Morre Tony Bennett aos 96 anos. Relembre principais momentos da carreira do cantor
Astro era considerado como uma lenda do jazz e da música mundial.
Foi confirmada nesta sexta-feira, dia 21 de julho, a morte de Tony Bennettt, considerado como uma das maiores lendas da música global, conseguindo ir muito além do jazz, que foi o estilo musical no qual ele realmente conseguiu se tornar uma lenda. A morte foi confirmada para o público pela publicitária Sylvia Weiner, que não divulgou a causa da morte, afirmando apenas que ela aconteceu na sua cidade natal, em Nova York.
"Tony nos deixou hoje, mas ainda outro dia ele estava cantando em seu piano, e sua última música foi 'Because of you', seu primeiro hit. Tony, por causa de você nós teremos suas músicas em nossos corações para sempre.” Esse foi o texto que foi postado nas redes sociais oficiais do cantor para confirmar a informação da sua morte.
Tony havia sido diagnosticado com a doença de Alzheimer em 2016. Mas, mesmo dando sinais de que a doença estava avançando com uma certa velocidade, o cantor continuou trabalhando. Sua última apresentação ao vivo foi no ano de 2021, quando o astro apareceu ao lado de Lady Gaga, no Radio City Music Hall, em Nova York, no show "One Last Time".
Carreira
O começo da carreira do astro foi nos anos de 1950, conseguindo se destacar especialmente pela sua voz forte e cheia de personalidade. Ele seguiu, ao longo das décadas, mantendo um estilo de canto muito próximo dos clássicos, conseguindo colocar nas paradas canções que nem sempre eram do estilo dominante do momento. Dentre os primeiros sucessos destaque para músicas como "Because of You", "Rags to Riches" e "The Good Life".
Mas o que realmente fez com que a lenda continuasse se tornando relevante no cenário musical foi sua capacidade não apenas de se adaptar mas também de reconhecer os novos sucessos que foram aparecendo no mundo da música ao longo das décadas. Suas parcerias com nomes do pop e do rock, por exemplo, se tornaram muito marcantes para o cenário musical de uma forma geral.
Em março de 2011, Bennettt gravou com Amy Winehouse o single "Body and soul" nos estúdios Abbey Road, em Londres. A parceria entrou no disco "Duets 2". Ele foi o último artista a trabalhar com Amy antes da sua morte prematura aos 27 anos.
Mas a parceria mais recente e que fez com que o nome de Tony Bennett se tornasse conhecido pelos mais jovens, foi com a cantora Lady Gaga, com a qual gravou dois discos e fez uma turnê considerada como de grande sucesso. O primeiro disco, que foi lançado no ano de 2014, acabou fazendo com que ele quebrasse o próprio recorde ao se tornar o artista mais velho a conseguir emplacar um disco no topo da Billboard 200.
Em 2021, Gaga falou sobre a parceria com Bennettt e o segundo convite que recebeu do cantor: "Sempre fico honrada em cantar com meu amigo Tony, então é claro que aceitei o convite".
Visitas ao Brasil
Tony esteve diversas vezes no Brasil com seus shows. No ano de 2009 o cantor concedeu uma entrevista ao Jô Soares, fazendo algumas revelações interessantes da sua relação com o Brasil. Não ocasião, ele afirmou que o seu cantor predileto era o brasileiro João Gilberto.
"Ele é meu cantor preferido. Quando me perguntam quem você gosta dos novatos, eu não me preocupo com idade... só se é bom ou não. O Joao Gilberto, pra mim, ele é meu cantor favorito. Eu o vi em um show ao ar livre na Itália. Ele canta tão suave e correto que podíamos até ouvir os grilos ali... No fim, foi aplaudido por dois minutos de pé. É um grande artista", declarou o cantor na ocasião.
Parceria com brasileiros
Tony fez diversas parcerias com artistas do mundo inteiro ao longo da sua carreira, incluindo brasileiros. Uma delas foi com a cantora Ana Carolina, com quem gravou o dueto "The Very Thought of You". Além disso, o cantor também gravou com outros nomes de peso da música nacional, como Roberto Carlos e Maria Gadú.