Os 6 melhores filmes baseados em desenhos animados de todos os tempos

Confira algumas das produções que conseguiram fazer a transição para as telonas.

Publicado em 01/09/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Adaptar um desenho animado para um filme lançado nos cinemas acaba sendo uma tarefa muito mais complexa e perigosa do que a grande maioria das pessoas acreditam. Afinal de contas, são mídias e públicos completamente diferente, e mesmo as crianças que vão para dentro de uma sala de cinema nem sempre conseguem aproveitar os desenhos que elas gostam de curtir no conforto das suas casas.

Os 6 melhores filmes baseados em desenhos animados de todos os tempos

Mas, mesmo diante de todos os riscos, a indústria do cinema, especialmente de Hollywood, acaba fazendo isso com uma grande frequência. Afinal de contas, um dos principais ativos do negócio do entretenimento é uma boa ideia, e quando ela acaba sendo validada para um desenho infantil de sucesso, por exemplo, a tendencia é de acreditar que isso vai acontecer em outras mídias também.

De uma forma geral, quando olhamos para os lançamentos de filmes baseados em desenhos animados, a grande maioria acaba se tornando um problema, tanto do ponto de vista da crítica como também do ponto de vista da bilheteria. Mas existem algumas boas exceções.

Anúncios

Confira os melhores filmes baseados em desenhos animados de todos os tempos. Lembrando que, desta lista, foram excluídos filmes de super-heróis e personagens que acabaram sendo adaptados de outras mídias, como quadrinhos e livros, mesmo tendo desenhos animados.

Os Flintstones: O Filme (1994)

Muitas pessoas podem olhar com um certo desdém para este filme que acabou se tornando um clássico da Sessão da Tarde. Mas o fato é que, mesmo com um roteiro que escorrega, o filme realmente conseguiu traduzir para o cinema o mundo pré-histórico da cidade de Bedrock. E boa parte da receita de sucesso foi em virtude do excelente trabalho de direção de arte. O filme também teve com ninguém menos que Steven Spielberg na produção.

As Aventuras de Paddington (2014)

Anúncios

Um excelente filme infantil que muitos adultos deveriam assistir. O personagem nasceu nos livres e ganhou uma série animada para televisão no ano de 1976, se tornando um dos mais importantes na cultura pop britânica. O filme consegue pegar bem o espírito das aventuras e apresentar um personagem muito interessante.

Scooby-Doo (2002)

Mesmo que nos dias de hoje as aventuras da turma de adolescentes e um cachorro investigando mistérios fajutos pareça não funcionar muito, é fato de que este se tornou um dos cachorros mais importantes do mundo pop. E o filme do ano de 2002 consegue levar boa parte do clima caótico apresentado na animação. E um dos segredos do filme é o roteiro, assinado por um certo senhor que estava começando sua carreira e que se chama James Gunn.

Tartarugas Ninjas (1990)

A decisão de fazer um filme com pessoas fantasiadas de tartarugas lutadoras gigantes em uma NY sombria parecia ser certeira para o fracasso. Mas o vídeo, dirigido por Steve Barron, é muito interessante, misturando o clima dos quadrinhos originais com o humor mais adolescente que se tornou conhecido do grande público através dos desenhos animados. Além disso, o filme mostra um certo grau de violência que pode ser considerado diferente do que vemos na maioria dos lançamentos deste segmento.

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada (1995)

Com efeitos especiais que podem ser considerados surpreendentes para o ano em que este filme foi lançado, e que, curiosamente, nos dias de hoje parecem ser melhores ainda diante de alguns lançamentos recentes do universo dos heróis, o filme conta com outros méritos. Foi o primeiro longa que teria um protagonista criado inteiramente como um efeito digital interagindo com o mundo e com pessoas reais. Além disso, a atriz que dividia o protagonista com o fantasminha era ninguém menos do que Christina Ricci, que ajudou bastante a deixar a história com algumas camadas adicionais.

Garfield: O Filme (2004)

Um dos gatos mais famosos do mundo do entretenimento também ganhou um filme no ano de 2004, com sua voz original sendo interpretada por ninguém menos que Bill Murray. O filme acaba se baseando muito mais na série animada que foi ao ar originalmente nos anos 1980 do que nas tiras em quadrinhos para os quais o gato foi criado de fato. No longa, Garfield precisa resgatar seu eterno amigo/inimigo Odie. Mesmo com um roteiro que apresenta uma trama bem inocente, o gato consegue conquistar no filme tanto quanto conseguiu nas outras mídias.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.