, como batata frita, espetinho, salada, frango com limão, etc. Já em termos de temperos, o cominho costuma ser um dos mais utilizados.

Quais são os idiomas falados no Marrocos?

Em termos de idiomas, é sempre importante que o turista internacional entenda como se dá a comunicação, mesmo que ele esteja preparado para utilizar os recursos tecnológicos que facilitam bastante as viagens neste aspecto. As línguas oficiais neste país são árabe e o berbere, a língua dos povos originais. Mas se a pessoa estiver em Marrakech, por exemplo, verá que muitos falam inglês.

Qual a moeda utilizada no Marrocos?

Anúncios

O câmbio também acaba sendo considerado como uma grande preocupação do turista que está saindo de um país e indo para o outro. No Marrocos, a moeda é o Dirham. Mas muitos locais aceitam Euro e dólar. Lembrando que, mesmo em 2024, existem diversos estabelecimentos que simplesmente não são aceitos cartões e nem outros métodos de pagamento e de transferência eletrônica. Para facilitar o câmbio no local, o mais recomendado acaba sendo realmente chegar ao país com Euro, que é uma moeda mais facilmente encontrada por aqui.

Viajar para o Marrocos é caro?

O custo da passagem aérea saindo do Brasil realmente não vai ser nada barata, até mesmo em virtude da distância. Mas, quando comparado com outros destinos e países que estão na volta e que geralmente acabam sendo considerados como turísticos, como os europeus, ele pode ser considerado até mesmo como um dos mais acessíveis.

Qual a melhor época do ano para visitar o Marrocos?

Para aquelas pessoas que estão preocupadas com um clima que vai permitir com que os turistas realmente consigam aproveitar grande parte do que este local oferece em termos de atrações turísticas, os períodos mais recomendados são o Outono, de setembro a novembro, e começo da Primavera, de março até a segunda semana de abril. Será um clima mais quente, mas nada desagradável que vai tornar os passeios maçantes. Os turistas também poderão conhecer as noites do deserto, que não serão tão frias.

Como obter o visto para entrar no Marrocos?

Não é necessário tirar um visto antecipado de entrada no Marrocos. Tudo o que o turista precisa fazer é preencher um formulário de turista e receber o carimbo do visto, que acaba sendo válido para 90 dias. Atualmente não é necessário apresentar nenhum certificado de vacinação e nem realistar testes de saúde, como o da Covid, para entrar no Marrocos.

Como é a conexão com a internet no Marrocos?

Uma outra grande preocupação que as pessoas acabam tendo nos dias de hoje para uma viagem internacional é a qualidade da conexão com a internet de uma forma geral. Ela é considerada como boa na grande maioria dos centros urbanos, e os turistas internacionais encontram chips virtuais que podem ser instalados no telefone e que entregam dados móveis por um determinado período, normalmente 10 dias.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.